Água das pedras faz mal: verdade ou mito?

A água das pedras faz mal? Esta é uma questão que se coloca muitas vezes: se esta bebida traz ou não benefícios para a saúde.

Água das pedras faz mal: verdade ou mito?
A água das pedras faz mal ou bem à saúde?

A água das pedras faz mal? Não. Na verdade, beber água das pedras traz benefícios para a saúde, desde que respeite alguns cuidados essenciais.

A água das pedras é uma bebida gaseificada. É água em que o dióxido de carbono sob pressão foi dissolvido (processo conhecido como carbonatação), sendo por isso que é efervescente.

A história das bebidas carbonatadas começa com bebidas alcoólicas como o vinho, a cerveja e o champanhe, que sofriam o processo de carbonatação através da fermentação.

No século XVIII produziu-se a primeira água das pedras, tendo J. J. Schweppe, da Suíça, sido um dos pais desta bebida, acabando por fundar a empresa Schweppes, que ainda hoje permanece, e é uma das marcas de referência do seu ramo.

Veja aqui os benefícios desta bebida para a saúde, bem como os mitos que se criaram à sua volta sobre potenciais malefícios.

A água das pedras faz mal? Não, e até traz benefícios para a saúde

1. Promove a hidratação

Hidra

A água das pedras é tão eficaz a hidratar o corpo como a água normal. A água é um nutriente essencial para manter o corpo hidratado e possibilitar que os outros nutrientes se movam por todo o organismo.

A quantidade de água que se deve ingerir diariamente depende da idade, sexo, dieta, atividade, tempo e condições de saúde. Adicionar água das pedras à rotina diária de ingestão de líquidos pode ajudar a manter uma boa hidratação do organismo.

2. Melhora a digestão

Digestion

A água das pedras é muito popular por ser uma solução para quando se está com indigestão ou dores de estômago. De acordo com um estudo da NCBI, beber um copo de água das pedras depois de comer ajuda, caso se esteja a sentir mal do estômago. No entanto, os investigadores não sabem explicar por que motivo é que a bebida ajuda a combater a indigestão.

3. Combate a prisão de ventre

Ventre

O estudo referido acima reporta também que a água das pedras ajuda a evitar e a tratar a prisão de ventre. Quando sofre deste problema, o ideal é ingerir alimentos ricos em fibra. Mas é igualmente importante consumir muitos líquidos. Deste modo, a água das pedras ajuda a fibra a funcionar de forma mais eficaz nos intestinos, ajudando a que as fezes fiquem normais.

4. Baixa a tensão arterial

Pressure

Esta bebida ajuda a baixar a tensão arterial porque contém magnésio. Algumas marcas de água das pedras são mais ricas em magnésio do que outras, sendo que esta bebida contém mais magnésio e cálcio do que a água normal.

Desmistificações acerca de água das pedras

  • Água das pedras não retira cálcio dos ossos;
  • Água das pedras hidrata;
  • Água das pedras não faz mal aos dentes.

Recomendações para o consumo de água das pedras

1. Pessoas que sofram da síndrome do intestino/cólon irritável não devem consumir esta bebida, pois a carbonatação vai agravar a condição.

2. Ao comprar a bebida, deve ler o rótulo com atenção para não se estar a comprar uma água das pedras com demasiado açúcar e outros aditivos.

3. Águas com sabores devem ser evitadas, especialmente se for de limão, porque torna a bebida demasiado ácida.

4. A água das pedras deve ser bebida às refeições, e as águas que tenham sabores devem ser bebidas nos intervalos das refeições.

5. Esta bebida é uma excelente alternativa aos refrigerantes por não conter açúcares, e é uma boa opção para refrescar e hidratar.

Veja também: