Segundo alguns dados do “Mobile Shopping, Banking and Payment Survey”, desenvolvido pela Nielsen, 96% dos portugueses têm um ou mais dispositivos móveis. Um número elevado que coloca Portugal entre os três países da União Europeia que maior uso dão a estes equipamentos.
No mesmo estudo podemos descobrir que 69% dos inquiridos valorizam a o facto de estarem contactáveis a qualquer momento e em qualquer lugar e que 65% afirmam que os dispositivos móveis vieram melhorar a sua qualidade de vida.
No entanto, as vantagens oferecidas pelos dispositivos móveis também trazem algumas adversidades. Cerca de 69% admitiu que as relações face-to-face estão a ser substituídas por relações “eletrónicas”. Para além disso, 67% admitiram sentir-se sobrecarregados pelo constante bombardeamento de informação e 55% acaba mesmo por valorizar os momentos em que não estão conectados.
O estudo da Nielsen revelou ainda que 82% dos portugueses recorre aos dispositivos móveis para aceder ao e-mail (+11% relativamente à média europeia), 78% para aceder às redes sociais (+16%) e 64% para procurar um produto ou serviço (+14%). Números esclarecedores e que demonstram como os portugueses são adeptos fervorosos de dispositivos móveis.
“Os portugueses são early adopters e adeptos das novidades, demonstrando uma taxa de penetração de aparelhos móveis acima da media europeia. No entanto, utilizam-nos sobretudo para consultar o email e as redes sociais. Relativamente às suas contas bancárias, os portugueses utilizam os dispositivos mobile principalmente para consultar o seu saldo ou os movimentos efetuados, mas apenas quatro em cada dez o fazem. E são muito menos aqueles que utilizam atualmente a aplicação do banco”, concluiu Gustavo Núñez, diretor-geral da Nielsen Iberia.
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