Como consultar despesas do IRS

Saiba como consultar despesas do IRS. Tudo o que precisa saber sobre a nova página do Portal das Finanças para consultar as despesas dedutíveis no IRS.

Como consultar despesas do IRS
O passo a passo.

A Autoridade Tributária e Aduaneira — AT em uma nova página, no respetivo portal, para consultar despesas do IRS. Esta nova página do Portal das Finanças visa, essencialmente, colmatar as falhas recorrentes com que os contribuintes se deparavam no e-fatura, concretamente por não aparecerem no portal muitas das despesas que dão direito a dedução no IRS 2015 (a entregar em 2016).

Assim, o fisco criou esta nova página onde os contribuintes poderão, exclusivamente, consultar despesas do IRS apuradas por aquela entidade fiscal, isto porque aqui não será possível validar, corrigir ou inserir despesas. A nova página serve apenas para que faça o controlo das suas contas, ou seja, para verificar se as mesmas e as das Finanças coincidem. Saiba como consultar despesas do IRS na nova página das Finanças, disponível desde 15 de março.
 

Como consultar despesas do IRS passo a passo

1. Primeiramente deve aceder ao Portal das Finanças e escolher a opção “Novo IRS 2015”.

2. Proceda à sua autenticação no Portal das Finanças, introduzindo o seu NIF e senha de acesso.

3. De seguida, encontra uma área onde constam as despesas relativas ao corrente ano de 2016. Para consultar despesas do IRS de 2015 os contribuintes devem selecionar o respetivo ano (2015) e escolher a opção “Consulte aqui as despesas para deduções à coleta de IRS”, sendo de imediato direcionado para a nova página.

4. Na nova página aparecerão as suas despesas do IRS elencadas por tipo de dedução à coleta:
5. O valor que surge mesmo à frente de cada categoria representa o total das despesas de faturas com NIF do respetivo contribuinte, ou seja, que chegaram ao seu conhecimento, dentro dessa mesma categoria.

6. Por baixo encontra a indicação do valor que corresponde efetivamente à dedução a que terá direito dentro da respetiva categoria.

7. Na nova página é ainda possível perceber a que corresponde cada valor (por cada categoria), selecionando a opção “Ver detalhes”. Ao fazê-lo surge uma nova opção denominada “Ver mais”, que permite — após clique — verificar quais foram as faturas que foram contabilizadas pelas Finanças para o apuramento das deduções.
 

Tudo sobre os Impostos que aí vêm com a Newsletter do E-Konomista


Veja também: