Luísa Santos
Luísa Santos
15 Jan, 2019 - 02:37
5 apps para quem anda de transportes públicos

5 apps para quem anda de transportes públicos

Luísa Santos

Se está farto de perder tempo a ver horários e preços de bilhetes, fique a conhecer estas apps ideais para quem anda de transportes públicos.

O artigo continua após o anúncio

Seja de metro, autocarro ou comboio, a verdade é que muitas vezes tem de consultar preços e horários em diferentes sites e, quando dá por si, já se perdeu da informação que realmente precisava. Por isso, damos-lhe a conhecer algumas apps para quem anda de transportes públicos que lhe vão poupar muito tempo e até dinheiro.

Anda de transportes públicos? 5 apps que vai querer instalar

app transportes publicos

Moovit

Possivelmente, a app mais usada a nível mundial quando o assunto é transportes públicos, bem como todos os horários e preços envolvidos. Se precisa de saber o trajeto mais curto entre um ponto A e um ponto B, utilize a Moovit, que lhe dá informações sobre todos os transportes disponíveis.

Tudo o que precisa de fazer é de escolher um ponto de partida e um de chegada, e esta app facilmente lhe dará o percurso mais rápido para lá chegar. Pode ainda consultar os alertas, caso eles existam, sobre acidentes, perturbações ou outras ocorrências que tenham acontecido.

Pode descarregar o Moovit gratuitamente na Play Store e na App Store.

Anda

A Anda é a nova aplicação de transportes do Grande Porto. Tal como o nome indica, este software vem “substituir” o conhecido Andante, cartão que permite andar nos transportes portuenses. Ainda que, hoje em dia, ambos coexistam, a ideia é agilizar tanto o processo de carregamento como do próprio transporte.

Com a Anda, basta associar uma conta bancária para que todos os seus pagamentos sejam feitos à medida que faz uma nova viagem, sem que tenha de comprar mais um título numa das máquinas de cada estação. Tudo o que precisa de fazer é de aproximar o seu smartphone ao dispositivo onde, por norma, aproxima o Andante.

Atualmente, esta aplicação só está disponível em Android, na Play Store, de forma gratuita.

Lisboa Viagem

Num contexto diferente, surge a Lisboa Viagem, uma app que lhe permite consultar os trajetos mais curtos a fazer entre um ponto de partida e um de destino. Com esta aplicação, pode aceder aos percursos mais rápidos dos transportes públicos de Lisboa, que garante sempre o trajeto mais simples.

O artigo continua após o anúncio

Pode também guardar um percurso que já tenha feito ou que, futuramente, queira fazer, ao qual pode aceder sempre que quiser. Com esta app pode ainda consultar horários, que estão disponíveis 15 dias antes daquele em que pretende viajar, para além de preços de bilhetes e outras informações úteis.

Para já, esta aplicação só está disponível para Android, na Play Store.

Suprimidos.pt

Se os seus percursos diários dependem dos comboios portugueses, então utilize esta ferramenta que lhe indica todas as supressões ocorridas, bem como a indicação das linhas em que aconteceram, quais as operadoras, as horas e também os tipos de comboio.

Através deste software pode também consultar os atrasos nas linhas ferroviárias portuguesas. Trata-se de informações que, ainda que direcionadas para os comboios, se revela muito útil nesse mesmo sentido e pode ser consultada no seu smartphone a qualquer altura.

Pode descarregar o Suprimidos.pt gratuitamente na Play Store e na App Store.

TPP

Uma aplicação que está para chegar e que, atualmente, já reúne a aceitação de 12 operadores diferentes a nível nacional. A pensar, sobretudo, nos estudantes portugueses, a TPP quer reunir todos os mapas, horários e bilhetes disponíveis nos transportes de todo o país.

À semelhança de outras aplicações desta lista, também a TPP indica os trajetos mais rápidos entre uma partida e um destino, pelo que a sua base de funcionamento se baseia essencialmente nesta dinâmica. Futuramente, pretende-se também que esta app funcione com boleias – que podem ser pedidas por alguém que precise e recebidas por alguém que se encontre nas imediações.

Veja também:

O artigo continua após o anúncio
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp