Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
19 Ago, 2020 - 11:18

Limpar o ferro de engomar: tudo para garantir eficácia do equipamento

Mónica Carvalho

Se já tentou e não conseguiu, nós mostramos como limpar o ferro de engomar de forma simples, com produtos de supermercado e outros que tem em casa. Veja como.

limpar o ferro de engomar

Limpar o ferro de engomar é imprescindível para manter o equipamento em bom estado durante mais tempo e, com isso, poder passar a sua roupa a ferro sem dificuldade e sem acidentes.

Não pense que fez algo de errado. Na verdade, a sujidade do ferro, nomeadamente a acumulação de calcário, é bem mais frequente do que possa pensar.

Isto é altamente perigoso e que pode colocar todas as funcionalidades do ferro em causa: o calcário acumulado pode entupir as saídas de vapor ou bloquear as zonas de aquecimento e, em consequência, diminuir o tempo de vida deste aparelho.

Se ainda tiver consigo o manual de instruções, então, é este o primeiro conselho que temos para lhe dar: vá rapidamente ler, pois a solução poderá lá estar. Caso contrário, tome bem nota de todas estas dicas.

O que leva ao aparecimento de calcário nos ferros de engomar?

ferro de engomar

Os ferros elétricos clássicos têm válvulas anticalcário e, geralmente com sistema automático, que faz com que apenas a base do ferro aqueça e não a água do depósito. Como tal, quando utiliza o ferro, a água que está fria passa pelos orifícios da base, que está quente, dando-se a pulverização. É este choque térmico que leva à acumulação de calcário.

Por sua vez, os ferros de engomar a vapor poderão acumular calcário em duas partes: na base, mas também no reservatório.

Nestes casos, o reservatório de água pode ser limpo com uma solução simples de partes iguais de água e vinagre, que deve ser colocada no local durante algumas horas. No final, basta enxaguar com água limpa.

Já a base deve estar sempre limpa, caso contrário poderá estar a transferir sujidade para a sua roupa e, assim, aumentar as dimensões do problema. Poderá usar um produto específico para o efeito ou passar simplesmente com um pouco de água morna e esfregar suavemente com um pano ou uma esponja macia.

Além do calcário, o armazenamento de água no ferro, poderá, em casos mais graves, levar ao aparecimento de manchas de ferrugem.

Devemos ainda salientar ainda que os equipamentos mais modernos têm uma opção de autolimpeza e, caso assim seja, opte por essa solução.

Produtos para limpar o ferro de engomar

Atualmente, existem produtos à venda no supermercado contra o calcário que podem ajudar a limpar o ferro de engomar.  Confira:

UHU Removedor Calcário

O removedor de calcário UHU é um detergente indicado para eliminar o calcário e prevenir o seu reaparecimento a longo prazo.

Além de ajudar a limpar o ferro, este produto à base de espuma ativa e com aroma fresco pode ser utilizado para limpar chuveiros, sanitas, bidés, banheiras, torneiras e outras instalações da casa de banho, bem como peças em cerâmica e porcelana.

Basta vaporizar diretamente na superfície afetada pelo calcário e deixar atuar durante alguns segundos antes de limpar com uma esponja húmida. Se a quantidade de calcário for considerável, deve deixar o produto atuar durante alguns minutos antes de o remover.

Neoblanc Spray Multiusos

Este produto pode ser usado nas limpezas da cozinha, quarto de banho e roupa, onde se inclui a manutenção do ferro de engomar, por permitir retirar até a sujidade mais incrustada, nomeadamente o calcário.

Para usar, deve pulverizar o produto no equipamento e depois passar um pano ou uma esponja humedecida.

2 soluções caseiras para limpar o ferro de engomar

Se está habituado a recorrer aos métodos caseiros para resolver os problemas lá de casa, então, nesse caso, também temos duas opções eficazes para limpar o ferro de engomar. Tome nota.

Vinagre e sal

Num tacho, misture, em partes iguais, o vinagre e o sal. Leve ao lume e aqueça a mistura, até o sal se dissolver. Vá mexendo e retire, antes do vinagre começar a ferver. Em seguida, mergulhe um pano limpo ou uma esponja de cozinha nessa solução aquecida, usando luvas para proteger as mãos e uma toalha para proteger a bancada, já que a mistura pode danificar superfícies em pedra ou mármore.

Deve passar a solução na base do ferro cuidadosamente, até que esta fique bem limpa. Esfregue bem também nas saídas de vapor, para retirar os resíduos acumulados e aproveite para limpar o exterior do ferro, caso seja necessário.

Este método também pode ajudar a retirar outro problema que pode aparecer e que já referimos: a ferrugem. Para tal, encha o reservatório da água com uma solução feita à base de água e vinagre e ligue o ferro normalmente, deitando continuamente o vapor fora até o reservatório estar vazio. As partículas de ferrugem deverão sair com alguma facilidade.

Bicarbonato de sódio

Num recipiente, misture o bicarbonato de sódio com água, usando uma colher de sopa de água para duas colheres de sopa de bicarbonato e mexa até obter uma pasta, que deverá ser barrada na base do ferro, insistindo nas saídas de vapor. Não precisa de ser uma camada grossa, mas sim uniforme. Após alguns minutos, remova essa pasta com um pano molhado e esfregue nas zonas de manchas mais persistentes.

Quanto às saídas de vapor, pode, inclusivamente, usar um cotonete embebido em água para limpar e, assim, remover todos os vestígios de sujidade depositados.

Em seguida, encha o reservatório de água e coloque a temperatura do ferro no máximo, para passar o ferro num tecido velho durante alguns minutos. Deve deitar fora a restante água do reservatório e o ferro de engomar deve ser colocado na vertical enquanto seca totalmente.

Dicas para preservar o bom estado do ferro de engomar

Para que não precise de recorrer a estes produtos ou dicas, mais vale mesmo prevenir. Como tal, as dicas de manutenção e de boas práticas são fundamentais:

  • O ferro deve estar sempre desligado antes de o limpar;
  • Use luvas sempre que precisar de limpar o ferro;
  • Nunca use esfregões de aço nem produtos químicos agressivos e que sejam desadequados para este tipo de equipamento;
  • Depois de qualquer limpeza, coloque sempre água limpa no reservatório e deixe sair o vapor naturalmente;
  • Antes de recomeçar a utilizar o ferro de engomar depois das limpezas, deve fazer o teste numa peça de roupa para se certificar que está realmente limpo e as sujidades foram totalmente removidas;
  • Faça limpezas simples regulares, bastando, para isso, passar um pano humedecido na base do ferro.
Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].