Share the post "Conduzimos o Renault 4 Elétrico: os ícones não envelhecem, evoluem"
Há nomes que fazem eco na memória colectiva do automobilismo europeu e o mítico “Quatrelle” é, sem dúvida, um deles. Quase seis décadas após o seu lançamento original, e mais de oito milhões (!!!) de unidades vendidas, regressa como Renault 4 Elétrico, mas com um coração que pulsa ao ritmo do futuro. Silencioso e eficiente.
Pelos lados da Ericeira, onde as ondas embalam os surfistas e as ventanias fustigam as arribas, sentamo-nos ao volante deste Renault 4 Elétrico e ficámos a conhecer uma proposta que combina nostalgia com inovação de forma surpreendentemente convincente.
Mantém muitas semelhanças com a silhueta inconfundível do modelo original, mas revista sob a lente da modernidade.
O design recupera as linhas verticais do capô, os faróis redondos e a grelha simplificada (agora com uma faixa luminosa LED a unir os dois extremos), mas a carroçaria apresenta proporções ligeiramente mais robustas e musculadas, numa clara homenagem retro-futurista.
Renault 4 Elétrico: mais do que simples nostalgia
Construído sobre a plataforma AmpR Small (a mesma que sustenta o Renault 5 E-Tech) o novo Renault 4 Elétrico não é apenas um exercício de nostalgia.
Com 4,14 metros de comprimento e uma distância ao solo de 18,1 cm, posiciona-se no topo do segmento B, pronto tanto para as ruas da cidade como para incursões em terrenos menos ortodoxos, sobretudo na versão equipada com o sistema Extended Grip.
O design reinventa traços clássicos, como a grelha iluminada numa peça única ou os faróis em cápsula vertical, e uma silhueta musculada, sendo que o 4 E-Tech funde passado e futuro.
As versões Jogging, Sixties e Parisienne prestam tributo a edições históricas com jantes específicas de 18 polegadas, agora em liga leve com cortes diamantados.

Elétrico com espírito prático
Longe da estética minimalista de muitos concorrentes, o habitáculo do Renault 4 Elétrico prima por uma abordagem acolhedora e funcional.
Há espaço real para cinco adultos, 23,3 litros de arrumação útil e uma bagageira de 420 litros (expansível até 1405 litros com os bancos rebatidos), com acesso facilitado por uma soleira a apenas 61 cm do solo, a mais baixa do segmento.
O banco do passageiro rebatível é uma estreia na gama elétrica da Renault e permite carregar objetos até 2,20 metros de comprimento. Mais versátil? Difícil.
Disponível com dois conjuntos motopropulsores, o Renault 4 E-Tech oferece uma versão de entrada com motor de 90 kW (120 cv) e bateria de 40 kWh (autonomia WLTP de 308 km) e uma variante mais apetrechada com motor de 110 kW (150 cv) e bateria de 52 kWh, que alcança os 409 km em ciclo combinado.
Acelera dos 0 aos 100 km/h em 8,2 segundos e oferece modos de regeneração de energia ajustáveis através das patilhas no volante. A função One Pedal (presente a partir da versão Techno) permite condução quase exclusivamente com o acelerador, maximizando o conforto urbano.
O carregamento é igualmente competente: 11 kW em corrente alternada (AC) e até 100 kW em corrente contínua (DC), permitindo recarregar de 15% a 80% em apenas 30 minutos.

Conforto e tecnologia ao estilo premium
Graças à suspensão traseira multibraços (rara no segmento) e ao isolamento acústico de alto nível, o conforto a bordo surpreende. O ecrã OpenR de 10” (com Google integrado), o avatar Reno com inteligência artificial e o sistema áudio premium Harman Kardon (opcional) elevam a experiência a bordo.
A integração com a app My Renault permite controlar remotamente a climatização, o carregamento e até partilhar a chave digital.
E porque a segurança é prioridade, o 4 Elétrico exibe um arsenal completo de features de assistência à condução (ADAS), incluindo condução autónoma de Nível 2 (Active Driver Assist), alerta de tráfego cruzado, travagem pós-impacto e monitorização ativa de estilo de condução (Safety Score e Coach).
Renault 4 Elétrico: reencontro com o futuro
Mais do que uma evocação de um clássico, este é um exercício bem-sucedido de design, engenharia e propósito.
No contacto que o Ekonomista teve com o Renault 4 Elétrico, confirmou-se aquela que era um impressão que já bailava no ar desde a primeira apresentação deste novo modelo.
Trata-se de um automóvel que abraça o passado com autenticidade e o futuro com pragmatismo. Não é apenas um citadino elétrico. É um companheiro multifacetado, concebido para a vida real. Um verdadeiro “blue jean” moderno, prático, resistente e sempre na moda.
Os preços começam nos 29.500€ (na versão Evolution, com 120cv e uma bateria de 40 kWh) e as encomendas já estão abertas. É caro? Não, é bom. E isso também se paga (para além da absurda fiscalidade automóvel em Portugal, mas isso são contas para outro rosário).