Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
06 Dez, 2019 - 10:46

Prémios de investigação: conheça entidades que premeiam inovação

Catarina Milheiro

Sabe em que consistem os prémios de investigação? Desde investigações científicas a culturais, as instituições que as incentivam e promovem são várias.

prémio de investigação

Existem algumas entidades que promovem investigações, sejam elas de cariz científico ou cultural, e que incentivam e premeiam a inovação através de prémios de investigação.

Se este é um assunto que desperta o seu interesse, fique connosco e conheça algumas instituições e os respetivos prémios de investigação. Saiba quem se pode candidatar, quais são os requisitos e as bolsas disponíveis.

ALGUMAS ENTIDADES QUE ATRIBUEM PRÉMIOS DE INVESTIGAÇÃO

Todos sabemos que existem pessoas, estejam elas inseridas no mercado de trabalho ou ainda a terminarem os seus estudos, que atuam na área da investigação. Aliás, muitas delas optam por dedicar toda a sua carreira à realização de investigações científicas, culturais, etc.

Para que estes investigadores consigam ver o seu trabalho devidamente valorizado e credibilizado pela sociedade em geral, existem algumas entidades que promovem investigações e que atribuem prémios de investigação.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) apoia vários prémios na área da ciência e tecnologia. Conheça alguns.

investigadora

Prémio de Investigação FCT Santander Universidades para Jovens Docentes e Investigadores

Um dos prémios de investigação apoiado pela FCT é o Prémio de Investigação FCT Santander Universidades para Jovens Docentes e Investigadores, que foi criado com o objetivo de promover a investigação sobre os processos de ensino/aprendizagem das mais diversas matérias científicas e tecnológicas.

Trata-se de um prémio que é atribuído anualmente e que se destina a docentes e investigadores do ensino superior, em Portugal, que tenham obtido o doutoramento há menos de 10 anos até à data de abertura do concurso.

Este prémio inclui ainda a concessão de uma Bolsa de Investigação para a integração de um investigador na equipa do premiado, acrescida de subsídio no montante de 15.000 euros.

Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência

Em novembro de 2003, foi celebrado o Protocolo entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a L’Oréal Portugal e a Comissão Nacional da UNESCO. Na sua sequência foi aberto um concurso para atribuição de quatro Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência.

Estas Medalhas de Honra L’Oréal Portugal, são destinadas à realização de estudos avançados de investigação científica, ao nível de pós-doutoramento, em instituições portuguesas com mérito reconhecido ou em universidades nas áreas de Ciências, Engenharias e Tecnologias para a Saúde ou para o Ambiente.

Está curioso sobre os requisitos? Pois bem, todas as doutoradas que tenham obtido o grau de doutoramento há menos de 5 anos até à data de abertura do concurso e que não completem, até ao final do ano em curso, mais de 35 anos, podem candidatar-se.

As candidatas têm de apresentar as suas candidaturas contendo propostas originais de investigação científica, sendo que existem períodos exatos para o fazer.

Para que consiga ter uma noção, além das propostas totalmente originais de investigação científica, as candidatas devem ainda submeter os dados pedidos, incluindo documentos como:

  • Curriculum Vitae com lista detalhada de publicações científicas;
  • Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade;
  • Certificado de doutoramento;
  • Carta de recomendação do orientador científico.

Prémios Maratona da Saúde 2019 – Investigação em Cancro

Através da edição de 2019, a FCT e a Maratona da Saúde Associação (MdS) pretendem apoiar a Investigação em Cancro. 

Para a atribuição destes prémios, serão distinguidos os 2 melhores projetos de investigação científica na área do Cancro, a serem desenvolvidos em Portugal.

Existem 2 categorias, a júnior e a sénior, e ao melhor projeto apresentado em cada uma delas será atribuído o montante unitário de 20.000 euros para um período máximo de 2 anos (com início entre maio e outubro de 2020).

Quem se pode candidatar? Podem concorrer médicos e/ou investigadores, portugueses ou estrangeiros, que tenham completado o doutoramento há menos de dez anos (na categoria júnior) ou mais de dez anos (na categoria sénior) à data de abertura do concurso.

E QUE OUTROS PRÉMIOS EXISTEM PARA ALÉM DOS QUE SÃO APOIADOS PELA FCT?

laboratório de química

Prémios Pfizer

Sediada nos Estados Unidos, a Pfizer “existe desde o primeiro momento para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas em todas as fases da vida.”

A Pfizer acredita que para que sejam desenvolvidas novas terapêuticas que contribuam para melhorar o bem-estar e a saúde das pessoas, o conhecimento e a investigação são imprescindíveis.

Por isso mesmo, os Prémios de Investigação Pfizer resultam de uma parceria entre a Pfizer e a Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa, com o objetivo de contribuir para a dinamização da investigação em ciências da Saúde em Portugal.

A abertura do concurso para os Prémios Pfizer de Investigação é anunciada anualmente durante os meses de abril a junho de cada ano, sendo que já se conhecem os vencedores da edição de 2019 – o Prémio de Investigação Clínica foi entregue a Guadalupe Cabral & equipa e o Prémio de Investigação Básica a João Peça & equipa.

Prémio de Excelência na Investigação Científica da Universidade do Porto

Criado em 2018 pela Universidade do Porto, o Prémio de Excelência na Investigação Científica visa reconhecer e estimular a participação dos docentes e investigadores da U.Porto em projetos de investigação científica que se distingam pelo seu grau de excelência e impacto.

Além disso, com este tipo de iniciativa pretende-se também contribuir para o segundo pilar definido no Plano Estratégico 2020 da Universidade do Porto: “Afirmar a U.Porto como uma Universidade de Investigação de nível internacional”.

A quem pode ser atribuído este prémio? O Prémio é atribuído a um docente ou investigador da U.Porto, ou a um grupo de docentes/investigadores que estejam constituídos como uma equipa e que se distingam pela excelência da sua investigação e produção científicas.

A edição 2019 do Prémio de Excelência na Investigação Científica premiará o/a vencedor/a com um prémio de 5.000 euros, sendo que as candidaturas para esta edição já se encontram encerradas.

Veja também