O SIFIDE (Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial) oferece às empresas portuguesas benefícios fiscais, desde que tenham investido em I&D. Os benefícios traduzem-se em reduções que podem chegar até aos 82,5% do montante total do investimento no pagamento de IRC.
Desde que foi criado o sistema de fundos SIFIDE, em 2017, já foram investidos mais de um milhão de euros – e foram cerca de 800 mil euros poupados em IRC.
Sendo um produto com a funcionalidade de otimização fiscal, dedicado às empresas nacionais, está devidamente regulamentado e é, por isso, um direito previsto na legislação.
Para acedê-lo é necessário realizar a candidatura da empresa ao fundo, ainda durante o ano de 2023. O seu efeito é imediato no balanço anual e faz parte da estratégia nacional de inovação.
Conheça as vantagens, o prazo e o passo a passo para realizar a candidatura.
SIFIDE: tudo o que deve saber para se candidatar
Trata-se de um sistema de benefícios fiscais direcionado para empresas que, ao longo do ano em questão, desenvolveram novos serviços e/ou produtos. Os benefícios são relacionados com uma poupança direta e imediata à coleta de IRC.
Ou seja, se um empresa investe em desenvolvimento de novos produtos e serviços, ou na produção de conhecimentos técnicos de caráter de desenvolvimento experimental, então pode fazer uma importante poupança fiscal ao final do ano.
Quais são as taxas de dedução?
- 32,5% sobre o total das despesas elegíveis (realizadas no ano em questão).
- +50% sobre o total que resulta no acréscimo das empresas (ou seja, diz respeito à média calculada dos dois exercícios.
Quem pode candidatar-se ao SIFIDE?
Todos os organismos passivos de IRC, desde que exerçam atividades de natureza comercial, de serviços, agrícola ou industrial.
Quando custa a candidatura?
A candidatura ao SIFIDE é um processo gratuito.
Onde fazer a candidatura?
Diretamente no portal do SIFIDE. Para aceder, clique aqui.
Até quando deve realizar a candidatura?
Até 29 de dezembro de 2023, último ano em que os benefícios fiscais vão alcançar a margem dos 82,5%.
Tem dúvidas? Consulte o vídeo e esclareça-as.