Publicidade:

6 benefícios do trigo sarraceno e como incorporá-lo na sua dieta

Livre de glúten e muito saudável, este é, verdadeiramente, um super alimento. Descubra mais sobre os benefícios do trigo sarraceno.

6 benefícios do trigo sarraceno e como incorporá-lo na sua dieta
A única semelhança com o trigo é mesmo o nome

Nunca a alimentação saudável e equilibrada foi tantas vezes tema de conversa como nos dias que correm. Massa, bolos e alguns pães parecem ser alimentos proibidos nas mais variadas dietas que têm surgido nos últimos tempos. Dois dos principais culpados destas restrições são o glúten e o trigo. Resultado? O trigo sarraceno tem vindo a conquistar cada vez mais terreno no dia a dia dos portugueses.

Curiosamente, e apesar do nome que lhe foi atribuído, este alimento é uma semente e não um cereal como o trigo comum. De facto, muitos são os benefícios do trigo sarraceno que pode desconhecer. Descubra-os.

Trigo sarraceno: o que é e como comer


trigo sarracenoFonte: Pixabay/julienka

O que é o trigo sarraceno?

O trigo sarraceno, que também é conhecido como trigo mourisco, é um alimento extremamente nutritivo, rico em minerais e aminoácidos, pelo que atua como uma fonte de proteção contra doenças variadas. Não lhe faltam o ferro, o zinco, nem o magnésio – uma chávena de trigo sarraceno chega a conter 86 miligramas de magnésio.

É uma semente rica em hidratos de carbono, em proteína de grande valor biológico e tem mais fibras do que a aveia. Para além destes benefícios, uma das principais características do trigo sarraceno é o facto de não possuir glúten, pelo que é um alimento ideal para quem sofre de doença celíaca.

Existem duas espécies de plantas que contêm grãos de trigo sarraceno: Fagopyrum tataricum e Fagopyrum esculentum. A primeira, contudo, é mais rica em rutina e quercetina do que a segunda.

Este é um super alimento cada vez mais acessível a todos. Atualmente, pode encontrá-lo em qualquer supermercado ou loja dedicada a produtos naturais e alimentação saudável.

Como comer

Em primeiro lugar, importa saber que as sementes de trigo sarraceno podem ser consumidas cruas ou torradas. No caso de optar pela primeira opção, é aconselhado que as enxague para lavar o alimento e facilitar a digestão. Depois, basta adicioná-las ao seu iogurte, tigela de cereais, sopas ou saladas. As opções são variadas, assim como acontece com outras sementes.

Se preferir usar farinha de trigo sarraceno, pode aplicá-la na massa de panquecas, bolachas ou pão, como se de farinha de trigo se tratasse. Claro está que até mesmo os bolos podem ser cozinhados com esta farinha.

Conheça 6 benefícios do trigo sarraceno


sarracenoFonte: Pixabay/monicore

Agora que conhece as características desta semente e todas as suas capacidades nutricionais, está na hora de saber quais os benefícios concretos que ela tem para oferecer à sua saúde. Conheça meia dúzia de benefícios do trigo sarraceno.

1. Promove a saúde do coração

Entre os mais importantes benefícios do trigo sarraceno encontra-se o facto de ter um papel na promoção da saúde do coração. Por ser rico em boas gorduras, contribui para um índice baixo de triglicéridos e de colesterol. É também muito recomendado para quem sofre de hipertensão, já que o ómega 6 tem um efeito positivo neste problema.

Por último, esta semente é rica em rutina, um antioxidante que reduz a pressão sanguínea e impede a formação de coágulos no sangue.

2. Modera os níveis de açúcar no sangue

O trigo sarraceno tem um índice glicémico baixo, o que se traduz num aumento gradual e lento dos níveis de açúcar no sangue após o consumo deste alimento. É, portanto, um hidrato de absorção lenta. Isto significa que esta semente tem benefícios para os diabéticos, uma vez que ajuda a moderar as quantidades de açúcar no sangue.

3. Auxilia na digestão

Este alimento contém várias fibras insolúveis que são menos agressivas para o estômago e para os intestinos. De facto, estas fibras saciam e aceleram o trânsito intestinal, pelo que auxiliam a função digestiva, regulam o pH do organismo e protegem o corpo de infeções.

4. É anticancerígeno

Apesar de não existirem fórmulas infalíveis para impedir o aparecimento do cancro, a verdade é que uma alimentação cuidada é um fator importante. Neste sentido, o trigo sarraceno é uma boa escolha na medida em que, tal como já foi referido, é rico em antioxidantes – bons no combate às células cancerígenas.

Por ser um alimento que possui boas quantidades de flavonoides, rutina e quercetina consegue ajudar a regular as funções celulares do organismo.

5. Ajuda no bem-estar emocional

A verdade é que os alimentos são capazes de influenciar diretamente o nosso estado de espírito. Ora, o trigo sarraceno não é exceção. Por ser rico em vitaminas do grupo B, fósforo, magnésio e zinco, esta semente fomenta o aparecimento de neurotransmissores capazes de combater problemas psicológicos como a ansiedade e a depressão.

6. Vai perder peso

Se ainda não ficou convencido com os cinco motivos até aqui enunciados, saiba que o trigo sarraceno pode auxiliar na perda de peso. Este tipo de sementes tem menos calorias do que a cevada e o trigo, pelo que é um bom alimento de substituição.

Como se não bastasse, são ricas em fibras e proteínas, mas livres de colesterol e gorduras saturadas. Isto significa que podem ser um bom aliado na diminuição do apetite.

Veja também:

Inês Pereira Inês Pereira

Licenciada em Jornalismo e Pós-Graduada em Branding e Content Marketing, sempre se deu bem com a escrita. Embora prefira escrever com um teclado, não acredita nessa ideia de ler um livro através de um ecrã: um livro lê-se em papel e tem um marcador. Gosta de fotografia, de história e de conhecer o mundo.