Publicidade:

13 receitas caseiras para hidratar o cabelo

Descubra algumas formas simples e baratas de manter os fios saudáveis e luminosos: temos para si 13 receitas caseiras para hidratar o cabelo.

13 receitas caseiras para hidratar o cabelo
Mantenha os seus cabelos saudáveis e brilhantes

Um cabelo brilhante e saudável é sempre bom motivo de admiração – e orgulho, claro. Por isso mesmo, a saúde capilar deve estar debaixo de olho e, como se sabe, é preciso recorrer à correta hidratação dos fios. Até aqui, nada de novo – certo? O que também não é novidade é que tem ao seu dispor uma imensidão de produtos que prometem uma cabeleira perfeita. O problema é que nem sempre são baratos e, pior, nada garante que sejam benéficos para o cabelo. Mas, temos boas notícias para si: 13 receitas caseiras para hidratar o cabelo de forma ecónomica.

Sim, leu bem. A verdade é que não precisa de gastar rios de dinheiro para ter um cabelo bonito, saudável e sedoso. Há vários produtos – muitos dos quais até tem na sua despensa – que pode usar para realizar a hidratação capilar. Não acredita? Então, prepare-se para descobrir um mundo de receitas de máscaras de hidratação capilar caseiras.

Receitas caseiras para hidratar o cabelo

cabelo

Para todos os tipos e cabelo

1. Máscara de banana e mel

Amasse uma banana e misture com 2 colheres de sopa de mel, 5 gotas de óleo de amêndoas ou extrato de baunilha e a clara de um ovo. Aplique a mistura por todo o comprimento do cabelo mas insista mais nas pontas. Deixe por 15 minutos e lave bem com água.

2. Máscara de Maizena

O amido de milho mais conhecido por farinha Maizena possui dezenas de propriedades, daí que seja utilizado tanto na cozinha, como nos cuidados de cabelo e pele. De forma isolada, não produz efeitos – apenas que quiser usar como champô seco caseiro, pulverizando o cabelo com um pouco de farinha, que absorve a oleosidade – mas quando combinada com alguns ingredientes justifica toda a sua fama de super-produto!

Combinando a Maizena com alguns ingredientes vai potenciar os resultados desta receita caseira para hidratar o cabelo. Por exemplo:

  • Adicione duas colheres de Maizena a uma porção de água e leve ao fogão em lume brando, até obter uma pasta espessa. Deixe arrefecer um pouco e distribua pelo meio do cabelo até ás pontas e deixe atuar por cerca de 30 minutos. Enxágue bem com água.
  • Para cabelos lisos e soltos, misture 200 ml de leite (quanto mais gordo, melhor), 2 colheres de Maizena e duas gotas de algum óleo de hidratação (coco ou ricínio, por exemplo). Misture até obter uma pasta homogênea e aplique no cabelo limpo e seco. Separe várias madeixas e aplique a máscara com um pincel. Faça também massagens por todo o couro cabeludo, que fazem gerar calor e ajudam na penetração dos nutrientes, nos fios de cabelo.
  • Para cabelos encaracolados, adicione junte 100 ml de leite ou água, 1 colher de sopa de amido de milho (Maizena), 1 colher de condicionador ou máscara, 2 colheres de sopa de açucar e 2 colheres (de sopa) de óleo vegetal (óleo de coco, de amêndoas, rícinio ou azeite). Misture o líquido (o leite ou água e a maizena, para dissolver. Leve ao fogo, em lume brando e deixe formar um preparado espesso. Acrescente o creme e o óleo e misture bem. Por fim coloque o açúcar e mexa, mas não muito, pois os grãos de açúcar ajudarão a esfoliar o cabelo. Aplique no cabelo previamente lavado e massaje. Pode colocar uma touca e deixe assentar por 30 minutos. Lave bem o cabelo com água.

3. Máscara de óleo de coco

Aplicar diretamente o óleo de coco e deixar o cabelo envolto numa toalha, durante 1 hora.

4. Máscara de ovo

1 ovo, 1 banana, 3 colheres de sopa de mel, 3 colheres de sopa de leite e 5 colheres de sopa de azeite de oliva. Aplique no couro cabeludo da raíz até às pontas e deixe por 20 minutos . Lave normalmente.

5. Máscara de abacate

Esta máscara é muito nutritiva e ajuda a tratar o cabelo seco. Triture metade de um abacate e adicione 1 colher de azeite e 1 gema de ovo. Deixe atuar por cerca de 1 hora e retire com água fria.

6. Máscara de iogurte

As máscaras de iogurte são uma das melhores receitas caseiras para hidratar o cabelo. Basta misturar um iogurte natural, 1 ovo e se quiser reforçar ainda mais, adicione 1 cápsula de vitamina E. Aplique no cabelo húmido e deixe atuar por cerca de 1 hora. Lave bem o cabelo após a máscara.

Para cabelos oleosos

7. Máscara de abacate e azeite

  • Abacate
  • Azeite
  • Água
  • Creme de leite

Misture 1 abacate, 2 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de água e 2 colheres de creme de leite num recipiente. Misture todos os ingredientes e de seguida, aplique a mistura no seu cabelo. Deixe atuar por cerca de 20 minutos e lave bem com água morna.

