Ana Duarte
Ana Duarte
27 Set, 2017 - 06:33

Alcatel Idol 5: um smartphone para fãs de redes sociais

Ana Duarte

O Alcatel Idol 5 é o telemóvel indicado para quem está sempre a alternar entre a conta pessoal e profissional nas redes sociais, mas não passa muito disso.

Alcatel Idol 5: um smartphone para fãs de redes sociais

A Alcatel apresentou três novos smartphones em setembro de 2017, na conferência IFA, em Berlim. Um deles foi o Alcatel Idol 5, juntamente com o Alcatel A7 e o A7 XL.

O Alcatel Idol 5 é um downgrade do Idol 5S e é um equipamento de gama média. Este dispositivo é extremamente apelativo para utilizadores hardcore de redes sociais, seguindo a linha do Alcatel Idol 4, com um display full HD de 5.2 polegadas e uma câmara de 13MP.

Redes sociais vs bateria: o melhor e o pior do Alcatel Idol 5

Neste dispositivo, a Alcatel apostou no uso de aplicações de redes sociais. Com a função de App Cloner, o utilizador pode manter sessão iniciada em duas contas de redes sociais ou de mensagens separadas, tudo no mesmo smartphone. Se quiser mudar de conta, basta um toque. Esta funcionalidade é útil para alternar entre o uso de contas de redes sociais profissionais e pessoais.

Também no seguimento da aposta em utilizadores ávidos de redes sociais, o Alcatel Idol 5 tem funcionalidades divertidas para a câmara fotográfica: funções avançadas de fotografia e vídeo, em formato “história” e ainda outras opções como time lapse, filtros ao vivo e colagens e montagens de fotos.

O design é um dos pontos fortes deste dispositivo: a combinação entre o vidro 2.5D e o revestimento de alumínio dá um toque elegante ao telemóvel, até porque o faz parecer mais caro do que o que é. Ao contrário de muitos smartphones, este não é difícil de operar com apenas uma mão.

Por outro lado, a bateria é um dos pontos fracos: demora 3 horas e meia a carregar e com um uso intensivo do equipamento não dura um dia.

No geral, o Idol 5 é um smartphone de custo acessível, sem nada de revelante que o faça destacar-se dos restantes equipamentos da sua gama que o mercado tem à disposição.

A bateria é um grande entrave, mas a função App Cloner é uma excelente solução, há muito ansiada por muitos utilizadores. É bom vê-la ser aplicada por um smartphone de gama média.

Especificações técnicas
Dimensões148 x 73 x 7.5mm
Peso155g
CoresPreto e prateado
Cartão SIMNano-SIM
Sistema operativoAndroid Nougat v7.1
ProcessadorMediatek MT6753, octa-core 1.3 GHz Cortex-A53
GPUMali-T720 MP3
DisplayEcrã de 5.2 polegadas, multitouch, resolução 1080 x 1290 píxeis
Memória 16GB (memória interna, expansível com cartão microSD), 3GB RAM
CâmaraCâmara frontal com 13MP, câmara traseira com 5MP (ambas com autofocus), flash dual LED
Conectividade 2G, 3G, 4G, GP, rádio FM, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, Bluetooth, micro USB 2.0, jack 3.5mm
Bateria Li-Po 2800 mAh, não amovível
Preço 239€


Veja também: