Ana Araújo
Ana Araújo
18 Out, 2017 - 12:11

Águas detox: 5 boosts de nutrientes e hidratação

Ana Araújo

Águas detox: conciliar o poder de hidratação da água, com a capacidade desintoxicante de alguns alimentos. Conheça 5 águas aromatizadas.

Águas detox: 5 boosts de nutrientes e hidratação
O artigo continua após o anúncio

Pepino, ananás e gengibre são alguns dos alimentos com reconhecidas propriedades desintoxicantes. Ao adicionarmos água, conseguimos todo o poder das águas detox.

5 águas detox para todos os gostos

1. Água com pepino

placeholder-1x1

A água com pepino faz parte da lista das águas detox, sobretudo pelas propriedades do pepino, das quais se destaca a sua capacidade diurética.

A sua preparação é bastante simples: adicione entre 4 a 5 rodelas de pepino e a mesma quantidade de limão, num litro de água. Depois, é só aromatizar com algumas folhas de hortelã. Pode ainda enriquecer a sua água adicionando gomos de toranja. Por outro lado, o facto de ser um citrino, garante à toranja bastantes benefícios, entre os quais: o normal funcionamento dos intestinos, ajudar a emagrecer e retardar o envelhecimento.

2.  Água com melancia

placeholder-1x1

Água + melancia = boost de hidratação! Mas, a esta equação temos ainda de acrescentar outro elemento: o licopeno. Esta é a substância responsável por dar a cor vermelha à melancia. Por outro lado, está também associada a um menor risco de cancro, através das suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

A preparação desta água com superpoderes de hidratação, resume-se a cortar a melancia em quadrados, juntar sumo de meio limão e algumas rodelas. Por fim, coloque umas folhas de manjericão e… desfrute.

3. Água com ananás

placeholder-1x1

Da listagem de águas detox faz parte uma água com um apontamento tropical. Para além de ser um alimento que sacia, o ananás ajuda na dieta por ser uma fonte rica em água e fibras, uma vez que ajuda a drenar.

Por outro lado, ajuda ainda a reter o ferro no organismo, sendo que ainda ajuda a uma digestão mais tranquila e rápida. Além disso é muito rico em outros componentes que são benéficos para o organismo, nomeadamente: vitamina C, betacaroteno vitamina B e cálcio.

A receita é simples, mas apelativa: a 2 litros de água adicione o ananás cortado em quadrados.

O artigo continua após o anúncio

4. Água com framboesa e hortelã

placeholder-1x1

Rico em vitamina C, protetor cerebral, antirrugas natural e uma das frutas com menos açúcar! Todas as vantagens deste pequeno, mas poderoso fruto, e que, se ainda lhe juntarmos água, temos uma das águas detox mais poderosas.

Porém, podemos ainda juntar umas folhas de hortelã e conseguimos uma bebida com ainda mais frescura e mais poder, nomeadamente o facto de ajudar a reforçar o sistema imunitário.

5. Água com cerejas

placeholder-1x1

Apesar de serem águas detox não inviabiliza que estas águas aromatizadas não possam ter um dose extra de doçura! E as cerejas fazem parte da lista por essa mesma razão. Além de ser uma fruta rica em açúcares, as cerejas possuem uma vasta variedade de nutrientes e minerais como as vitaminas A, B1, B2, C, e também cálcio, ferro, flavonoides, lípidos, potássio, betacaroteno e antocianina.

Não devemos ainda esquecer as suas propriedades anti-inflamatórias, bem como o alívio da dor em processos inflamatórios como a artrite.

Como preparar as águas detox

Como vimos, a forma de preparar as água detox é bastante simples. Porém, há alguns aspetos a ter em conta na preparação das mesmas.

Deve preparar a água no dia anterior, e deixá-la repousar durante a noite. Deste modo, as propriedades e nutrientes da fruta vão passar para a sua água.

Outro aspeto que deve ter em conta, é o tempo em que as ervas aromáticas devem ser mantidas na água. Caso opte por adicionar hortelã ou manjericão, as ervas devem ser colocadas apenas 4 horas antes de consumir a água.

Veja também:

O artigo continua após o anúncio