Está a pensar em mudar a sua vida profissional, mas tem medo do que possa vir a correr mal? Elaboramos uma lista com os prós e contras de mudar de emprego, para que se sinta mais seguro no momento da tomada de decisão.
Sabemos que nunca é fácil sair do nosso local de trabalho atual para outro completamente desconhecido. No fundo, mudar de emprego é significado de uma grande mudança da nossa vida e das rotinas que levamos diariamente.
Sobre a mudança de emprego
Mudar de emprego é algo que já ponderou fazer? A certa altura nas nossas vidas, esta mudança acaba por ser inevitável, ou porque sentimos a necessidade de crescer a nível profissional, ou porque simplesmente a determinada altura não nos sentimos satisfeitos com o nosso trabalho.
Além desses fatores, a mudança de emprego pode também surgir quando recebemos alguma proposta com melhores condições de trabalho, ou, até mesmo, quando sentimos uma grande necessidade de alterar as nossas rotinas e abraçar novos desafios.
O que acontece em muitos dos casos, é o facto de, apesar de termos vontade de mudar de emprego, sentirmos alguma resistência que nos faz refletir bastante sobre a nossa decisão.
O que é completamente natural. Afinal, cada um de nós vai ganhando as suas rotinas de trabalho e quando, por algum motivo, essas rotinas são alteradas a tendência é para nos sentirmos um pouco assustados perante a mudança.
A verdade é uma só: ninguém gosta de sair da zona de conforto, e é por isso essencial que observemos a mudança como algo positivo nas nossas vidas.
Ainda assim, antes de tomar uma decisão importa avaliar todos os benefícios, bem como aspetos menos positivos que a mudança lhe pode trazer. Pode mesmo fazer a sua própria lista com os prós e os contras de mudar emprego para que se sinta totalmente seguro, no momento de decidir. De seguida damos-lhe alguns motivos de reflexão.
4 motivos para mudar de emprego

1. Abraçar novos desafios
O sentimento de realização pessoal é algo que todos nós ambicionamos atingir a dada altura nas nossas vidas.
Para muitas pessoas, é essencial sentirem-se constantemente estimuladas e desafiadas criativamente e é, muitas vezes, nesta mudança de emprego que conseguem visualizar a resposta para essas necessidades.
2. Acesso a novas experiências e competências profissionais
Esta é uma das grandes vantagens da mudança de emprego. É normal que sinta uma enorme necessidade de estar constantemente atualizado sobre as últimas tendências do mercado em que se encontra a trabalhar. Por esse mesmo motivo, os profissionais aumentam o seu leque de competências, o que acaba por fazer com que tenham acesso a novas experiências e permitir assim um crescimento profissional.
Nunca se esqueça que os novos desafios profissionais que o fazem sentir mais estimulado a nível criativo podem muitas vezes ser a chave para a sua felicidade no trabalho.
3. Melhores condições
Todos nós sabemos que o dinheiro não é tudo, mas se conseguirmos juntar um bom salário a um trabalho que realmente gostamos de desenvolver, certamente que a satisfação será maior.
Além disso existem outras condições e benefícios como horários flexíveis, acesso a ginásios, seguros de saúde, acesso a formação na sua área ou creches/vales de educação, que podem ser aspetos com bastante relevância na hora de decidir mudar de emprego.
4. Oportunidade de mudança para uma área diferente
A dada altura da nossa vida pode existir uma necessidade de mudança de área de trabalho. Isto é, se sentir que precisa de mudar para uma área um pouco diferente e mais do seu agrado, então a mudança de emprego pode trazer esta vantagem.
4 motivos para não mudar de emprego

1. Recomeçar do zero num ambiente totalmente novo
Recomeçar do zero pode ser uma desvantagem da mudança de emprego e, provavelmente, será o aspeto que o faz sentir mais reticente e assustado.
Começar a trabalhar num local novo implica ter de conhecer os novos colegas, aperceber-se dos métodos de trabalho da empresa e ainda adaptar-se ao ambiente de trabalho.
2. Enfrentar um futuro desconhecido
Ninguém gosta de enfrentar o desconhecido e a verdade é que mudar de emprego implica arriscar um pouco a sua vida profissional e económica. O desemprego, por exemplo, pode ser uma preocupação para muitos.
3. Perda de benefícios e reputação adquiridos e reconhecidos no emprego anterior
Quando mudamos de emprego, pode haver a sensação de desvalorização por parte dos profissionais com quem lidamos diariamente no novo emprego.
Muitas vezes, a reputação e os benefícios já adquiridos no emprego anterior podem mesmo ser completamente desvalorizados por aqueles que ainda não conhecem o nosso valor.
4. Falta de estabilidade económica
É extremamente importante que considere todos os custos associados à mudança que está prestes a abraçar no seu futuro, para perceber se se trata de uma mudança viável ou não e de que forma essa alteração irá afetar a sua vida financeira.
Não faça da sua decisão um bicho de sete cabeças. Mantenha a calma e foque toda a sua atenção nos prós e contras de mudar de emprego. Deixe que a euforia inicial passe, para que consiga observar e registar atentamente todas as vantagens e desvantagens da mudança, a fim de tomar a decisão certa para o seu futuro.
Veja também:
- 6 dicas para mudar de carreira
- Emails de trabalho a mais? Aprenda 7 dicas para manter o controlo
- Cansado de sentir culpa por trabalhar em casa? Veja 3 dicas úteis
- Vantagens e desvantagens de trabalhar em equipa
- Bem-estar no trabalho: 10 exercícios para fazer no escritório