Márcio Matos
Márcio Matos
27 Ago, 2019 - 11:22
Cabo Verde, o paraíso das praias, da morna e da cachupa

Cabo Verde, o paraíso das praias, da morna e da cachupa

Márcio Matos

Cabo Verde é um verdadeiro paraíso e destino ideal para quem deseja relaxar dos afazeres da vida quotidiana. E há muito a descobrir no arquipélago.

O artigo continua após o anúncio

Cabo Verde é um país muito focado no turismo e é nessa área que estão os alicerces da sua economia. O clima quente durante praticamente todo o ano (mesmo que ocorram alguns aguaceiros), a Natureza de sonho que proporciona paisagens absolutamente memoráveis e a sua riqueza cultural importante (com particular destaque para a música) são apenas algumas das razões que fazem deste um destino de eleição para umas férias exóticas ou uma lua de mel bem apaixonada.

Cabo Verde, um destino perfeito para qualquer ocasião

cabo verde

Cabo Verde é um dos membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa e possui 540 mil habitantes, distribuídos por 10 ilhas vulcânicas, com paisagens deslumbrantes e uma ligação quase umbilical a Portugal e aos portugueses.

Foi no século XV que os exploradores portugueses descobriram estas belíssimas terras que, naquele momento, estavam desabitadas. Hoje, este arquipélago pode revelar-se um autêntico paraíso para os muitos turistas que visitam as suas ilhas. Entre as mais procuradas estão a Ilha Brava, a Ilha da Boavista, a Ilha de Santiago, a Ilha de São Vicente ou a Ilha do Fogo.

O que ver

Uma das grandes experiências que se pode ter fora das magníficas praias cabo verdianas é conhecer um vasto património histórico e natural. E os pontos de interesse são inúmeros.

  • visitar o centro histórico de Ribeira Grande, a Cidade Velha de Santiago (classificada Património Mundial pela UNESCO);
  • ir ao Campo de Concentração do Tarrafal, um local relevante para a história de Cabo Verde e, também, de Portugal (no ano de 1936, em pleno Estado Novo, foi criada a Colónia Penal do Tarrafal sob a responsabilidade do Governo Português);
  • explorar outros centros históricos como os de Praia ou de São Filipe, bons locais para conhecer parte do melhor de Cabo Verde;
  • descontrair na Baía das Gatas ou contemplar a inesquecível paisagem no Monte Verde.

Para quem adora visitar espaços de relevo para a cultura local, Cabo Verde oferece também diversos espaços de carácter religioso, a maior parte dos quais onde é claramente visível a influência portuguesa. Não faltam templos para visitar.

  • Paroquia de Nossa Senhora das Dores – Santa Maria;
  • Fortaleza Real de São Filipe – Cidade Velha;
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário – Cidade Velha;
  • Igreja Nossa Senhora da Conceição São Filipe;
  • Lady Compassion Chapel – Pedra de Lume;
  • Igreja Nossa Senhora da Graça – Praia.
cabo verde

O que fazer

Passear de barco é uma ótima forma de conhecer Cabo Verde, pois até pode explorar diferentes ilhas. Mas existem ainda outras coisas que pode fazer nesta ilha.

  • Ir a Mindelo, onde o mercado de peixe se revela um local que diz muito sobre o que é Cabo Verde;
  • Outra oportunidade verdadeiramente imperdível é a de ouvir num café típico de Mindelo a famosíssima morna cabo verdiana;
  • Em frente ao aparthotel Avenida, por exemplo, pode comprar a bijutaria tradicional, no Lucys, ou comprar roupa;
  • Pode deixar-se tentar por incríveis ensaios de Capoeira na praça principal;
  • E, claro, é obrigatório visitar as salinas de Pedra de Lume.

Onde comer

Uma questão é o que comer e outra é onde comer. Pois bem, a cachupa, um dos pratos típicos de Cabo Verde, pode ser encontrado em grande parte dos restaurantes deste belíssimo arquipélago. Também não deve perder a famosa lagosta cabo-verdiana ou o bife de atum. Quanto à segunda questão, onde comer, vários locais que podem ser deixados como sugestão.

O Élvis não foi apenas o rei do rock. Em Cabo Verde é também um espaço emblemático, onde pode beber uma deliciosa caipirinha de maracujá. Outras boas opções são o restaurante Americo’s, o Ponta Preta, o Barracuda, o El Mirador Boa Vista Restaurante, o Caranguejo, o The Bounty Beach Restaurant ou o Cize Bar.

O artigo continua após o anúncio

Onde ficar

Existem alguns hotéis de 5 estrelas que garantem um serviço de excelência para todos aqueles que só se satisfazem com o melhor, nomeadamente os hotéis Hilton Cabo Verde Sal Resort (Santa Maria) e o Oasis Salinas Sea Resort (Santa Maria).

Tanto a casa de férias Paradise Beach (Santa Maria), como os apartamentos Private Apartment At Tortuga Beach Resort and Spa (Santa Maria, Sal), AJP Holidays – Tortuga Beach Resort 487 (Santa Maria) são alternativas para um serviço de luxo.

O Tiduca Hotel (Ponta do Sol), o Flag Hotel Mindelo e o apartamento Suite Mariposa Sospesa Sul Mare são outras opções a considerar.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp