Helena Peixoto
Helena Peixoto
10 Set, 2019 - 09:17
Como descongelar o congelador sem mistérios

Como descongelar o congelador sem mistérios

Helena Peixoto

Saber como descongelar o congelador não só é essencial como o caminho certo para prolongar a vida do eletrodoméstico. Siga as nossas dicas.

O artigo continua após o anúncio

Certamente que já reparou nesta questão: com o tempo, o nosso congelador começa a ganhar uma grossa camada de gelo acumulada. Como tal, é importante saber como descongelar o congelador, porque apesar de poder achar que a acumulação de gelo não tem problema, a verdade é que essa camada não só reduz a eficiência do eletrodoméstico, como aumenta bastante a conta no final do mês!

Para além disso, esse gelo ocupa espaço desnecessário, tornando bem mais complicado de colocar coisas no congelador e, mais importante que isso, impede o correto funcionamento do congelador, o que faz com que, consequentemente, não conserve corretamente os alimentos.

É importante que saiba como descongelar o congelador da forma mais rápida, eficiente e sem causar dano e é precisamente sobre esse tema que lhe vamos falar neste artigo.

6 simples passos para saber como descongelar o congelador

Saber como descongelar o congelador não tem grande mistério, na verdade! Se seguir as nossas indicações e tiver em conta as boas práticas na manutenção deste eletrodoméstico, conte com muitos anos de vida saudável deste seu companheiro refrigerador!

como descongelar o congelador

1. Desligar o congelador

Antes de começar a fazer o que quer que seja, o primeiro passo de todos é o de desligar o congelador da tomada. Verifique que está tudo desligado e que a tomada está bem segura. Eetire-a do chão para evitar que se molhe caso caia alguma água.

2. Esvaziar totalmente o congelador

Depois de desligado, retire tudo o que lá tiver dentro, desde alimentos a couvetes de gelo e outros acessórios. E, claro, não se esqueça de colocar os seus alimentos idealmente num outro congelador. Se não tiver essa possibilidade, coloque os alimentos num local bem fresco.

3. Remover o gelo

Entramos agora no passo mais sensível de todo o processo de como descongelar o congelador: remover o gelo a mais. Para o fazer, verifique primeiro se o gelo já começa a amolecer. Nunca force a sua retirada pois pode danificar as paredes e grelhas do eletrodoméstico!

Como auxiliar pode utilizar uma espátula de plástico (acessórios de metal e pontiagudos são absolutamente proibidos) e deve utilizá-la apenas para dar uma ajuda aos blocos maiores de gelo. Nunca force a saída do gelo.

O artigo continua após o anúncio

4. Deixar secar muito bem

Se está a descongelar o seu congelador, é importante que o faça de forma eficaz. E o que quer isto dizer? Que não deve passar nenhuma etapa. E a etapa da secagem é igualmente importante! Durante todo a processo, tenha sempre à mão alguns baldes ou bacias para ir colocando o gelo e água que vão saindo do congelador e vá absorvendo a água em excesso da água do congelador com panos.

Repita o processo até verificar que já não há água em excesso no seu congelador.

5. Aguardar o tempo necessário

O passo número 5 do nosso guia de como descongelar o congelador é na verdade mais um alerta do que um passo. É importante que seja paciente e que aguarde o tempo necessário no processo de descongelação! Dependendo da quantidade de gelo acumulado e do tamanho do seu equipamento, o descongelamento pode durar pelo menos 2 horas.

Depois de eliminar os vestígios de gelo e de secar bem o interior e porta do congelador, deve deixar o congelador desligado mais umas horas.

6. Voltar a colocar os alimentos no congelador

Depois de ter terminado essa operação, aí, então, pode colocar todos os alimentos de volta no congelador. E agora, veja bem o seu congelador: novo em folha!

Dicas para acelerar o derretimento do gelo

No processo de descongelação do congelador, existem algumas dicas extra que pode sempre utilizar a seu favor, especificamente na hora de tentar acelerar o processo de derreter o gelo. Anote estas dicas que recolhemos para si!

1. Água quente

Um truque muito utilizado e totalmente natural para ajudar a acelerar o processo de descongelação é a água quente. Para a utilizar, basta colocar dentro do congelador um recipiente cheio de água quente, ou então utilizar um borrifador com a mesma.

O que vai acontecer é que o vapor da água vai ajudar ao gelo a derreter mais rápido. Se colocar o recipiente com a água e fechar o congelador, em cerca de meia hora o processo estará completo. Se adicionar vinagre ou bicarbonato de sódio à mistura, os resultados serão ainda melhores.

O artigo continua após o anúncio

2. Secador

O secador é um truque bem antigo mas sempre eficaz na hora de descongelar o congelador mais rapidamente. Como fazê-lo? Aponte um secador do cabelo para o interior do congelador e o ar quente vai descongelar rapidamente o gelo que se encontra mais encrostado.

No entanto, tenha muito cuidado ao utilizar esta técnica: não pode tocar com o secador no gelo, na água ou no congelador, pelo bem da sua segurança!

Agora que já sabe como descongelar o congelador não se esqueça de realizar esta tarefa pelo menos duas vezes ao ano. Se verificar que o seu equipamento acumula gelo muito rapidamente reduza essa periodicidade para de 3 em 3 meses!

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp