Luana Freire
Luana Freire
12 Dez, 2023 - 15:31

Como a sua empresa pode poupar até 82,5% no IRC

Luana Freire

Se tem uma empresa e investiu em produtos e serviços, pode poupar muito dinheiro à coleta de IRC através da candidatura ao SIFIDE.

características de uma boa empresa

O SIFIDE (Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial) oferece às empresas portuguesas benefícios fiscais, desde que tenham investido em I&D. Os benefícios traduzem-se em reduções que podem chegar até aos 82,5% do montante total do investimento no pagamento de IRC.

Desde que foi criado o sistema de fundos SIFIDE, em 2017, já foram investidos mais de um milhão de euros – e foram cerca de 800 mil euros poupados em IRC.

Sendo um produto com a funcionalidade de otimização fiscal, dedicado às empresas nacionais, está devidamente regulamentado e é, por isso, um direito previsto na legislação.

Para acedê-lo é necessário realizar a candidatura da empresa ao fundo, ainda durante o ano de 2023. O seu efeito é imediato no balanço anual e faz parte da estratégia nacional de inovação.

Conheça as vantagens, o prazo e o passo a passo para realizar a candidatura.

SIFIDE: tudo o que deve saber para se candidatar

Trata-se de um sistema de benefícios fiscais direcionado para empresas que, ao longo do ano em questão, desenvolveram novos serviços e/ou produtos. Os benefícios são relacionados com uma poupança direta e imediata à coleta de IRC.

Ou seja, se um empresa investe em desenvolvimento de novos produtos e serviços, ou na produção de conhecimentos técnicos de caráter de desenvolvimento experimental, então pode fazer uma importante poupança fiscal ao final do ano.

Quais são as taxas de dedução?

  • 32,5% sobre o total das despesas elegíveis (realizadas no ano em questão).
  • +50% sobre o total que resulta no acréscimo das empresas (ou seja, diz respeito à média calculada dos dois exercícios.

Quem pode candidatar-se ao SIFIDE?

Todos os organismos passivos de IRC, desde que exerçam atividades de natureza comercial, de serviços, agrícola ou industrial.

Quando custa a candidatura?

A candidatura ao SIFIDE é um processo gratuito.

Onde fazer a candidatura?

Diretamente no portal do SIFIDE. Para aceder, clique aqui.

Até quando deve realizar a candidatura?

Até 29 de dezembro de 2023, último ano em que os benefícios fiscais vão alcançar a margem dos 82,5%.

Tem dúvidas? Consulte o vídeo e esclareça-as.

Veja também

Artigos Relacionados