De acordo com Bill Gajda, director mundial de produtos móveis da multinacional Visa, tudo o que é aplicação móvel vai dominar a próxima década no que toca a meios de pagamento.
O director defende que fora dos EUA existe um imenso mercado a explorar, isto porque acredita que muitos clientes não tinham acesso à infraestrutura tradicional de pagamento e agora com o telemóvel é possivel chegar a imensos clientes. A Visa fala em 300 a 500 milhões de clientes.
Os meios de pagamento não param de evoluir. Começamos no dinheiro vivo com as moedas, depois as notas, de seguida o cheque, o qual motivou a desconfiança de muitos clientes, logo depois o cartão de crédito ou de débito, mais recentemente, o homebanking e agora temos o telemóvel.
Esta funcionalidade vai estar disponível nos iPhone e Smartphones e vai exigir software, mas não só, também o hardware desempenha o seu importante papel, com o cartão micro SD, que vai colocar a correr o software.
A ideia será colocar esta tecnologia a funcionar através de bluetooth ou NFC – Near Field Communication – um protocolo de frequências de rádio de curto alcance. Seja um ou outro, vai-se estabelecer a comunicação entre o dispositivo e o terminal de pagamento, que pode estar em lojas, serviços públicos, ou até em táxis.
Para já só está em fase de testes e prevê-se a sua implementação em finais de Setembro no Canadá e EUA.