Share the post "11 coisas que não deve fazer quando for convidado para jantar em casa de alguém"
Tome nota de tudo o que não deve fazer quando for convidado para jantar e torne-se no convidado perfeito que qualquer anfitrião gostaria de ter. Garanta mais e mais convites, assumindo uma postura educada, cordial e absolutamente respeitosa para com o anfitrião.
Saiba como estar e como proceder em qualquer ocasião, começando por aprender tudo o que não deve fazer quando for convidado para jantar. Atente nas nossas 11 lições.
Foi convidado para jantar? Saiba o que não deve fazer
1. Não chegar à hora marcada
Chegar cedo demais pode interferir nos planos do anfitrião que deve ainda estar a preparar a casa e a tratar de ultimar todos os preparativos. Da mesma forma, chegar tarde pode fazer com que tudo se atrase, a refeição esfrie e os planos do anfitrião fiquem arruinados. Caso haja algum imprevisto, deve logo informar quem o convidou e decidirem a melhor forma de proceder, caso não conseguisse cumprir a hora combinada.
2. Não perguntar se pode entrar
Antes de entrar dentro da casa, deve pedir licença e, caso veja muitos sapatos alinhados à entrada, perguntar se o anfitrião prefere que se descalce e não entre de sapatos casa adentro. Mesmo que essa não seja uma regra da casa, deve sugeri-lo caso tenha sujado os sapatos ou veja que pode danificar o chão ou a tapeçaria da casa.
3. Não oferecer nada
Fica sempre bem levar algo ao anfitrião, como forma de agradecer o convite. Pode ser algo para apreciarem durante a refeição, como uma garrafa de vinho ou uma sobremesa – que pode, aliás, ter sido feita por si. Ou, ainda, uma outra lembrança, como um ramo de flores ou algo que embeleze a casa.

4. Sentar-se, sem perguntar qual o seu lugar na mesa
Mesmo que a mesa não ostente lugares marcados, deve esperar que o anfitrião indique onde se deve sentar ou que dê liberdade aos convidados para se sentarem onde quiserem. Nunca deve partir dos convidados a decisão do lugar à mesa.
5. Devorar a comida
Mesmo que esteja com fome e os petiscos estejam apetitosos, não deve comer sofregamente, nem servir-se antes dos outros. Procure ir comendo com calma, enquanto conversa e, claro, elogia os dotes do cozinheiro e a bela escolha daqueles pratos.
6. Não fazer a cama
Se a casa onde for jantar estiver longe do seu local de residência e o convidarem a pernoitar, deve seguir algumas boas práticas. Na manhã seguinte, por exemplo, deve fazer a cama, além de garantir que o quarto fica exatamente como o encontrou.
7. Invadir a privacidade
Circule pela casa, apenas nas divisões onde estão pessoas e são tidas como sociais, caso da cozinha e da sala, ou espaço a que precise de ir, como o WC. Não deve entrar nos quartos, escritório ou demais ambientes, sem premissão do anfitrião. Da mesma forma, não deve abrir armários, frigoríficos, nem mexer ou servir-se de alguma coisa sem pedir licença, mesmo que pernoite na casa.
8. Não manter o espaço limpo
Sempre que necessite de ir ao WC, deve dar conhecimento ao anfitrião e garantir que o deixa 100% limpo. Nunca se esqueça de puxar a descarga do autoclismo e fechar a tampa da sanita.
9. Não ajudar o anfitrião
Jantar em casa de alguém não é o mesmo que ir a um restaurante. Por isso, deve mostrar-se disponível para ajudar se necessário, retirando as loiças da mesa ou preparando algo, por exemplo. No entanto, deve sempre perguntar ao anfitrião se deseja essa ajuda e não insistir no caso de ele responder negativamente.

10. Não avisar acerca das restrições alimentares
Logo assim que recebe o convite para jantar, deve informar sobre alimentos que não come, seja por ser alérgico, não gostar ou, simplesmente, irem contra o seu estilo de vida. Isso evita constrangimentos na hora de jantar e garante que aquilo que o anfitrião cozinhou com tanto carinho, será apreciado por todos os convivas.
11. Ser anti-social
Um jantar em casa de alguém é, acima de tudo, pretexto para um convívio. Portanto, esforce-se em conviver, falar e partilhar histórias, não se deixando ficar num canto, agarrado à televisão ou ao telemóvel.
Se evitar estes 11 pontos, certamente que não lhe vão faltar convites para ir comer à casa de amigos. Assimile o que não deve fazer quando for convidado para jantar e proceda, precisamente, da forma contrária.
Não importa se vai a casa de um familiar, de um amigo ou, até, de um colega de trabalho. O respeito por um espaço tão íntimo como a casa de cada um deve ser tido em conta e, por isso, deve sempre lembrar-se de tudo o que não deve fazer quando for convidado para jantar e procurar nunca cometer estes erros ou indelicadezas que podem cair mal e ser fatais.