São cinco, mas podiam ser muitos mais. Os pôsteres de filmes são a primeira imagem que vemos, mesmo antes de assistir à película no cinema. Por essa razão, é tão importante a sua conceção, a escolha das cores, os tipos de letras… Ou seja, todo e qualquer elemento que nos conte uma história, chame a atenção, cative e desperte a curiosidade. Consegue lembrar de algum que marcou a sua relação com a sétima arte?
Convidamo-lo a analisar o nosso top 5 e a recordar cartazes eternos de filmes únicos. Afinal, o que seria de um filme deslumbrante sem um cartaz a condizer? Para quem é apreciador da sétima arte, fica a sugestão para imprimir um destes pôsteres e colocar numa bela moldura lá em casa.
5 dos pôsteres de filmes mais marcantes
1. E Tudo o Vento Levou (1939), Victor Fleming, George Cukor, Sam Wood
Scarlett O’Hara é uma jovem mimada que consegue tudo o que quer. No entanto, algo falta na sua vida: o amor de Ashley Wilkes, um nobre sulista que se casa com a sua prima Melanie. Tudo muda quando a Guerra Civil americana começa e Scarlett tem de lutar para sobreviver e manter a família.
Um clássico do cinema que prova que não é preciso um design contemporâneo para fazer um pôster intemporal, apaixonante e que nos remete pelos seus tons fulvos para o calor da paixão e para o fogo da guerra.
2. O Padrinho (1972), Francis Ford Coppola
Uma família mafiosa luta para estabelecer a supremacia na América do pós-guerra. Porém, uma tentativa de assassinato deixa Vito Corleone (Marlon Brando) incapacitado, forçando os seus filhos a assumirem os negócios da família.
O fundo negro dá o merecido destaque à figura central deste pôster: O Padrinho (The Godfather). A figura que segura um gato e nos transmite sentimentos ambíguos de temor, mas também de uma certa admiração. Se repararmos, as cores são muito poucas, sendo um cartaz quase a preto e branco. Por isso, ganha relevo a rosa vermelha que enverga na lapela e que está cheia de simbolismo.
3. Tubarão (1975), Steven Spielberg
Um terrível ataque a banhistas na praia da pequena cidade de Amity abre caminho para que um ictiologista (Richard Dreyfuss) e um pescador veterano (Robert Shaw) se atrevam a caçar o animal, autor desse ataque. Porém, a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.
Um pôster simples, mas com uma imagem forte, intensa e, claro, terrorífica. É o tubarão que surge das profundezas do mar e aterroriza qualquer um com a sua dentição mortífera. Um clássico do cinema, com um pôster à altura.
4. O Silêncio dos Inocentes (1991), Jonathan Demme
A agente do FBI, Clarice Starling (Jodie Foster), é responsável por encontrar um assassino cuja marca é arrancar a pele das suas vítimas. Para compreender o seu modo de pensar, ela entra em contacto com o perigoso psicopata Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), preso por canibalismo.
Poucos são os pôsteres cinematográficos que conseguem dizer tanto com tão pouco. Neste caso, a imagem que observamos é aflitiva e transmite-nos essa agonia através do olhar assustado e da boca escondida por detrás de um inseto. É o silêncio forçado de quem está inocente.
5. Beleza Americana (1999), Sam Mendes
Lester Burham (Kevin Spacey) está esgotado com o seu emprego e com a sua vida. É casado com Carolyn (Annette Bening) e pai da adolescente Jane (Tora Birch). Quando conhece a amiga da sua filha, Angela Hayes (Mena Suvari), fica encantado com a sua beleza e está disposto a dar uma reviravolta à sua vida.
O pôster capta o encantamento com a beleza delicada, inocente e quase ingénua de uma jovem que consegue, na sua simplicidade, captar a atenção de um homem mais velho que atravessa uma crise de meia-idade.
5 pôsteres de filmes que são belas obras gráficas
O que é que um cartaz de 1939 tem em comum com um cartaz de 1999? A mensagem bem ilustrada, com os elementos certos, dispostos da forma correta, nos tons e na proporção adequada. Se podíamos juntar a estes outros pôsteres de filmes? Sim, claro. E estes são os que entram para a nossa lista porque se destacam como belas peças gráficas. Mas claro, os filmes também não deixam de ser obras cinematográficas memoráveis:
E então, o que achou? Quais é que adicionava a esta lista?
Veja também: