Os 10 piores alimentos no supermercado que deve evitar

Alguns produtos podem ser baratos para a carteira, mas muito caros para a saúde. Descubra neste artigo quais os piores alimentos no supermercado.

Os 10 piores alimentos no supermercado que deve evitar
Conheça os alimentos que não deve comprar

Quando vai às compras há uma série produtos de comer com os olhos – expostos com cores bonitas, ótimo aspeto e a prometer uma refeição prática e rápida, tudo para convencê-lo a levá-los consigo para casa. Mas, na verdade, podem muito bem ser dos piores alimentos no supermercado e podem ser inimigos da sua saúde.

Neste artigo, vamos dar alguns exemplos, sem nenhuma ordem em particular, e vamos ajudá-lo a optar por versões um pouco mais saudáveis.

10 piores alimentos no supermercado

1. Iogurtes de sabores e smoothies de fruta

iogurte

Geralmente, os iogurtes com fruta e de sabores vêm com uma dose extra de açúcar. A fruta em si já tem açúcar e ainda são adicionados açúcares na composição do iogurte. Ao ler o rótulo, para além do “açúcar”, este costuma aparecer mascarado com outros nomes como “maltose”, “sacarose”, “dextrose”.

Em alternativa, procure, por exemplo, iogurtes gregos com menos de 12 gramas de açúcar para se assegurar que está a consumir mais proteína do que açúcar. Desta forma, irá sentir-se sem fome durante mais tempo.

2. Molho de tomate

molho de tomate

Segundo o biólogo e nutricionista Juan Revenga, em entrevista ao El País, cada embalagem de molho de tomate tem o dobro das calorias em relação ao que é feito em casa. Os molhos comprados no supermercado podem ser práticos, mas contêm grandes quantidades de açúcar e de gordura.

Faça em casa os seus próprios molhos com tomate fresco ou use alternativas como o azeite ou as ervas aromáticas.

3. Refrigerantes

refrigerantes

Estas bebidas são compostas por grandes quantidades de açúcar e, por isso, estão na lista de piores alimentos no supermercado. Mesmo que tenham fruta natural e não tenham conservantes nem corantes, há sempre açúcar adicionado a estes sumos.

Em alternativa, faça os seus próprios sumos de fruta em casa ou opte por beber água às refeições.

Uma dica: se tiver mesmo de comprar sumo no supermercado, esteja atento aos rótulos. Para o ajudar, a Direção-Geral de Saúde criou um descodificador de rótulos que pode ter consigo no telemóvel sempre que for às compras.

4. Snacks e alimentos processados

processadosFonte: Flickr/Marco Verch

Enchidos, fiambre, queijo, carnes processadas. Todos estes alimentos têm grandes quantidades de sódio, ou seja de sal, e de gorduras saturadas e praticamente não têm fibras.

Opte por levar na lancheira para o trabalho snacks como frutos secos ou fruta. Para pôr no pão uma alternativa mais saudável pode usar, por exemplo, um pouco de compota sem açúcar ou manteiga vegetal feita em casa.

5. Batatas fritas congeladas

batatas fritas

É outro dos alimentos para riscar da lista, segundo o nutricionista Juan Revenga. Estas batatas, por serem pré-fritas, estão geralmente cheias de óleo e ainda vão absorver mais quantidade quando as puser na fritadeira. É melhor fazer em casa as suas próprias batatas fritas ou fazer batatas no forno, substituindo-as até por batata-doce.

6. Bolos com gorduras trans

donuts

Entre 35% a 40% da composição de bolos como os donuts são gorduras trans. Este é o pior tipo de gordura que se pode ingerir. Para além disso este tipo de produtos – nos quais também se podem incluir queques tipo muffins com coberturas – merecem destaque numa lista de piores alimentos no supermercado pois estão cheios de açúcar e de aditivos alimentares.

Em alternativa, pode fazer os seus próprios bolos em casa numa versão mais saudável, substituindo o açúcar refinado, por exemplo, por açúcar amarelo ou tâmaras.

7. Maionese e molhos de salada

molho salada

É capaz de destruir uma boa salada. A maionese de supermercado é, geralmente, composta por açúcar, sal e gorduras saturadas. Em alternativa, numa salada por exemplo, deve evitar colocar maionese ou outros molhos próprios para saladas, usando para tempero ervas aromáticas e pouca quantidade de azeite.

8. Manteiga de amendoim

manteiga de amendoim

A maioria das manteigas de amendoim à venda em supermercados leva grandes quantidades de açúcar e de conservantes. Este facto faz com que um alimento que podia ser saudável se torne num dos piores alimentos no supermercado.

Pode fazer em casa, em alternativa, a sua própria manteiga de amendoim.

9. Pipocas

pipocas

O preço das pipocas de supermercado é muito apetecível, sobretudo quando comparado com as do cinema. No entanto, apesar de serem baratas para a carteira, ficam caras à saúde. Segundo o nutricionista espanhol Juan Revenga, as pipocas industrializadas têm grandes quantidades de gordura.

Faça as suas próprias pipocas em casa usando óleo de coco ou azeite. Outra dica é, em vez de pôr açúcar, usar canela.

10. Gelados

gelado

Adora visitar as arcas de gelados no supermercado? Os gelados têm açúcar, corantes e conservantes que deve mesmo evitar, mesmo os que são sorvetes e compostos maioritariamente por água. Faça os seus próprios gelados em casa, usando, por exemplo, fruta madura congelada (como banana e morangos).

Costuma comprar alguns dos piores alimentos no supermercado? Pense duas vezes antes de os comprar e dê prioridade à sua saúde. Outra dica importante é não ir às compras com fome. Se não tiver comido terá tendência a comprar estes alimentos por impulso ou a comprar mais quantidade do que o que devia.

Veja também: