Tatiana Carvalho
Tatiana Carvalho
02 Out, 2017 - 14:23
Os benefícios do chá de pés de cereja

Os benefícios do chá de pés de cereja

Tatiana Carvalho

O chá de pés de cereja pode ser um bom suplemento diário. Conheça os seus benefícios.

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Fruta típica do final da primavera, a cereja pode ser utilizada de várias formas. O chá de pés de cereja talvez seja umas das maneiras mais simples de fazer uso desta iguaria no dia a dia.

A cerejeira, originária do sudoeste da Ásia, é uma das árvores mais adoradas no Japão por causa da sua beleza e efemeridade. Existem festivais dedicados inteiramente a esta árvore e pessoas que viajam de muitos lugares para as ver florescer.

cherry

Em Portugal, a região com produção mais representativa é a da Beira Interior e existe um leque de variedade muito grande de cerejas com oito variedades expressivas: Big Windsor, Napoleão Pé Comprido, Maring, São Julião, Big Burlat, Saco do Douro, Saco da Cova da Beira e Lisboeta.

Benefícios do chá de pés de cereja

Derivada da cerejeira, a fruta e os seus pés, ou pedúnculos, além de saborosos, são conhecidos pelas suas finalidades terapêuticas. A cereja possui uma vasta variedade de nutrientes e minerais como as vitaminas A, B1, B2, C e também cálcio, ferro, flavonoides, lípidos, potássio, betacaroteno e antocianina.

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o uso do chá de pés de cereja tornou-se muito popular. Pela presença da antocianina, que é inclusivamente a responsável pela coloração da fruta, a cereja tem alta eficácia contra os danos causados pelos radicais livres, bem como no alívio da dor em processos inflamatórios como a artrite.

Grande aliado na saúde do coração, o chá de pés de cereja auxilia na redução dos fatores de risco em doenças cardíacas, ao agir na melhoria das inflamações, diminuição da gordura corporal e controlo do colesterol. Contém ainda betacaroteno em muito mais quantidade do que os morangos e os mirtilos, por exemplo, o que faz com seja um complemento alimentar indispensável para quem procura melhorar o viço da pele, unhas e cabelo e manter saudável o sistema imunitário. O chá de pés de cereja é também amigo dos insones, pois contém melatonina, um hormónio regulador do sono.

Como preparar

Para preparar basta adicionar 3 colheres de sopa de pés de cereja secos para cada 1 litro de água a ferver. Deixar em infusão por aproximadamente 5 minutos e coar em seguida. O chá de pés de cereja pode ser consumido quente ou frio.

Caso esteja a usar pés de cereja frescos, as sementes podem ser armazenadas, secas e transformadas em recheio para uma almofada terapêutica, que, quando fria, pode ajudar com inchaços e inflamações e, quando quente, aliviar dores musculares.

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Onde comprar

O chá de pés de cereja pode ser encontrado nos hipermercados Continente e Jumbo, nas lojas Celeiro e em algumas farmácias.

Quanto custa

Uma saqueta de 50 gramas custa, em média, 1,05 euros.

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