Ekonomista
Ekonomista
05 Dez, 2023 - 11:36

Trabalha e estuda? Saiba que tem benefícios específicos

Ekonomista
Patrocinado por:

Trabalhar e estudar permite beneficiar de alguns direitos, mas também exige o cumprimento de algumas regras.

trabalha saldo

Quem acumula o trabalho com os estudos sabe que nem sempre é fácil conciliar as duas atividades. Quais os direitos que passa a ter se tomar essa decisão?

Se sair do emprego para ir para as aulas faz parte do seu quotidiano ou se trabalha e pensa em voltar à escola, é importante saber com o que pode contar para aproveitar melhor o tempo e reduzir o stress.

Além de pequenos conselhos, como usar a hora do almoço para ler ou estudar, um trabalhador-estudante deve saber aproveitar os direitos que esse estatuto lhe confere.

Questões como um horário de trabalho compatível com os estudos ou tempo para estudar para exames devem ser consideradas pela entidade empregadora. Há igualmente regras no que respeita às horas extraordinárias, trabalho por turnos ou marcação de férias.

O trabalhador tem de cumprir alguns deveres. O principal é conseguir cuidar do seu aproveitamento escolar ou académico.

Se trabalha e estuda, esclareça todas as dúvidas sobre os seus direitos e deveres neste artigo do Saldo Positivo.

estudante saldo

Trabalhador-estudante: Conheça as regras e os direitos

Trabalhar e estudar exige dedicação e pode ser exigente. No entanto, há um conjunto de direitos que pode tornar este processo um pouco mais fácil.

O Saldo Positivo resume, neste artigo, tudo o que um trabalhador-estudante deve saber.

Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.

O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.

Veja também

Artigos Relacionados