Para cabelos secos

8. Máscara de mel e vinagre

  • 1/2 copo de azeite
  • 1/4 copo de mel
  • 1/4 de copo de vinagre (para dar brilho)
  • 1 ovo

Junte todos os ingredientes num recipiente e coloque o azeite em último lugar. Aplique no cabelo com este molhado e enrole uma toalha morna à volta do cabelo. Deixe atuar por cerca de 30 minutos e lave com água morna, com os produtos que habitualmente usa. Esta máscara é forte e por isso, não deve aplica-la mais do que uma vez por semana.

9. Máscara de cenoura, que pode aplicar desde a raíz 

  • 1 colher de sopa de mel
  • 1/2 iogurte natural
  • 1/2 cenoura 

Triture todos os ingredientes até ficar com uma pasta. Aplique no cabelo seco, separando bem os fios de forma a distribuir bem o seu preparado. Como é menos agressiva, pode aplicar estes ingredientes na raíz, caso sinta que necessita.

Deixe por 20 minutos e retire com água morna. Lave o cabelo como habitualmente.

10. Super máscara

Se o seu cabelo está muito seco e danificado e precisa de uma força de intervenção poderosa, esta é A receita caseira para hidratar o cabelo:

  • 1 cápsula de vitamina E (à venda em supermercados e farmácias)
  • 1 cenoura
  • ½ abacate
  • 1 iogurte natural
  • 1 colher de sopa de mel

1 colher de sopa de óleo de amêndoas doces (à venda em farmácias e supermercados)

Misture todos os ingredientes (recorra à trituradora, se necessário) e aplique no cabelo seco. Depois de aplicado o preparado, penteie com um pente de madeira e de dentes largos. Para potenciar os efeitos desta super máscara, cubra a cabeça com papel de alumínio e deixe atuar durante 40 minutos. Retire com água morna – é importante que lave bem pois, uma vez que estes ingredientes são alimentos, se deixar resíduos no seu cabelo estes apodrecerão e poderão causar maus cheiros. Aplique condicionador para selar as pontas.

As infalíveis


Sim, acredite: só precisa dos ingredientes certos. As receitas são simples e os resultados – diz quem já experimentou – não desiludem. Aqui ficam algumas possibilidades.

11. Máscara de chocolate 

hidratar cabelo

O chocolate não serve apenas para matar a sua gula. O seu cabelo também pode beneficiar das propriedades desta delícia. Esta máscara é recomendada para quem tem cabelos secos e desidratados, devendo mesmo ser evitada por quem tem tendência para cabelos oleosos – porque a gordura do chocolate não cai bem neste tipo de fio.

  • 200 ml de água (1 copo)
  • 2 colheres (de sobremesa) de amido de milho
  • 1 colher (de sopa) de chocolate em pó
  • 2 colheres (de sopa) de creme de hidratação
  • 1 colher (de sobremesa) de mel

Para preparar esta máscara só precisa de misturar o amido de milho, o chocolate e a água e levar ao lume até engrossar e ficar com o aspecto de um creme. Quando estiver pronto, retire do lume e acrescente o mel e o creme de hidratação. Depois, aplique a máscara e massage bem. Coloque uma touca de alumínio e deixe atuar durante cerca de 30 a 40 minutos. Ao fim desse tempo, enxague com água fria.

12. Máscara de argila 

hidratar cabelo

Uma boa opção para combater a oleosidade dos cabelos.

  • 2 colheres (de sopa) de argila
  • ½ chávena de chá de água mineral

A preparação não podia ser mais simples. Só tem que misturar os ingredientes até obter uma massa de consistência homogénea. Depois é só aplicar a máscara por todo o cabelo e deixar atuar durante 20 minutos. Depois, lave o cabelo com água morna.

13. Máscara de mel e abacate 

hidratar cabelo

As propriedades suavizantes, antioxidantes e adstringentes do mel fazem com que esta máscara seja indicada para cabelos secos, frágeis, sem brilho, danificados e porosos. No entanto, vale também salientar que não há advertências e que pode ser usada em qualquer tipo de cabelo.

O abacate possui óleos essenciais muito benéficos quando o assunto é hidratar o cabelo. O resultado: mais elasticidade, resistência, brilho e suavidade.

  • 3 colheres (de sopa) de mel
  • 2 colheres (de sopa) de azeite
  • ½ abacate amassado

Misture todos os ingredientes até obter uma mistura homogénea e aplique no cabelo, massajando-o e tendo o cuidado para evitar a raiz. Deixe atuar durante 20 minutos e enxague.

Quem disse que só no cabeleireiro ou recorrendo a produtos caros pode hidratar o cabelo e apresentar uns fios saudáveis e viçosos? Nada disso. O cuidado com o seu cabelo começa em casa e mantê-lo hidratado pode ser mais simples do que pensava até agora.

Fazer máscara de hidratação 1 vez por semana é, para além de valioso para o cuidado do seu cabelo, uma boa forma de dedicar tempo a si mesma. Quase todas as máscaras necessitam de atuar durante algum tempo, o que é óptimo pois pode rentabilizar este tempo enquanto faz outras tarefas ou pode aproveitar para se dedicar ao cuidado da sua pele, por exemplo. Fazer uma esfoliação ou então, usar os euros que poupa com receitas caseiras para hidratar o cabelo e porque não, uma sessão de online shopping?

Veja também: