Dicas para quem vai mudar de casa

Todos vamos mudar de casa pelo menos uma vez na vida. O processo não é fácil mas se seguir as nossas dicas custa menos.

Dicas para quem vai mudar de casa
17 dicas para o ajudar na mudança.

Mudar de casa é uma alegria e uma confusão! Assim que a decisão da mudança for tomada, é hora de começar a decidir o que levar e empacotar. Quanto mais adiar, mais ansioso vai ficar com a tarefa e menos disposição terá para a fazer.
Um apartamento com dois quartos, vai demorar-lhe mais ou menos seis semanas para organizar e empacotar tudo, por isso, comece já para que tudo seja feito com calma e nada se perca ou estrague no processo. Para o ajudar, temos dezassete dicas preciosas.
 

Mudar de casa: guia passo-a-passo

 
1. Se tem amigos ou familiares com grandes carinhas que o possam ajudar na mudança, melhor. Caso contrário, comece por pedir orçamentos a empresas de transporte e agende o quanto antes a data da mudança. Para quem odeia mudanças e pode pagar, algumas até tratam da embalagem do recheio e limpeza da nova casa (não esqueça o seguro!).
 
2. Faça uma lista com as coisas que quer levar. Aproveite esta altura para deitar fora, doar ou vender o que não usa, não precisa, não serve ou está estragado. Uma nova casa, uma nova vida, menos tralha para carregar consigo.
 
3. Trate dos materiais de embalagem como caixas, jornais, fita cola, etiquetas e marcadores para identificar as caixas e plástico de bolhas para que tudo fique bem acomodado e não tenha desgostos. O melhor é comprar materiais resistentes.
 
4. Opte por caixas pequenas ou médias, não as carregue com materiais muito pesados que dificultem o transporte e podem rasgar. Tente não ultrapassar os 20kg por caixa. Uma dica: quanto mais pesados os artigos, mais pequena deve ser a caixa.
 
5. Contacte os seus fornecedores de água, energia, televisão, assinaturas, bancos e outros e avance com o processo de cancelamento ou mudança dos contratos. Faça isto logo na primeira semana, para que não corra o risco de pagar em dobro ou ficar sem algum serviço.
 
6. Comece a empacotar por divisão e pelos itens menos usados, como por exemplo, a roupa de verão, se está no inverno. Agrupe por famílias, ou seja, coloque os artigos semelhantes, como livros, acessórios ou pratos, na mesma caixa.
 
7. Identifique as caixas com a informação do interior e coloque também a divisão a que se destina na casa nova. Assim, na mudança, essa caixa pode ser colocada já na divisão certa e facilita o trabalho a quem vai carregar e arrumar.
 
8. Use e abuse do plástico de bolhas para artigos frágeis. Móveis e eletrodomésticos, apesar da sua dimensão também precisam de proteção. Use mantas, cobertores ou toalhas para os embalar e evitar riscos ou danos maiores.
 
9. Junte todos os parafusos e peças pequenas dos seus móveis num saco e cole-o, com fita que não danifique, no móvel respetivo para que no final não lhe falte nada.
 
TOME NOTA:
Mudar de casa requer bastante organização e paciência. Pode até dar-se o caso de precisar de adquirir alguns objetos essenciais na mudança, como uma mobília nova ou uma máquina de lavar. A pensar nestes gastos adicionais, convidamo-lo a conhecer as soluções Cofidis, com um crédito pessoal flexível e feito à sua medida.
10. Comece pelas divisões menos utilizadas e só depois de terminar uma, com tudo empacotado e móveis desmontados, é que deve partir para a seguinte. Duas a três caixas por dia, é uma boa média.
 
11. Ao mudar de casa, leve consigo os artigos de valor, como joias. De nada lhe serve fotografar estes artigos como segurança, caso desapareçam. Não corra riscos.
 
12. Pode não ser necessário retirar roupa dos cabides e das gavetas. Coloque as gavetas dentro de sacos plásticos grandes e feche com fita cola.
 
13. Deixe de lado aquilo que vai precisar até ao último dia, como artigos de higiene, algumas roupas e sapatos, especiarias, as plantas ou algum livro.
 
14. Durante o processo de mudança, tente esgotar todos os alimentos que têm no frigorífico, no congelador e na despensa. Lembre-se que será necessário descongelar a arca para o transporte.
 
15. Numere todas as caixas com indicação do seu número e do número total de caixas a transportar para que nenhuma se perca. Por exemplo: 1/19.
 
16. Antes de sair, confirme em todas as divisões, verifique se não ficou nada esquecido, se fechou portas e janelas e se desligou os quadros da água, gás e luz. Se deixou eletrodomésticos, deixe as portas abertas para evitar cheiros.
 
17. Antes de mudar de casa é necessário tratar da limpeza da casa nova. Depois, quando começar a arrumar as suas coisas, inicie pela divisão mais importante para a sua família, como a cozinha, e organize uma divisão de cada vez.
 
 

Veja também: