8 razões para andar sempre cansado

Hábitos alimentares, sedentarismo, estilo de vida ou questões relacionadas com a saúde podem estar relacionados com o facto de andar sempre cansado.

8 razões para andar sempre cansado
Sente-se sempre cansado?

Ultimamente ou em alguns períodos da sua vida, sentiu-se/sente-se sempre cansado? Sente-se, regularmente, excessivamente cansado sem existir uma razão aparente?

Sentir-se sempre cansado pode estar relacionado com hábitos do dia-a-dia (estilo de vida, alimentação, profissão, fase da vida, etc.) e ser facilmente resolvido com alterações de rotinas. No entanto, andar sempre cansado também pode estar associado a questões mais graves de saúde. Confira 8 possíveis razões para andar sempre cansado.

Sente-se sempre cansado? 8 possíveis razões


Não beber água suficiente

O facto de estar desidratado, ainda que ligeiramente, tem influência nos níveis de energia. Isto porque a desidratação provoca uma redução de volume sanguíneo, tornando o sangue mais espesso, o que, por sua vez, faz com que o coração bata com menor eficácia, diminuindo a velocidade a que o oxigénio e os nutrientes chegam aos músculos/órgãos. Daí a importância de se manter hidratado.

beber agua

Anemia

Um dos sintomas mais comuns de anemia é, precisamente, o facto de estar sempre cansado, por vezes acompanhado de falta de ar, por exemplo, quando é realizado um esforço mais intenso.

A anemia é uma doença que resulta da diminuição do número de glóbulos vermelhos no sangue ou da diminuição do conteúdo de hemoglobina no sangue para valores inferiores aos normais. Assim, deve ser tratada com a maior brevidade possível. Pode estar associada, entre outras, a doenças intestinais, falta de ferro ou alcoolismo.

Problemas da tiroide

Se está com um problema da tiroide, seja por produção excessiva das hormonas tiroideas (hipertireoidismo), seja por produção insuficiente de hormonas tiroideas (hipotiroidismo) vai sentir-se sempre cansado e com falta de energia.

Nódulos no pescoço ou oscilações de peso, por exemplo, são outros sintomas muitas vezes relacionados com doenças da tiroide.

Falta ou excesso de exercício

O sedentarismo é uma das principais causas para andar sempre cansado. A prática regular de exercício – pelos menos 20 minutos, três vezes por semana – para quem era sedentário vai melhorar os sintomas de cansaço (a menos que o cansaço esteja relacionado com um problema de saúde).

A prática regular de exercício deve ser mantida mesmo quando se sente cansado após a mesma, ou seja, não deve ‘saltar’ a atividade física. No entanto, ainda que seja fundamental, a atividade física também não pode ser excessiva.

exercício

Depressão

Sentir-se sempre cansado, sem vontade de sair da cama de manhã, com dificuldade em adormecer (insónias) ou falta de apetite, são sintomas que podem estar relacionados com uma depressão. Quando estes sintomas são recorrentes, deve recorrer a ajuda especializada (médico, psicólogo).

Não dormir o suficiente

Esta é outra das razões mais comuns para se sentir sempre cansado. Por diversas razões, são muitas as pessoas que não dormem o número de horas suficientes, correndo riscos de saúde. O consumo de cafeína ou bebidas alcoólicas antes de se deitar são duas das práticas que podem exponenciar a falta de sono. Dormir bem é fundamental para ter energia.

Passar o pequeno-almoço

É comummente conhecida a relevância de um bom pequeno-almoço e é sabido que se trata de uma refeição extremamente importante para reativar o metabolismo e restabelecer energias. Ainda assim, muitas vezes, o pequeno-almoço é esquecido. Tome pequenos-almoços nutricionalmente completos.

pequeno-almoço

Doença cardíaca

O cansaço pode estar relacionado com uma insuficiência cardíaca não diagnosticada porque o coração não consegue acompanhar as necessidades de sangue no corpo. Consulte um médico se sentir dificuldades em praticar desporto ou em cumprir os exercícios físicos habituais.

Veja também: