Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
25 Jul, 2017 - 09:25

Alcatel A3 XL: um smartphone com um grande ecrã e um baixo custo

Ana Duarte

O Alcatel A3 XL é uma boa opção para quem pretende um smartphone de baixo custo, mas com um grande ecrã. Veja aqui as características deste phablet.

Alcatel A3 XL: um smartphone com um grande ecrã e um baixo custo

A Alcatel lançou este ano o Alcatel A3 XL, um smartphone que se destaca, sobretudo, devido ao tamanho do ecrã: trata-se de um ecrã HD de 6 polegadas, com 720p de resolução, que justifica na perfeição o “XL” no nome do modelo do dispositivo.

Este ecrã HD IPS é muito adequado, especialmente se for um ávido gamer e gostar de ver filmes e vídeos no telemóvel.

Outro aspeto a enfatizar neste phablet é a tecnologia avançada de reconhecimento de impressões digitais. Esta funcionalidade permite desbloquear o telemóvel, atender chamadas, tirar fotografias, encriptar documentos e aceder a aplicações, tudo através da impressão digital.

Análise do Alcatel A3 XL

As características técnicas deste dispositivo de baixa gama são descritas abaixo.

Especificações técnicas

Ecrã6″ IPS LCD com resolução 720 x 1280
ProcessadorMediaTek MT8735B quad-core a 1.1Ghz
Memória RAM1GB de memória RAM
Armazenamento8GB de memória expansível até 32GB
Câmara traseira8MP com gravação vídeo a 720p 30fps
Câmara frontal5MP
Bateria3.000 mAh (não amovível)
Dimensões165 x 82.5 x 7.9mm
Peso159 g
Sistema operativoAndroid 7.0 Nougat
Preço 189€ (preço recomendado de venda ao público)

A tecnologia 4G LTE do Alcatel A3 XL é outro trunfo, pois possibilita que navegue online a uma maior velocidade.

Sem dúvida que o tamanho do ecrã é a grande vantagem deste telemóvel (apesar de a sua densidade de pixeis ser relativamente baixa – 244ppi), e foi a característica em que a Alcatel quis apostar neste modelo. Outro aspeto a salientar é a bateria, que é de longa duração. O facto de o sistema operativo ser o Android Nougat 7.0 é mais um ponto a seu favor.

O design é atrativo, com construção de plástico (como habitual nos telemóveis desta gama). Pelo tamanho e qualidade do ecrã, este dispositivo torna-se ideal para a visualização de conteúdo (fotografias, redes sociais, vídeos, etc.). Para além disto, o Alcatel A3 XL inclui uma aplicação, o Join UI, que possibilita a personalização da interface do sistema (pode aumentar ou diminuir as fontes, ícones, etc.).

Contudo, há o reverso da medalha: o dispositivo torna-se menos prático de transportar no bolso, e pode levar algum tempo até que o utilizador se habitue às suas dimensões.

placeholder-1x1

No entanto, o desempenho geral do produto (especialmente no que toca ao 1GB de memória RAM, e as capacidades das câmaras fotográficas (o dispositivo vem ainda com apps de edição de fotografia) não são as melhores do mercado, mas é importante lembrar que este é um smartphone de baixo custo.

Tudo isto faz do Alcatel A3 XL a escolha ideal para quem não tem grandes exigências do ponto de vista técnico num smartphone, mas aprecia um grande ecrã).

Veja também: