A primeira impressão do Xpeng G9 Performance é quase cinematográfica. A silhueta robusta e musculada do SUV elétrico chinês impõe respeito, mas é no detalhe que revela a sua verdadeira identidade.
Falalmos dos faróis afilados, os puxadores embutidos, as jantes de 21 polegadas e um tejadilho panorâmico que parece querer dissolver a linha entre o habitáculo e o céu.
É um automóvel que não pede permissão para existir, antes se afirma como uma alternativa séria aos nomes consagrados do segmento premium europeu.
Estivemos ao volante desta proposta da indústria automóvel chinesa, numa experiência absolutamente fascinante e que agora partilhamos com os nosso leitores.
Xpeng G9 Performance: uma proposta arrojada
A versão Performance distingue-se das restantes variantes pela configuração de dois motores elétricos: um de indução no eixo dianteiro e outro síncrono de ímanes permanentes no eixo traseiro.
O resultado é um sistema AWD com 551 cv de potência combinada e uns expressivos 717 Nm de binário. Traduzindo para a experiência do condutor, falamos de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos. Para um SUV de quase 2,4 toneladas, este número impressiona ainda mais.
A velocidade máxima é limitada a 200 km/h, suficiente para o contexto europeu, e a travagem, apoiada por discos ventilados em ambos os eixos, cumpre de forma consistente, com apenas 34,6 metros necessários para imobilizar o G9 a partir dos 100 km/h.

Conforto sem concessões
Se o desempenho anuncia agressividade, a experiência a bordo transmite equilíbrio. O sistema de suspensão pneumática inteligente de câmara dupla, exclusivo da versão Performance, adapta-se em tempo real às irregularidades da estrada.
O amortecimento com regulação eletromagnética garante que o SUV mantém compostura tanto em curvas rápidas de autoestrada como em estradas sinuosas, sem abdicar de conforto em pisos degradados.
O habitáculo é um verdadeiro lounge tecnológico. Os bancos em pele aquecidos e ventilados (com possibilidade de regulação elétrica em múltiplas direções) combinam com uma iluminação ambiente personalizável.
O teto panorâmico reforça a sensação de amplitude, enquanto os ecrãs de 14,96’’ (um central e outro dedicado ao passageiro) elevam a experiência multimédia.
Tudo é comandado por uma interface fluida, graças ao chip Qualcomm Snapdragon 8155, e suportado por um sistema de som com assinatura Dynaudio, disponível em opção, que cria uma atmosfera acústica de sala de concerto.
Tecnologia como copiloto
No Xpeng G9, a condução assistida é levada a sério. O arsenal de sensores inclui sete câmaras de alta perceção, cinco radares de ondas milimétricas e doze sensores ultrassónicos, coordenados por um processador NVIDIA Orin-X.
O resultado é um conjunto de ajudas à condução de última geração, como cruise control adaptativo, manutenção ativa na faixa, assistente de estacionamento com visão 360º, travagem automática de emergência e deteção de ângulos mortos.
A condução autónoma total ainda não chegou, mas é evidente que a plataforma foi pensada para evoluir.
As atualizações over-the-air asseguram que o G9 não envelhece com o tempo, e o assistente de voz “Hey Xpeng”, capaz de operar em quatro zonas diferentes do habitáculo, acrescenta uma camada de conveniência que vai além da curiosidade inicial.

A questão da autonomia
A Performance está equipada com uma bateria de 98 kWh brutos (93,1 kWh líquidos), tecnologia NCM, que garante até 520 km de autonomia WLTP. O consumo médio declarado é de 21,3 kWh/100 km, um valor honesto tendo em conta a potência e o peso do conjunto e que foi, grosso modo, aquele que registamos.
Mas o destaque vai para a capacidade de carregamento: até 300 kW em DC, o que significa que a carga dos 10 aos 80% pode ser feita em apenas 20 minutos, desde que se encontre um posto ultrarrápido à altura.
Em AC, o carregamento trifásico chega aos 11 kW, completando a bateria em cerca de 11 horas. Na prática, este SUV mostra-se pronto para viagens longas com paragens curtas e planeadas.
Espaço e versatilidade
Com 4,89 metros de comprimento e uma distância entre eixos de quase 3 metros, o G9 oferece um habitáculo espaçoso para cinco ocupantes.
A bagageira não fica atrás. São 660 litros, que podem crescer até 1.576 litros com os bancos traseiros rebatidos, além de um útil compartimento dianteiro de 71 litros.
A funcionalidade não foi esquecida, e o portão traseiro elétrico mãos-livres é um detalhe prático que se torna rapidamente indispensável no dia a dia.

Xpeng G9 Performance: nova fasquia para os SUV
O Xpeng G9 Performance entra num segmento dominado por nomes como Audi e BMW, mas fá-lo com confiança, tecnologia de ponta e um preço competitivo face à sua proposta (a versão que testamos começa nos 77.690 euros).
É rápido como um desportivo, confortável como uma berlina de luxo e prático como um SUV familiar. E ainda traz a vantagem de ser um dos modelos mais avançados em termos de carregamento rápido, antecipando as necessidades de quem vê o carro elétrico como única solução para todas as viagens.