Dicas para poupar em família

Quer ter mais dinheiro no fim do mês? Gostava de fazer uma viagem familiar? Veja alguns conselhos para poupar com a ajuda da sua família

Dicas para poupar em família
Como poupar sem mudar o seu estilo de vida?
  • Definir um objetivo comum pode servir de motivação para implementar novos hábitos familiares

1. Objetivo comum

Definir um objetivo é o primeiro passo para concretizar qualquer desejo ou plano e, no caso da poupança, aplica-se o mesmo princípio. Pode ser uma viagem, uma ida a algum lugar que a sua família sempre quis visitar, o importante é que sirva de motivação para implementar os hábitos necessários.


2. Saldos

Aproveite os saldos para adquirir aquelas peças básicas que, inevitavelmente, tem de comprar todos os anos. Sobretudo se tem crianças pequenas, para que gastar mais do que é preciso num casaco que só vai ser aproveitado durante um inverno? Torne-se um expert no que toca a saldos e compre de forma inteligente.


3. Lazer

O facto de querer poupar e de ter um objetivo específico não quer dizer que tenha de ficar em casa sem fazer nada. Existem muitas alternativas para se divertir em família sem ter de gastar dinheiro, como atividades ao ar livre ou, por exemplo, fazer uma sessão de cinema em casa em vez de ir ao cinema. Envolva os mais novos neste tipo de decisões e descubra novas maneiras de os manter entretidos. 


4. DIY

Antes de chamar um profissional, quando surgir qualquer problema em casa tente descobrir antes se consegue repará-lo por si próprio. Já seja artigos ou em forma de vídeo, existem muitos recursos de ajuda para qualquer área.


5. Cultivar

Se tiver espaço, faça uma pequena horta para cultivar alguns alimentos. Vai gastar menos em produtos frescos, vai melhorar a qualidade da sua alimentação e, ao mesmo tempo, pode partilhar esta atividade com o resto da família e encontrar uma maneira de entreter as crianças.


6. Fazer um jogo

Sobretudo quando há crianças envolvidas num projeto comum, é preciso encontrar maneiras de as motivar a participar e a perceberem a importância do mesmo. Por isso, para além de definir um objetivo final, torne a ideia de poupar um jogo com recompensas. Pode aplicar isto a pequenos hábitos como não esquecer de apagar as luzes ou poupar na água, por exemplo.


Veja também: