Ekonomista
Ekonomista
21 Nov, 2022 - 07:26

Pode usar o e-mail do trabalho para fins pessoais? Veja a resposta

Ekonomista
Patrocinado por:

Um e-mail de trabalho pode ser usado para outros assuntos? Conheça as regras que deve cumprir e os limites que a empresa pode impor.

As regras de utilização do correio eletrónico para fins que não sejam estritamente profissionais podem ser definidas pela empresa e variar consoante os locais de trabalho.

No entanto, a entidade empregadora tem o dever de informar o trabalhador sobre essas regras, que devem constar do Regulamento Interno. Deve igualmente explicar qual o tipo de controlo efetuado e quais as sanções que aplica em caso de incumprimento.

De qualquer forma, e mesmo que o uso do email profissional para fins pessoais seja proibido, é importante ter em conta que o seu empregador não pode ler o conteúdo das suas mensagens. Por questões relacionadas com a confidencialidade, este acesso está vedado, mesmo em situações de férias, baixa médica ou para deteção de vírus informáticos.

A lei é bem clara neste aspeto. O direito à reserva da vida privada e familiar e o direito à proteção dos dados pessoais estão consagrados na Constituição Portuguesa e igualmente previstos no Código do Trabalho.

Ainda assim, para sua salvaguarda, se usa o e-mail da empresa para assuntos pessoais, o melhor será criar pastas próprias e devidamente identificadas para guardar este tipo de comunicações.

Para saber mais sobre as regras (e os limites) da utilização do e-mail profissional, leia este artigo do Saldo Positivo.

Os trabalhadores podem fazer uso pessoal do e-mail profissional?

O e-mail da empresa serve apenas para tratar de assuntos de trabalho? Ou pode usá-lo para trocar mensagens pessoais? Saiba o que pode e não pode (ou não deve) fazer neste artigo do Saldo Positivo.

Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.

O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.

Veja também