Ekonomista
Ekonomista
23 Abr, 2019 - 00:00
Seguro de caçadores: prevenir para não remediar

Seguro de caçadores: prevenir para não remediar

Ekonomista

Um seguro de caçadores não é um capricho. É uma obrigatoriedade e a forma de precaver muitos dos riscos inerentes a esta atividade.

O artigo continua após o anúncio

Primeiro estranha-se. Depois entranha-se. A caça é uma paixão, um impulso único, uma forma diferente de entender e respeitar a natureza que nos rodeia. Ser caçador é um ato de camaradagem, um trabalho de equipa que exige cooperação e disciplina, percebendo que uma arma na mão exige responsabilidades acrescidas. É ainda a oportunidade de conhecer a fundo cada metro quadrado de terrenos, mapeando as suas forças e debilidades, as suas belezas e os seus perigos.

O facto de a caça ser uma atividade complexa, obriga a que sejam tomadas todas as medidas possíveis para acautelar acidentes ou situações mais inesperadas. Um seguro de caçadores é imperioso, já que quem se dedica à atividade cinegética deve acautelar uma série de fatores que, de um momento para o outro, podem fugir do seu controlo e para os quais é essencial estar prevenido.

Seguro de caçadores: acautelar riscos

cão de caça

Em Portugal há cerca de 200 mil caçadores com licença. Este número envolve uma logística pesada, desde o registo para uso e porte de arma, as matilhas de cães (com gastos em veterinários e alimentação), deslocações, roupas, cartuchos, enfim, toda uma panóplia de materiais essenciais a esta atividade. Isto envolve aquilo que podemos chamar os elementos essenciais da caça: caçador, cão e arma.

Como é óbvio, esta não é uma atividade isenta de riscos. O manuseamento de armas, fatores atmosféricos, doenças repentinas em locais mais ou menos inóspitos, acidentes decorrentes da própria caça, tudo isto leva a que cada vez mais seja fundamental ter uma proteção que permita cobrir parte significativa dos riscos inerentes à atividade cinegética. Todos os caçadores estão obrigados por lei a ter um seguro de responsabilidade civil, pensado para garantir os danos eventualmente causados a terceiros.

Torna-se assim fundamental conseguir um seguro que permita precaver parte substancial dos riscos associados à caça. O mercado já oferece este tipo de produtos. Conheça este tipo de seguro e as coberturas.

Seguro de Responsabilidade Civil Caçador

caçar em segurança

O Seguro de Responsabilidade Civil Caçador tem como principal finalidade, garantir as indemnizações que possam legalmente recair sobre o caçador, por responsabilidade civil resultante do exército da caça. A cobertura deve englobar os acidentes que sejam causados pelo próprio caçador, por batedores exclusivamente ao seu serviço e pelos animais que, ao serviço do caçador, sejam utilizados como meios de caça.

É possível ainda contratar um plano com cobertura para danos, roubo ou furto do equipamento de caça, como espingardas, arco e flecha, besta, virotão.

Conheça o Seguro de Responsabilidade Civil Caçador AON >>

Caçar em segurança em Portugal ou no estrangeiro

As regras e a legislação podem mudar de acordo com o país. Não raras vezes, os caçadores deslocam-se ao estrangeiro para participarem em caçadas, muitas vezes com características completamente diferentes daquelas a que estão habituados. Assim sendo, é fundamental uma preparação a montante para que nada falhe e para que tudo esteja acautelado. A contratação de um seguro adequado é fundamental para que nada venha a afetar de forma irreversível o prazer de uma caçada entre amigos.

O artigo continua após o anúncio

A dimensão ética é fundamental na relação entre caçadores e entre estes e o que os rodeia. É importante manter um entendimento saudável com agricultores e proprietários, assim como com as autoridades e associações responsáveis pela caça e pela proteção da natureza.

É desta forma que a caça assume a sua nobreza, fundada numa comportamento responsável e que tem na segurança um requisito prioritário e absoluto. E esta segurança é reforçada com instrumentos, como os seguros adequados para qualquer vicissitude, que garantem ao caçador uma almofada de tranquilidade para se dedicar àquilo que mais prazer lhe dá. Caçar em segurança é também uma forma de promover a atividade cinegética.

Faça uma simulação de um Seguro de Responsabilidade Civil >>

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp