Pepino, ananás e gengibre são alguns dos alimentos com reconhecidas propriedades desintoxicantes. Ao adicionarmos água, conseguimos todo o poder das águas detox.
5 águas detox para todos os gostos
1. Água com pepino
![placeholder-1x1](https://cdn.e-konomista.pt/uploads/placeholder-1x1.jpg)
A água com pepino faz parte da lista das águas detox, sobretudo pelas propriedades do pepino, das quais se destaca a sua capacidade diurética.
A sua preparação é bastante simples: adicione entre 4 a 5 rodelas de pepino e a mesma quantidade de limão, num litro de água. Depois, é só aromatizar com algumas folhas de hortelã. Pode ainda enriquecer a sua água adicionando gomos de toranja. Por outro lado, o facto de ser um citrino, garante à toranja bastantes benefícios, entre os quais: o normal funcionamento dos intestinos, ajudar a emagrecer e retardar o envelhecimento.
2. Água com melancia
![placeholder-1x1](https://cdn.e-konomista.pt/uploads/placeholder-1x1.jpg)
Água + melancia = boost de hidratação! Mas, a esta equação temos ainda de acrescentar outro elemento: o licopeno. Esta é a substância responsável por dar a cor vermelha à melancia. Por outro lado, está também associada a um menor risco de cancro, através das suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
A preparação desta água com superpoderes de hidratação, resume-se a cortar a melancia em quadrados, juntar sumo de meio limão e algumas rodelas. Por fim, coloque umas folhas de manjericão e… desfrute.
3. Água com ananás
![placeholder-1x1](https://cdn.e-konomista.pt/uploads/placeholder-1x1.jpg)
Da listagem de águas detox faz parte uma água com um apontamento tropical. Para além de ser um alimento que sacia, o ananás ajuda na dieta por ser uma fonte rica em água e fibras, uma vez que ajuda a drenar.
Por outro lado, ajuda ainda a reter o ferro no organismo, sendo que ainda ajuda a uma digestão mais tranquila e rápida. Além disso é muito rico em outros componentes que são benéficos para o organismo, nomeadamente: vitamina C, betacaroteno vitamina B e cálcio.
A receita é simples, mas apelativa: a 2 litros de água adicione o ananás cortado em quadrados.
4. Água com framboesa e hortelã
![placeholder-1x1](https://cdn.e-konomista.pt/uploads/placeholder-1x1.jpg)
Rico em vitamina C, protetor cerebral, antirrugas natural e uma das frutas com menos açúcar! Todas as vantagens deste pequeno, mas poderoso fruto, e que, se ainda lhe juntarmos água, temos uma das águas detox mais poderosas.
Porém, podemos ainda juntar umas folhas de hortelã e conseguimos uma bebida com ainda mais frescura e mais poder, nomeadamente o facto de ajudar a reforçar o sistema imunitário.
5. Água com cerejas
![placeholder-1x1](https://cdn.e-konomista.pt/uploads/placeholder-1x1.jpg)
Apesar de serem águas detox não inviabiliza que estas águas aromatizadas não possam ter um dose extra de doçura! E as cerejas fazem parte da lista por essa mesma razão. Além de ser uma fruta rica em açúcares, as cerejas possuem uma vasta variedade de nutrientes e minerais como as vitaminas A, B1, B2, C, e também cálcio, ferro, flavonoides, lípidos, potássio, betacaroteno e antocianina.
Não devemos ainda esquecer as suas propriedades anti-inflamatórias, bem como o alívio da dor em processos inflamatórios como a artrite.
Como preparar as águas detox
Como vimos, a forma de preparar as água detox é bastante simples. Porém, há alguns aspetos a ter em conta na preparação das mesmas.
Deve preparar a água no dia anterior, e deixá-la repousar durante a noite. Deste modo, as propriedades e nutrientes da fruta vão passar para a sua água.
Outro aspeto que deve ter em conta, é o tempo em que as ervas aromáticas devem ser mantidas na água. Caso opte por adicionar hortelã ou manjericão, as ervas devem ser colocadas apenas 4 horas antes de consumir a água.
Veja também: