ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Olga Teixeira
Olga Teixeira
01 Jun, 2020 - 12:37

Quais são as novas regras para ir ao ginásio?

Olga Teixeira

Ir ao ginásio volta a ser possível, mas há um conjunto de regras a respeitar para manter a higiene e distanciamento. Saiba quais são.

homem a pegar em haltere no regresso ao ginásio com novas regras

A partir de 1 de junho já é possível ir ao ginásio, mas ainda com algumas limitações para manter o distanciamento, reforçar a higienização e diminuir o risco de contágio pela COVID-19. Encerrados desde meados de março, os ginásios voltam agora a abrir portas, mas com algumas novidades.

Os ginásios não estavam incluídos no calendário de desconfinamento inicialmente divulgado pelo Governo. No entanto, acabaram por integrar a nova fase de reabertura, que inclui também, por exemplo centros comerciais e creches.

De acordo com dados da Associação de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP), mais de metade dos ginásios sofreu, durante a paragem, uma quebra de faturação superior a 75 por cento. Entre os associados da AGAP, cerca de 85 por cento recorreram ao lay-off durante este período.

As questões relacionadas com a segurança e higiene foram debatidas durante semanas entre a DGS e representantes do setor. O compromisso alcançado entre as duas partes permite a reabertura a 1 de junho, mas com limitações.

As regras da DGS para ir ao ginásio

Entre as regras para a reabertura dos ginásios estão, por exemplo, a obrigatoriedade de planos de contingência e de fornecimento de materiais de proteção individual para os colaboradores.

Já em relação aos utentes, e além das regras já habituais noutros espaços públicos, há um conjunto de normas específicas para espaços bastante frequentados e onde a proximidade entre pessoas é grande.

Veja, então, como será ir ao ginásio durante os próximos tempos.

ir ao ginásio

Vou ter de levar gel desinfetante no saco do ginásio?

Uma das regras para a reabertura dos ginásios passa pela colocação de soluções para desinfetar as mãos em locais estratégicos. Por exemplo, junto às receções, entradas e saídas de casas de banho e espaços de atividade física ou lazer. Isto é, salas para aulas em grupo, salas com equipamentos e máquinas, piscinas e similares.

Os utilizadores e funcionários devem desinfetar as mãos à entrada e saída destes espaços de uso comum.

O distanciamento também se aplica nos ginásios?

Esta terá sido uma das condições essenciais para a reabertura dos ginásios. Tem de ser garantido o distanciamento físico mínimo de dois metros entre pessoas na receção, bar/cafetaria, espaços de circulação, etc.

Durante a prática de exercício físico essa distância aumenta para três metros.

Como posso calcular a distância?

A DGS recomenda que seja feita uma marcação – por exemplo no chão – para garantir o distanciamento.

Nas salas com máquinas, e para que essa distância seja respeitada, podem ser retirados ou vedados equipamentos.

Posso continuar a treinar com o meu PT?

Pode treinar, mas não é permitido o contato físico quer entre técnicos, funcionários e praticantes, quer entre os praticantes. A única exceção são situações de emergência.

Também vai existir um limite à lotação? Como vão ser as aulas de grupo?

A recomendação é para que as aulas de grupo sejam feitas através de marcação online. Por isso, se está a pensar ir ao ginásio, marque antes.

Deve ser garantido que a lotação máxima é reduzida, de forma a que seja mantida a distância de três metros entre os presentes.

Essa distância deve ter em conta a movimentação das pessoas em função da modalidade, adaptando-a. Por exemplo, a movimentação numa aula de Pilates é diferente da que ocorre nas artes marciais.

É também desaconselhada a utilização de equipamentos com materiais porosos, como colchões.

Há regras diferentes para grupos de risco?

As recomendações são para que grávidas, idosos, ou pessoas com doenças crónicas não retomem, para já, as sessões de grupo.

Tenho de usar máscara quando estiver no ginásio?

O uso de máscara é obrigatório apenas para os funcionários. Não terá de a usar durante as aulas ou sessões de treino. No entanto, tem de levar máscara e colocá-la ao entrar e sair do ginásio.

Como é feita a limpeza dos espaços entre sessões?

Deve existir, entre cada sessão de grupo, um intervalo que permita arejar e ventilar os espaços durante pelo menos 20 minutos. Os equipamentos devem ser higienizados entre cada sessão.

Posso tomar banho quando acabar o meu treino?

Desde o dia 13 de junho que já é possível, desde que sejam respeitadas as regras de distanciamento entre os chuveiros. A DGS estipula também que devem ser asseguradas as condições de higienização, limpeza e desinfeção.

Na fase inicial, uma das regras para a reabertura foi a interdição do uso dos balneários. Durante esta fase só era permitido o acesso aos cacifos e às instalações sanitárias.

Posso fazer um banho turco?

Para já não. As saunas, banhos turcos, solários, hidromassagem/jacuzzi e equipamentos similares estão fechados até indicação contrária.

E na zona das piscinas? Quais os cuidados a ter?

É obrigatório higienizar as mãos na entrada do cais da piscina.

Os utilizadores devem usar óculos de natação na piscina e na área circundante, para que evitem tocar nos olhos.

O meu ginásio vai ter aulas ao ar livre. Quais são as regras?

São bastante semelhantes às sessões indoor. Ou seja, há que manter uma distância de pelo menos três metros entre praticantes. Devem ter lugar em locais com pouca
movimentação de pessoas.

Veja também