Share the post "Viagem Medieval de Santa Maria da Feira revisita D. João I"
A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria está de volta, de 2 a 13 de agosto, para mais uma edição que tem atraído milhares de pessoas às cercanias do Castelo da Feira e às ruas da cidade.
Este ano o destaque vai para o reinado de D. João I, o Mestre de Avis, sendo de esperar por uma série de iniciativas e recriações históricas pensadas ao pormenor e que são sempre uma garantia de sucesso.
Esta é também a oportunidade de revisitar uma época decisiva na consolidação da nacionalidade portuguesa. Foi com a liderança do Mestre de Avis que Portugal repeliu de forma quase definitiva as pretensões castelhanas à coroa portuguesa.
Um dos grandes episódios desta era é, sem sombra de dúvida, a famosa batalha de Aljubarrota, onde as tropas comandados por D. João I e Nuno Álvares Pereira, o Condestável, deram conta dos exércitos invasores.
E até se conta a lenda de uma padeira que correu à pancada alguns castelhanos escondidos nos seus domínios.
Viagem Medieval 2023: contexto histórico
Inteligente, obstinado, metódico, D. João I inicia uma nova dinastia e uma nova política. Reorganiza a monarquia num sentido autoritário e centralizador.
Parte do seu reinado é marcada pela guerra contra Castela. Defende a independência e o fortalecimento da nação. Promove em definitivo a afirmação de uma consciência nacional. Senhor do reino, não esquece a importância de criar laços com a Europa.
Laços que fazem parte da ideia de monarquia, necessários à firmeza, prestígio e fama do próprio rei. Laços que ligam Portugal e a nova monarquia ao grupo de príncipes da Cristandade de Inglaterra, da Borgonha e de Aragão.
O seu nome transporta-nos, como não podia deixar de ser, para Aljubarrota. Remete-nos para a independência, expansão e sentido português. Por isso, D. João I fica na história como O da Boa Memória e o “pai dos portugueses”.
É este rei e este reinado que nos incitam para mais uma memorável viagem no tempo na 26ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, entre os dias 2 e 13 de agosto de 2023.

Como chegar
De carro:
- A1 (Porto/Lisboa/Porto) -> Saída “Feira”
- A29 (Aveiro/Porto/Aveiro) -> Saída “Feira”
- A32 (Oliveira de Azeméis/Porto/Oliveira de Azeméis) -> Saída “Feira”
De autocarro:
- Porto (Batalha) – Santa Maria da Feira (centro – rotunda hospital): Transdev / UTC – União Transportes Carvalhos / Auto Viação Feirense