Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
13 Out, 2022 - 13:00

Voluntariado internacional: qual a importância e como fazer?

Catarina Milheiro

O voluntariado internacional é cada vez mais importante. Conheça as razões pelas quais pode ser determinante e onde pode fazer ações deste tipo.

voluntariado internacional

voluntariado internacional apresenta-se como algo muito importante nos dias que correm, no mundo em que vivemos, no meio de conflitos em que urge ajudar o próximo.

Quando refletimos sobre as razões e da importância do trabalho voluntário é importante entendermos que não se trata apenas dos impactos que podemos causar na vida de quem ajudamos, mas também do papel que esta atividade pode desempenhar nas nossas vidas.

A verdade é que ser voluntário numa instituição faz com que se torne numa pessoa mais empática, tolerante e acima de tudo, num excelente profissional.

Conheça as razões que demonstram a importância do voluntariado internacional e saiba que instituições servem de base a este tipo de ajuda tão fundamental.

DE QUE FORMA O VOLUNTARIADO INTERNACIONAL PODE IMPACTAR A SUA VIDA

voluntariado no estrangeiro

Sempre pensou em fazer voluntariado internacional? Existem diversas instituições com oportunidades distintas além-fronteiras com objetivos e causas diferentes.

Não se esqueça de que ser voluntário é muito mais do que querer ajudar os outros. Um bom voluntário é aquele que põe as mãos na massa e não mede esforços para fazer o que é proposto.

E embora não seja uma regra ou exigência, a maioria dos voluntários reúne características em comum que fazem deles pessoas com quem se pode contar para qualquer tipo de situação.

De facto, não importa qual o tipo de voluntariado que opta por fazer – o impacto que este tipo de vivências provoca quer na sua vida pessoal, como profissional é definitivamente um aspeto importante a abordar.

Como sabemos, o impacto social e a retribuição à sociedade estão sempre entre as razões do trabalho voluntário. Se, por um lado, nos torna pessoas mais humanas, tolerantes, preocupadas, empáticas e menos egoístas, por outro, também nos faz crescer a nível profissional.

A verdade é que o voluntariado pode mesmo ser um diferencial no momento em que procura um novo emprego. Afinal, seja qual for a sua área de atuação, o voluntariado tem demonstrado ser uma forma eficaz de revelar aos empregadores habilidades específicas e envolvimento num propósito.

Para as empresas e recrutadores, é crucial conseguirem perceber se o candidato se preocupa em ajudar os outros, se é capaz de assumir responsabilidades, se interage socialmente, se tem iniciativa e se incentiva o autoconhecimento, por exemplo. E todos estes aspetos são adquiridos no voluntariado internacional ou até mesmo na sua localidade.

Pense connosco: entre dois candidatos a concorrer para uma vaga, em que um deles reúne uma experiência destas no currículo, bem como todas as skills comprovadas e adquiridas pela experiência de voluntariado, a decisão torna-se evidente.

10 INSTITUIÇÕES COM OPORTUNIDADES DE VOLUNTARIADO INTERNACIONAL

Voluntariado nas Nações Unidas

As Nações Unidas disponibilizam anualmente cerca de duas mil oportunidades de voluntariado internacional.

Para se candidatar, terá de se registar na Global Talent Pool, ter, pelo menos, 25 anos (não havendo idade máxima), dois anos de experiência profissional, formação académica superior, assim como conhecimentos relevantes de inglês, espanhol ou francês.

Voluntariado Internacional da AMI

A AMI recorre a profissionais de várias áreas, como médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, entre vários outros, que colocam o seu saber ao serviço de povos que são vítimas de guerra ou de catástrofes naturais, por exemplo.

As ações de voluntariado da AMI podem ser levadas a cabo durante poucas semanas, meses ou anos.

VidaEdu

Além dos programas de voluntariado internacional, o VidaEdu proporciona ainda estágios profissionais e remunerados em cursos de línguas em vários destinos, viagens educativas e anos sabáticos.

No fundo, a empresa está focada em oferecer experiências de vida, profissionais e pessoais, mais profundas e inteligentes.

No caso dos programas de voluntariado internacional, existem projetos com crianças ou adultos em todo o mundo, nas áreas social, da educação, saúde e muito mais. Relativamente à duração, esta pode ser de 1 a 12 semanas, com início durante todo o ano.

Cross-Cultural Solutions

Esta é uma ONG que desenvolve projetos de voluntariado tendo em conta os cinco principais objetivos das Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: acabar com a pobreza, acabar com a fome, assegurar cuidados de saúde, alcançar uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e alcançar a igualdade de género.

Os programas de voluntariado disponíveis incluem opções na Costa Rica, em Marrocos, na Índia, no Peru, entre muitos outros – consulte-os aqui.

AIESEC- Global Volunteer

Global Volunteer é uma iniciativa da AIESEC, tendo como alvo jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, e podendo ter a duração, na grande maioria dos casos, de 4, 6 ou mesmo 8 semanas.

Para tal é necessário efetuar um registo no Portal de Oportunidades e, de seguida, preencher o perfil. Após esses passos, poderá candidatar-se às oportunidades que pretende, no Peru, no Brasil, na Albânia, entre vários outros.

Serviço Voluntário Europeu

A este programa podem ser candidatos jovens entre os 17 e os 30 anos, disponibilizando opções de voluntariado internacional em áreas muito diferentes como cultura, crianças, idosos, ambiente, etc. No website, poderá pesquisar ações de voluntariado por país e também por área de intervenção.

Volunteer Abroad

Trata-se de uma plataforma com oportunidades de voluntariado em viagem. Contudo, é para quem está disponível para suportar os custos da deslocação e do alojamento.

Os destinos mais populares são a Irlanda, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e Índia, sendo que existem projetos em África, Ásia, Europa e América. Quanto às áreas mais comuns, podemos referir a da saúde, ensino, conservação da natureza e trabalho em orfanatos.

Ecovolunteer.org

Esta instituição promove programas de voluntariado internacional que visam a proteção ambiental. Existem projetos na Ásia, Europa, Estados Unidos e África.

Ademais, também estão disponíveis oportunidade de ecoturismo em parques de caça, projetos de pesquisa e centros de proteção animal.

Global Volunteers

A organização sem fins lucrativos afirma que “o serviço voluntário internacional pode ser a experiência de uma vida”. A Global Volunteers tem disponíveis programas de voluntariado individuais, para estudantes, famílias ou profissionais.

No site conseguirá encontrar um mapa onde pode encontrar oportunidades de voluntariado em todo o mundo: desde a China, Cuba, Costa Rica, Equador, Índia, Grécia, México, Itália, Polónia, Estados Unidos, Tanzânia e Vietname.

Para Onde?

A Para Onde é uma associação portuguesa sem fins lucrativos que oferece projetos de voluntariado tanto em Portugal, como no estrangeiro. Estes programas podem ser de curta (2 semanas) ou longa duração (vários meses).

A nível internacional, a associação atua em áreas como apoio infantil/juvenil, apoio comunitário, proteção ambiental e animal, saúde, empoderamento de mulheres, artes, desporto e ainda apoio a migrantes e refugiados.

Para todos os que se candidatem a um destes projetos, a própria associação promove ainda uma pequena formação.

Veja também