Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
21 Out, 2019 - 11:06

Pele perfeita: diga adeus aos poros dilatados com estas 5 dicas

Catarine Martins

Sabia que há alguns truques para disfarçar os poros dilatados e até diminui-los? Venha daí e diga olá a uma pele de sonho.

Mulher a lavar a cara

Quase todas as mulheres sonham com uma pele perfeita, sem imperfeições. E, se é certo que há vários cosméticos e produtos de maquilhagem que nos ajudam a criar o efeito de uma pele de sonho, também o é que os poros dilatados são um dos maiores inimigos de uma tez radiante.

Com efeito, os poros existem para levar a oleosidade à superfície da pele, o que é um processo natural e necessário para a nossa saúde.

Contudo, eles dilatam-se quando há um acúmulo de sebo ou de resíduos, uma vez que é esse o mecanismo utilizado pelo organismo para tentar expeli-los. Ou seja, na maior parte das vezes os poros dilatam devido a um acúmulo de resíduos indesejados na superfície da derme.

Consequentemente, as peles mistas a oleosas tendem a sofrer mais de poros dilatados, mas isso não significa que alguém com pele seca também não os possa ter. É apenas menos comum, uma vez que nas peles secas há uma menor produção de sebo.

Nesse sentido, a grande chave para conseguir uma pele homogénea sem poros dilatados é apostar no controlo da produção de sebo. E, há algumas dicas que vão ajudá-la a conseguir o que, à primeira vista, pode parecer uma missão impossível. Confira-as!

5 boas dicas para acabar com os poros dilatados

Mulher a fazer esfoliação da pele
A esfoliação é um dos tratamentos recomendados

1. Lave o rosto com água fria, sempre

Um dos passos essenciais para cuidar bem da pele do rosto e afinar o seu grão, dizendo adeus aos poros dilatados, é lavar o rosto (tanto de manhã como à noite) com água bem fria.

Isto porque, a água gelada ativa a circulação o que ajuda não só a fechar os poros, como também a deixar o rosto menos inchado. Por isso, esqueça a água morna para lavar a cara e aposte em água bem geladinha. Aliás, não é por acaso que algumas famosas e modelos, colocam gelo no rosto logo pela manhã.

Experimente e verá como ao fim de pouco tempo terá uma pele mais bonita e homogénea. Ao início pode até custar um pouco, mas assim que se tornar um hábito já não conseguirá é colocar água morna ou quente, no rosto.

2. Esfolie o rosto

São muitas as mulheres que, com a rotina do dia a dia, se esquecem de um dos passos mais importantes para uma pele perfeita: a esfoliação.

É que, a esfoliação não só remove as impurezas e os resíduos enquanto incentiva a renovação celular, como também afina o grão da pele, deixando-a mais preparada para receber a hidratação.

Assim, se sofre de poros dilatados e nem se lembra da última vez que fez uma esfoliação, saiba que tem que mudar isso já. E, nem um orçamento apertado é desculpa. Se não pode gastar dinheiro num esfoliante, faça um com açúcar e mel e esfolie a pele entre duas a três vezes por semana.

O resultado é uma pele mais bonita e bem cuidada, com muitos menos poros dilatados. Afinal, a limpeza do rosto é meio caminho andado para uma pele de sonho. Diga, portanto, adeus à preguiça e faça esfoliações faciais semanais.

3. Nunca durma maquilhada

Dormir maquilhada é um dos erros mais nocivos quando o objetivo é ter uma pele perfeita, sem poros dilatados.

É que, é quando dormimos que se dá uma renovação celular e, ao dormir maquilhada, os produtos que aplicou muito provavelmente vão acabar por entupir os poros, misturando-se com resíduos celulares o que vai culminar em pontos negros e, não raras vezes, borbulhas indesejadas.

Nesse sentido, a preguiça é mesmo uma grande inimiga da pele perfeita. Pelo que, se quer dizer adeus aos poros dilatados, limpe muito bem o rosto antes de dormir e não se esqueça de tonificar e hidratar.

Primers para a pele
Não perca Os 10 melhores primers para experimentar já

4. Use produtos específicos para o seu tipo de pele

Por falar em tonificar e hidratar, para conseguir diminuir a aparência dos poros e deixar a pele mais bonita e homogénea, é crucial que use produtos adequados ao seu tipo de pele.

Esqueça, por isso, as recomendações das amigas e compre aquilo que é perfeito para si e para a sua pele (nem todas temos a pele igual, mesmo que à primeira vista possa até parecer que sim).

Assim, se não sabe bem qual é o seu tipo de pele, vá até uma farmácia, parafarmácia ou perfumaria e peça um diagnóstico gratuito. Depois, é só começar a utilizar os produtos específicos para a sua pele e desfrutar de uma tez nova, cheia de viço, sem poros dilatados.

E, claro, já sabe: não salte nenhum passo na sua rotina de beleza, porque todos têm uma razão para existir.

5. Use sempre primer

Se sofre de poros dilatados e não dispensa maquilhagem, saiba que o primer é o seu melhor amigo e grande aliado para uma tez uniforme e radiante.

É que, é ele o responsável por criar uma fina película na pele que ajuda na ilusão de alisamento imediato, sem poros visíveis.

Aplique com as pontas dos dedos, sem esfregar, e verá como depois de aplicar a base, por cima, a pele parecerá muito mais bonita e perfeita.

Ou seja, este é um passo essencial para disfarçar a aparência dos poros dilatados e criar a ilusão da pele de sonho que, em breve, irá ter.

Com estes passos simples é muito fácil conseguir que os poros dilatados desapareçam do seu rosto. Aplique-os e verá a diferença, na pele.

Veja também