8 dicas para quem vai mudar de casa

Mudar de casa pode ser difícil, mas temos algumas dicas que podem ajudar tornar o processo mais simples.

8 dicas para quem vai mudar de casa
Uma simples checklist pode descomplicar o processo de mudança de casa.

Mudar de casa tem tanto de bom como de complicado. Uma nova casa, marca – muitas vezes – uma nova etapa de vida. Mas com esta mudança vem todo o processo de arrumar, encaixotar, embrulhar e carregar tudo de uma casa para a outra. E mesmo que à partida lhe possa parecer que em pouco tempo consegue fazer tudo, acredite que apenas a teoria é assim tão simples.

Na prática é conveniente preparar e organizar a mudança de casa para que tudo se torne mais simples, rápido e eficaz. A título de exemplo, saiba que um apartamento com dois quartos, vai demorar-lhe mais ou menos seis semanas para organizar e empacotar tudo, por isso, comece já para que tudo seja feito com calma e nada se perca ou estrague no processo.

8 dicas para que seja mais fácil mudar de casa

1. Arrume tudo com antecedência

Nada de deixar para a última hora as arrumações. Comece com tempo a preparar a mudança. Deve decidir o que quer levar para a nova casa e começar desde logo a encaixotar. O ideal é que arrume tudo por divisões e faça um inventário de tudo o que tem para transportar.

Neste processo de arrumação deve começar pelos itens que menos usa ou não vai necessitar até à mudança e deixar as que mais usa para os últimos dias. E claro, não se esqueça de identificar o conteúdo de todas as caixas, bem como a divisão a que se destina na casa nova. Assim, na mudança, essa caixa pode ser colocada já na divisão certa e facilita o trabalho a quem vai carregar e arrumar.

2. Proteja os materiais e móveis mais frágeis

Móveis, louças, candeeiros, espelhos, eletrodomésticos ou tudo o que se possa partir, riscar ou de qualquer forma danificar. Para isso use plástico de bolhas, mantas, cobertores, toalhas e até meias velhas para proteger os seus bens e garantir que chegam à nova casa em perfeitas condições.

3. Guarde as peças pequenas num saco resistente

Se vai mudar de casa vai ter que desmontar móveis e, portanto, convém que guarde as peças desses móveis num saco resistente e bem fechado para evitar que se percam. Melhor ainda, cole o saco, com fita que não danifique, no móvel respetivo para que no final não lhe falte nada.

4. Analise as possibilidades de transporte

Se tem amigos ou familiares com grandes carinhas que o possam ajudar na mudança, melhor. Caso contrário, comece por pedir orçamentos a empresas de transporte e agende o quanto antes a data da mudança. Para quem odeia mudanças e pode pagar, algumas até tratam da embalagem do recheio e limpeza da nova casa (não esqueça o seguro!).

5. Faça das listas as suas melhores amigas

No meio de toda a azáfama que é mudar de casa será fácil deixar algo para trás ou por fazer. Para evitar que isso aconteça faça listas de tudo. Do que quer levar, do que precisa de fazer e dos prazos para cada uma das tarefas. A organização é fulcral numa mudança de casa. E acredite que uma boa lista pode fazer toda a diferença.

6. Trate de todos os serviços

Ou seja, água, eletricidade, gás, telecomunicações. Aqui deve ter em atenção duas coisas. O cancelamento do serviço na morada antiga e a ativação dos mesmos na nova casa. Pode sempre contactar as suas companhias de serviços para saber se é possível e como pode transferir os serviços de uma morada para a outra.

7. Artigos de valor ficam sempre perto de si

Ao mudar de casa, leve consigo os artigos de valor, como joias. De nada lhe serve fotografar estes artigos como segurança, caso desapareçam. Não corra riscos.

8. Não compre comida antes de mudar de casa

Se vai mudar de casa deve tentar esgotar todos os alimentos que têm no frigorífico, no congelador e na despensa. Lembre-se que será necessário descongelar a arca para o transporte.

Veja também: