Ekonomista
Ekonomista
17 Ago, 2022 - 12:57

Como manter a casa segura durante as férias de Verão

Ekonomista
Patrocinado por:

Se vai para fora nestas férias, garanta que a casa fica segura. Saiba o que fazer para dificultar o acesso à habitação ou ser alertado em caso de intrusão.

As férias de verão incentivam muitos portugueses a desfrutar de uma merecida pausa, aproveitada para viajar, mesmo que seja para visitar a família noutras zonas do país. Este período de ausência faz aumentar os receios relacionado com a segurança das casas que ficam vazias.

Segundo dados da Central Recetora de Alarmes (CRA) da Securitas Direct, que gere mais de 170 000 clientes em Portugal, o Verão tende a registar um aumento de 7% nas tentativas de intrusão.

 “O verão é uma época em que, de um modo geral, as pessoas passam mais tempo fora de casa, não apenas em viagens de férias, mas também em fins-de-semanas prolongados e em atividades no exterior. Os assaltantes têm também esta noção e acabam por focar a sua atenção em espaços isolados ou que aparentam estar temporariamente desocupados”, diz Luis Quintino, Diretor de Operações da Securitas Direct Portugal.

O que fazer para manter a casa segura

Ativar elementos eletrónicos que sejam, acima de tudo, dissuasores, tais como um alarme doméstico ou um sistema de videovigilância ligado a um centro de monitorização de alarmes é a melhor recomendação.

Os mais avançados sistemas de segurança permitem, através de acesso remoto por smartphone, não só controlar o alarme, mas também verificar tudo o que se passa na sua ausência.

Por exemplo, as câmaras Arlo, integradas com os sistemas de alarme da Securitas Direct, são capazes de distinguir, através da análise inteligente da imagem, pessoas, animais e veículos e enviar um alerta imediato ao utilizador. Assim, pode acompanhar em tempo real, e em qualquer local do mundo, o que está a acontecer em sua casa.

Através da aplicação móvel, é possível aceder ao vídeo em direto das suas câmaras e adaptar a videovigilância às suas necessidades, sendo possível selecionar zonas de deteção que requerem proteção especial.

Tendo em conta que se o dispositivo detetar movimento à sua volta, ativa automaticamente um poderoso holofote, este sistema funciona também como dissuasor dos intrusos antes que estes decidam entrar na instalação.

Alarme com aviso à polícia e envio de vigilante

O alarme da Securitas Direct ativa a Central, que avisa de imediato a polícia, os bombeiros ou os serviços de saúde que existe necessidade de ajuda no imóvel. Assim que a invasão é detetada pelo sistema, a Securitas envia um vigilante ao local.

Além disso, existem outras medidas que pode adotar para proteger a sua casa.

7 passos para manter a casa segura quando vai de férias

Os especialistas em segurança da Securitas Direct partilham várias dicas para proteger a sua casa quando viaja. Além da mala, comece também a preparar a segurança da sua habitação antes de ir de férias.

  1. Ao longo de todo o ano, procure alterar os seus hábitos de forma a que um possível intruso não consiga compreender a sua rotina. Faça ligeiras alterações de horários e de tarefas diárias.
     
  2. Confirme as fechaduras. Verifique se se encontram em bom estado e se todas fecham corretamente. O ideal é que as portas exteriores tenham uma fechadura com tranca para impedir ou dificultar a sua abertura. Confirme que todas estão fechadas, antes de sair de casa.
     
  3. Não feche completamente todas as persianas. Confirme que todas as janelas estão fechadas no interior da habitação, mas, se possível, mantenha as persianas ligeiramente abertas. Janelas completamente fechadas transmitem uma ideia de casa desabitada.
     
  4. Assegure a iluminação exterior durante a noite. Ter algum ponto de luz externa reduz o risco de roubo.
     
  5. Não deixe objetos de valor visíveis do exterior da casa, pois pode aumentar o interesse na intrusão.
     
  6. Se possível, deixe uma luz de presença no interior da habitação. Dará a ideia de que tem alguém no interior da casa.
     
  7. Não publique informações sobre as suas viagens nas redes sociais, evitando dar pistas a potenciais intrusos sobre a sua ausência.
Veja também