Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
26 Fev, 2020 - 12:33

Os benefícios do chá de pés de cereja que deve conhecer

Teresa Campos

Os benefícios do chá de pés de cereja ainda não são conhecidos de todos. Mas nós vamos contar-lhe quais são. Prepare-se para muitas vantagens.

Chávena de chá de pés de cereja

A cereja é uma fruta que surge em maior abundância no final da primavera e, além de deliciosa, permite fazer algumas receitas super saborosas e muito saudáveis, como a de chá de pés de cereja.

As vantagens de consumir este chá são tantas que, talvez, nem acredite, mas a verdade é que esta fruta guarda propriedades medicinais muito poderosas e que vale a pena conhecer. Se é um fã incorrigível de chá, então não deixe de experimentar este super chá de pés de cereja.

A cerejeira é uma planta medicinal. As suas folhas e frutos ajudam no tratamento de várias doenças, como infeções urinárias, artrite reumatóide, gota e inchaços. Os benefícios do chá de pés de cereja são, assim, diversos.

As suas substâncias principais, como nutrientes e minerais como as vitaminas A, B1, B2, C, cálcio, ferro, flavonoides, lípidos, potássio, betacaroteno, antocianina, taninos, sais potássicos e derivados de silício contribuem para o bom funcionamento do organismo e fazem deste chá uma bebida de consumo aconselhável.

Os benefícios do chá de pés de cereja

Chá feito com pés de cereja

Melhorar a saúde cardiovascular

Uma vez que possui substâncias antioxidantes, a cereja ajuda a proteger o coração dos radicais livres, melhorando a saúde das artérias. Por essa razão, este chá é aconselhado a pessoas com problemas coronários.

Combater a insónia

A cereja contém melatonina, uma hormona que induz o sono e ajuda a dormir. Assim, em caso de insónia, não hesite em beber este chá e verá como o sono aparecerá.

Tratar a obstipação

A cereja pode funcionar como laxante, por isso ajuda na saúde digestiva, sobretudo de quem sofre de prisão de ventre. Se é o seu caso, passe a incluir o chá de pés de cereja na sua dieta diária.

Reduzir o stress e o envelhecimento precoce

Os antioxidantes que combatem os radicais livres também ajudam a diminuir os níveis de stress e a contrariar o envelhecimento precoce.

Aliviar as dores musculares

Os flavonóides presentes no chá de pés de cereja ajudam a recuperação muscular, pelo que esta é uma bebida excelente para ser consumida após um treino ou uma prova de esforço físico.

Aumentar os níveis de energia

Os taninos existentes na cereja funcionam como fonte de energia, melhoram o humor e a disposição e até ajudam nos processos de emagrecimento. Imensas vantagens!

Além de todos estes benefícios, o chá de pés de cereja ainda é capaz de combater problemas urinários, inchaços, tensão alta, hiperuricemia, obesidade, gripe e resfriados. Contudo, tenha cuidado, pois o seu consumo excessivo pode causar diarreia.

Embelezar a pele

Como tem betacaroteno, este chá funciona como um excelente complemento alimentar, já que auxilia no melhoramento do estado da pele, unhas e cabelo. Além disso, ajuda a fortalecer o sistema imunitário, tornando-o mais saudável.

Aliviar a dor

Este aspeto é muito importante. Os pés de cereja têm propriedades anti-inflamatórias, graças à antocianina, o que ajuda no alívio da dor em processos inflamatórios como a artrite.  Por este motivo, existem almofadas cujo forro é composto por pés e caroços de cereja.

Chávena com chá para combater a retenção de líquidos
Não perca 8 chás para combater a retenção de líquidos que deve conhecer

Como preparar chá de cereja?

pés de cereja para preparar chá

Chá de cereja

Ingredientes

200 ml de água

Polpa de cerejas frescas

Sumo de meio limão

Modo de Preparação

  1. Misture a polpa e o sumo de limão.
  2. Acrescente à água fervente.
  3. Deixe arrefecer, coe e beba.

Chá de pés de cereja

Ingredientes

1L de água fervente

Pés de cereja, q.b.

Modo de Preparação

  1. Coloque os pés de cereja secos em 1L de água fervente, deixando apurar por 10 minutos.
  2. Coe, deixe arrefecer e beba.
Veja também