Assunção Duarte
Assunção Duarte
04 Ago, 2022 - 10:43

Sem rede? Avaria nas antenas do telemóvel pode dificultar acesso a roaming na UE

Assunção Duarte
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“Sem rede” ou “a pesquisar”: o problema pode estar mais numa avaria das antenas do telemóvel do que no roaming, que na UE vai continuar gratuito até 2032.

mulher com telemóvel na mao em aeroporto

Uma avaria nas antenas do telemóvel vai afetar a performance do seu dispositivo a vários níveis. Um dos primeiros sinais de que algo está mal com a antena do seu smartphone é ele começar a ter um comportamento errático. Pode deixar de conseguir utilizar aplicações de navegação quando ao seu lado os outros continuam a utilizá-las na perfeição, o GPS pode perder a ligação com maior frequência e o emparelhar com outros dispositivos via Bluetooth pode tornar-se impossível.

Se isso acontecer enquanto está em viagem pela UE, há tendência para pensar que o roaming não está a funcionar. Mas desde que a União anunciou que o roaming gratuito, instituído em 2017 para durar 5 anos, já foi prolongado até 2032, há pouca probabilidade dos serviços da sua operadora não serem assegurados fora das nossas fronteiras.

Se não esteve numa zona rural remota onde dificilmente haveria acesso à rede, o problema pode estar associado a uma avariada das GSM, Bluetooth ou outra. 

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Roaming na EU: é tudo uma questão de antenas

O sistema da comunicação dos telemóveis assenta numa rede de antenas constituída por estações base de retransmissão de sinal, as chamadas torres de transmissão, e por antenas complementares mais pequenas que cobrem o território de cada país.

Para comunicar com essas antenas, o nosso telemóvel tem ele próprio de possuir antenas que asseguram funções como o Wifi, Bluetooth, GSM ou GPS. Sempre que utilizamos o nosso telemóvel ele emite uma onda de rádio eletromagnética que tem de ser recebida pela antena de transmissão da torre mais próxima ou, no caso do sinal GPS,  entrar num sistema de transmissão que utiliza satélites fora da atmosfera terrestre para localizar o dispositivo.

No nosso país todos os telemóveis estão cobertos por um determinado número de antenas controladas pelas operadoras nacionais, mas quando passamos a fronteira o nosso telemóvel precisa transmitir sinais para as antenas locais. É a esse acesso que se chama de roaming e que, pela extensão do programa Europeu “Roam like at Home” irá manter-se gratuito até 2032.

Isto quer dizer que os utilizadores podem usufruir do mesmo plano de telecomunicações que usam no seu país de origem em todos os outros países da união. A única limitação é imposta pela política do “uso justo” que evita que os utilizadores vivam num país e tenham tarifas doutro país. Para esta política ser posta em prática, as operadoras comparam o tempo que o utilizador gasta a usar o seu telemóvel dentro e fora do país de origem do tarifário contratado. Se o uso é mais frequente fora do pais de origem, as taxas de roaming poderão voltar a ser cobradas.

Avaria nas antenas do telemóvel: quedas podem ser causa  

Com a evolução dos primeiros telemóveis para os atuais smartphones, a antena exterior migrou para dentro da caixa do dispositivo e desdobrou-se em mais do que uma. Embora estejam embutidas na caixa protetora do telemóvel as antenas podem danificar-se com quedas ou com uma manipulação mais violenta. Como muitos fabricantes penalizam o uso de uma boa antena a favor do design do telemóvel, elas também podem ser mais frágeis em algumas marcas.

Os técnicos da iServices afirmam que os primeiros alertas de avaria podem ser o aparecimento de estática nas ligações de voz, as chamadas perdidas, os downloads lentos e os sinais Wifi fracos. Claro que antes de pedir um diagnóstico nesta ou noutra empresa, é preciso despistar situações externas ao dispositivo e que podem estar a causar a má receção-transmissão do sinal. 

Antes de pensar que a antena está defeituosa, certifique-se que o problema não está localizado na área onde está a utilizar o telemóvel ou se está a fazê-lo dentro de um prédio com materiais que podem bloquear os sinais.

Outra coisa importante é verificar se a bateria está bem carregada porque uma bateria em baixo também pode criar problemas idênticos aos criados por uma avaria.  

Se não se colocar nenhuma destas situações, está na hora de pedir ajuda profissional para poder seguir o lema do programa de roaming Europeu: “keep calm and keep roaming!”