Miguel Pinto
Miguel Pinto
02 Fev, 2026 - 15:00

SATA reforça ligações com os Açores após abandono da Ryanair

Miguel Pinto

Se está a pensar marcar uma viagem até aos Açores, a SATA vai reforçar a operação entre o Porto e o arquipélago. São mais 60 voos.

SATA com mais voos para os açores

A companhia aérea SATA anunciou um importante reforço nas ligações entre o Porto e o arquipélago dos Açores para a temporada de verão IATA 2026, que decorre entre 29 de março e 31 de outubro.

Esta decisão estratégica (que surge depois da companhia Ryanair anunciar o fim da operação dos Açores a partir de março deste ano) traduz-se num aumento significativo da conectividade entre o continente e as ilhas, respondendo à crescente procura dos passageiros.

O plano de voos apresentado pelo Grupo SATA prevê o reforço de três frequências semanais na ligação Porto-Ponta Delgada, uma das rotas domésticas mais procuradas pela companhia.

Este aumento surge após a análise do elevado nível de ocupação registado em 2025, refletindo o crescente interesse dos viajantes do Norte de Portugal pelos Açores.

A rota Porto-Ponta Delgada destaca-se como uma das principais apostas da SATA para o mercado doméstico, juntamente com as ligações Lisboa-Ponta Delgada (com mais uma frequência) e Lisboa-Terceira (reforçada com duas frequências adicionais).

800 voos semanais com origem ou destino nos Açores

No seu conjunto, a Azores Airlines e a SATA Air Açores vão assegurar mais de 800 voos semanais com origem ou destino no arquipélago dos Açores durante o período de verão.

Segundo Tiago Santos, presidente da SATA Holding, “a operação para o verão de 2026 reflete um compromisso inabalável com os Açores e com a sua diáspora”.

O responsável sublinha que o reforço das ligações domésticas visa “servir os açorianos e garantir a acessibilidade e a mobilidade no arquipélago”.

Azores Airlines: aposta no mercado doméstico

A Azores Airlines, uma das companhias do Grupo SATA, vai operar cerca de 270 voos semanais de e para os Açores entre 29 de março e 31 de outubro, numa rede de 20 rotas operadas com uma frota de nove aeronaves.

O dado mais relevante é que aproximadamente 75% da capacidade total será dedicada ao mercado doméstico.

A companhia mantém-se como a única transportadora a ligar diretamente Lisboa, Porto e Faro aos Açores, um papel fundamental para a conectividade da região com o continente português.

Grupo SATA: rotas descontinuadas e nova estratégia

avião da SATA

Para concentrar recursos nas rotas mais procuradas, o Grupo SATA decidiu não retomar algumas ligações que registaram menor desempenho

As rotas Ponta Delgada-Milão e Ponta Delgada-Bilbau não serão retomadas na temporada de verão 2026, permitindo assim direcionar a capacidade operacional para o mercado doméstico e para as rotas com maior taxa de ocupação.

Esta decisão estratégica visa garantir uma operação mais sustentável e eficiente, alinhada com as reais necessidades dos passageiros e as prioridades regionais.

Reforço das ligações interilhas

Além das ligações ao continente, a SATA Air Açores programou cerca de 570 voos interilhas por semana, cobrindo 16 rotas com uma frota de sete aeronaves.

Está previsto um reforço pontual nas ligações que apresentam tradicionalmente ocupações superiores a 90%.

  • Ponta Delgada – Terceira
  • Ponta Delgada – Pico
  • Ponta Delgada – Horta
  • Ponta Delgada – Flores

A companhia vai ainda integrar uma aeronave adicional Bombardier Q400 a partir de junho, em regime de leasing, para fazer face a eventuais irregularidades operacionais e assegurar a continuidade do serviço.

Plantação de chá dos açores
Veja também Plantações de chá dos Açores: conhece este mundo mágico?

SATA: conectividade com a América do Norte

Apesar do foco no mercado doméstico, a SATA mantém a conectividade com a América do Norte, considerada estratégica para servir a diáspora açoriana.

A operação inclui mais de 50 voos semanais para Boston, Toronto, Nova Iorque e Montreal, incluindo também a ligação aos Açores via Cabo Verde (Praia).

Um aspeto relevante do plano de verão 2026 é que não está previsto o recurso a aeronaves ACMI (aluguer de aeronave com tripulação) durante a época alta.

A administração da SATA esclarece que tal situação só poderá ocorrer para mitigar irregularidades operacionais pontuais e garantir a continuidade do serviço.

Como reservar os voos Porto-Açores

O programa de voos para o verão IATA 2026 já se encontra disponível para reservas através do website oficial da Azores Airlines e da SATA Air Açores, bem como nas agências de viagens parceiras.

Os passageiros que pretendam viajar entre o Porto e os Açores durante os meses de verão devem planear as suas viagens com antecedência, aproveitando as novas frequências disponíveis.

Veja também