Miguel Pinto
Miguel Pinto
30 Out, 2025 - 16:00

O rugido do silêncio: Polestar 5 mostra-se em Portugal

Miguel Pinto

É um GT de quatro portas e pode chegar quase aos 900 cavalos. Venha conhecer o Polestar 5, que já está disponível em Portugal.

Polestar 5 traseira

A Polestar escolheu o Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico (SAHE), na Alfândega do Porto, para a primeira aparição pública do Polestar 5 em Portugal.

O evento marcou a estreia nacional do grand tourer elétrico de quatro portas, derivado do concept Precept, agora convertido em modelo de produção com alterações mínimas face ao protótipo que anunciava o rumo de design e tecnologia da marca sueca.

O Polestar 5 apresenta proporções assumidamente GT, com mais de cinco metros de comprimento e uma silhueta baixa e limpa, com frente curta, capot alongado e traseira Kamm para favorecer a aerodinâmica.

A assinatura luminosa dianteira em “lâmina dupla”, já conhecida nos últimos Polestar, integra tecnologia Pixel LED de série, enquanto a traseira recorre a uma barra de luz contínua com função aerodinâmica.

A superfície envidraçada é ampla e o teto panorâmico (com pouco mais de dois metros de comprimento) é o maior alguma vez montado num Polestar, solução que, a par do espelho digital e do “vidro traseiro virtual”, liberta espaço e luminosidade para quem viaja atrás.

Polestar 5: quatro lugares a sério

Por dentro, o 5 adota uma configuração 4+1 lugares, ou seja, é pensado como quatro lugares “a sério”, com a possibilidade de levantar o apoio central traseiro para acomodar um quinto ocupante.

Os bancos dianteiros foram desenvolvidos em colaboração com a Recaro, combinando ponto de anca baixo com apoio lateral vincado.

De série, vêm em MicroTech, com opção de couro Nappa Bridge of Weir (isento de crómio, com certificação de bem-estar animal) e funções de aquecimento, ventilação e massagem. Atrás, mantém-se o desenho Recaro, com reclinação individual.

polestar 5 na estrada
Polestar 5

Tecnologia de ponta

A interface digital assenta num ecrã central de 14,5 polegadas com Android Automotive OS e Google integrado (Assistant, Maps, Play), acompanhado por um painel do condutor de 9 polegadas montado na coluna de direção e um head-up display de 9,5 polegadas.

O áudio pode ser o Polestar High Performance (10 altifalantes) ou um sistema Bowers & Wilkins de 21 altifalantes, 1.680 W e tecnologia Tweeter-on-Top, combinado com cancelamento ativo de ruído de rolamento.

Os sistemas de assistência à condução exploram a “SmartZone” frontal que agrega sensores, radar e câmara, somando 11 câmaras, um radar de médio alcance, 12 ultrassons e câmara de monitorização do condutor, com Pilot Assist operacional até 150 km/h.

No plano estrutural, o Polestar 5 estreia a Polestar Performance Architecture (PPA), uma plataforma em alumínio colado e curado a quente, com elevada rigidez torcional e integração estrutural da bateria.

A suspensão dianteira é de duplo triângulo “close-coupled”, a direção coloca a cremalheira à frente do eixo para maior precisão e a travagem recorre a componentes Brembo de quatro pistões na dianteira, com discos ventilados de duas peças e massa otimizada.

As jantes variam entre 20 e 22 polegadas, consoante a versão, e os pneus Michelin foram desenvolvidos especificamente para o modelo.

interior do polestar 5
Polestar 5

Gama em Portugal: Dual Motor e Performance

O mercado nacional recebe duas variantes. O Polestar 5 Dual Motor debita 550 kW (748 cv) e 812 Nm, anuncia 0–100 km/h em 3,9 segundos e é limitado eletronicamente a 250 km/h.

O Polestar 5 Performance sobe a fasquia para 650 kW (884 cv) e 1.015 Nm, corta o 0–100 km/h em 3,2 s e mantém a mesma velocidade máxima.

Em ambos os casos, a tração é integral (motores síncronos de íman permanente à frente e atrás), com transmissão de velocidade única e gestão que permite desacoplar o motor traseiro para ganhos de eficiência em cruzeiro.

A bateria é comum às duas versões, com um pack NMC de 112 kWh (106 kWh úteis) fornecido pela SK On, numa arquitetura de 800 V que suporta carregamento rápido DC até 350 kW, com referência de 10–80 % em cerca de 22 minutos em condições ideais.

Em AC, o carregador de bordo é de 11 kW, com um tempo típico 0–100 % em torno de 11 horas numa wallbox compatível.

A autonomia WLTP indicada é de 670 km na versão Dual Motor e de 565 km na Performance, com consumos médios homologados de 17,6–18,3 kWh/100 km e 20,9 kWh/100 km, respetivamente (valores preliminares).

Comprimento e preços de respeito

As dimensões confirmam a presença em estrada. Falamos de 5.087 mm de comprimento, 3.054 mm de distância entre eixos, 1.425 mm de altura (1.419 mm no Performance) e 2.062 mm de largura com espelhos.

A bagageira traseira oferece 365 litros e o compartimento dianteiro acrescenta 62 litros, com possibilidade de rebatimento dos bancos, levando a capacidade para a casa dos 1.128 litros de carga.

No capítulo dos preços indicativos para Portugal, a marca sinaliza 122.600 € para o Polestar 5 Dual Motor e 146.400 € para o Polestar 5 Performance.

lateral do polestar 5
Polestar 5

Polestar 5: GT de referência

A estreia no SAHE do Porto reforça, assim, a presença da marca em Portugal e a ampliação de gama ao lado dos Polestar 2, 3 e 4, com o 5 a posicionar-se como GT de referência tecnológica e de performance, mas também como montra dos materiais e processos a que a Polestar tem recorrido para diminuir pegada de CO₂ ao longo do ciclo de vida do produto.

A combinação de plataforma em alumínio, arquitetura elétrica de 800 V, dupla oferta mecânica e um interior que mistura design escandinavo com pragmatismo “user-first” coloca o 5 numa zona particular do segmento, ou seja, menos SUV, mais estrada aberta; menos ostentação, mais engenharia.

Com as primeiras unidades já encomendáveis, o Polestar 5 entra oficialmente no radar dos elétricos de alta performance à venda em Portugal.

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