Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
21 Jun, 2019 - 14:49

Como emitir recibo verde: passo a passo

Mónica Carvalho

Se está a emitir recibo verde pela primeira vez ou se acaba sempre por esquecer os passos, então, atente a este guia.

como emitir recibo verde

Na verdade, emitir recibo verde não é tão complicado como parece. Em primeiro lugar, dois pormenores importantes e sem os quais não o vai conseguir fazer: deve ter acesso ao Portal das Finanças e ter a atividade aberta.

Se ainda não tem os dados de acesso, então, poderá fazer o pedido online e, após alguns dias, receberá os dados na morada indicada. Depois poderá também entregar a declaração que lhe permite abrir a atividade online, como trabalhador independente.

Tudo o que precisa de saber para emitir recibo verde

Precisa apenas de alguns minutos para emitir recibo verde no Portal das Finanças. Siga as nossas indicações.

1. Aceder ao Portal das Finanças.

portal-financas-url

2. Clicar em “Aceder aos Serviços Tributários”.

finanças serviços tributários

3. Clicar em “Serviços”.

serviços portal finanças

4. Descer na página, até chegar à secção dos “Recibos verdes” e clicar em “Emitir”.

emitir recibo verde

5. Introduzir o número de contribuinte e a respetiva senha de acesso.

login-portal-financas

6. Clicar em “Emitir”.

recibo verde emitir

7. Clicar em “Fatura ou Fatura-Recibo”.

emitir fatura recibo

8. Escolher a data da emissão do recibo, bem como o tipo. Poderá escolher entre “Fatura” ou “Fatura-recibo”. A diferença reside no meio de pagamento. Deve emitir uma fatura quando o momento do recebimento for diferido, isto é, se acontecer depois da prestação do serviço. Deve escolher fatura-recibo quando o momento da prestação do serviço coincide com o momento do recebimento ou no caso de receber adiantamento por parte do cliente.

data e tipo de serviço

9. Os seus dados aparecem automaticamente preenchidos na secção “Transmitente de Bens ou do Prestador de Serviços”. Pelo que deve atentar ao campo “Adquirente de Bens ou de Serviços”, que deve preencher com os dados do cliente.

dados cliente recibo verde

10. No campo “Transmissão de Bens ou da Prestação de Serviços”, deve escolher o tipo de pagamento associado a este recibo, bem como escrever uma breve descrição do mesmo.

descrição serviço

11. Deve prestar muita atenção a estes campos, para não estar a emitir um recibo com informação errada. Escolha o regime de IVA em que se encontra inserido:

Em seguida, deve escolher a base de incidência em IRS:

  • Está isento, no caso de não ter ultrapassado o montante anual acumulado de 12.500€, pelo que deve escolher o campo “Dispensa de retenção – art. 101º-B, nº1, al. a) e b), do CIRS”;
  • Se não tiver dispensa de IRS, deve escolher a base de incidência a 100%;
  • Existem algumas situações especiais, como as categorias profissionais diferentes cuja base é 50%, assim como o caso de pessoas com incapacidade superior a 60%, que têm 25% de base de incidência.

Se estiver isento de retenção de IRS, o campo da Retenção na fonte fica automaticamente bloqueado. Caso contrário deverá escolher a taxa de retenção adequada, sendo que, habitualmente, o valor a reter é 25% para o contribuinte da Categoria B de IRS e no Regime Simplificado.

recibo verde iva irs

12. Colocar o valor base do serviço. Mediante as escolhas feitas no campo anterior, automaticamente irá aparecer o valor do IVA. Também não tem de se preocupar com o campo do Imposto de Selo, visto que deve ser preenchido apenas em caso de atos notariais, pelo que, normalmente, fica em branco.

valor recibo verde

13. Para finalizar, clicar em “Emitir” no topo direito da página. De seguida, poderá imprimir o recibo emitido, guardar ou até anular. A qualquer momento, poderá também cancelar este formulário para emitir recibo verde.

emitir recibo verde

Agora que já sabe como preencher recibos verdes, evite erros desnecessários e problemas com o Fisco.

Veja também