ebook
           
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Patrocinado por Escola Virtual - Grupo Porto Editora
Teresa Campos
Teresa Campos
19 Ago, 2021 - 12:40

13 alimentos com glúten que deve ficar a conhecer

Teresa Campos

É alérgico ou intolerante ao glúten? Então, conheça 13 alimentos com glúten que deve evitar incluir na sua alimentação diária.

Diferentes tipos de pão

Quando falamos em alimentos com glúten, referimo-nos a uma grande variedade de produtos, já que esta proteína está presente numa diversidade de ingredientes, nomeadamente no trigo, cevada, aveia e centeio.

O consumo de alimentos com glúten não está contra-indicado para a população em geral, mas está desaconselhado a quem sofre de alergia ou intolerância a esta substância. Neste último caso, é importante conhecer bem quais os alimentos com glúten, os quais nem sempre são os mais óbvios.

Portanto, é essencial estar atento aos rótulos dos produtos e tomar nota dos seguintes alimentos com glúten que passamos a apresentar.

Alimentos com glúten que talvez não deva consumir

Pão

Nem todo o pão tem glúten. Tudo depende das farinhas com que ele seja feito. Em alternativa ao trigo e ao centeio (que, como já dissemos, contêm glúten), use outras farinhas, como as de trigo sarraceno, alfarroba, arroz ou polvilho.

Se muitos tipos de pão têm glúten, naturalmente que o mesmo acontece com o pão ralado. A questão é que nem sempre nos lembramos disso quando comemos alimentos panados. Portanto, quem é alérgico ou intolerante ao glúten deve panar os alimentos recorrendo a farinhas sem glúten ou, então, a sementes.

Bolachas

Assim como o pão, a grande generalidade das bolachas possui glúten, pois são feitas com farinhas com glúten. Por isso, para evitar o glúten neste alimento, deve confecionar ou comprar biscoitos de farinha de amêndoa ou de côco.

Bolos

Os bolos também possuem glúten e, além disso, costumam ser alimentos muito ricos em gorduras e açúcares. Apesar de já haver opções isentas de glúten, não se esqueça que a quantidade de gordura e de açúcar pode ser igual ou até superior às versões tradicionais destes doces.

Torta de Noz

Doces

Chicletes, rebuçados, chocolates e gelados também podem ter glúten. Portanto, há que estar atento e procurar versões isentas desta proteína, as quais já é possível encontrar à venda no mercado.

Cereais

Outro alimento que faz parte da dieta alimentar de muitas pessoas e que, habitualmente, contém glúten, pois possuem trigo e aveia. Para fazer as suas próprias granolas caseiras, basta juntar sementes, frutos secos ou arroz tufado.

Massa

As massas também têm glúten, embora já existam à venda muitas versões isentas de glúten. E for alérgico ou intolerante a esta proteína, escolha estas versões, tanto para massas secas, como massas frescas, para fazer quiches, lasanhas ou pizzas.

molhos para massas

Molhos e caldos

Os molhos e caldos de compra também podem conter glúten na sua composição. Por isso, é essencial ler o rótulo, antes de comprar e consumir.

Charcutaria

Os produtos de charcutaria, como fiambre, salsichas, mortadela, paio ou alheira são outro exemplo de alimentos com glúten. Portanto, há que ter cautela no seu consumo.

Delícias do mar

Este é outro caso de um alimento processado que, normalmente, possui glúten. Por isso, o ideal é sempre conferir o rótulo, para confirmar a presença ou não deste componente.

iogurtes

Derivados do leite

O leite não tem glúten. Porém, os seus derivados, como manteiga, margarina, queijos e iogurtes podem incluir esta proteína. Portanto, mais uma vez é recomendada a leitura do rótulo.

Snacks

Snacks como as batatas-fritas de pacote, além da gordura e do sal, também costumam ter glúten, pelo que é preciso ter cuidado com a ingestão deste alimento.

5 receitas de snacks sem glúten simples e deliciosos
Veja também 5 receitas de snacks sem glúten simples e deliciosos

Produtos instantâneos

Sopas pré-feitas ou purés prontos a preparar são exemplos de produtos que, habitualmente, contêm glúten. Por isso, olhe para o rótulo, antes de consumir.

Bebidas gaseificadas

A cerveja possui cevada e, por isso, tem glúten. Quanto aos refrigerantes, tambem podem incluir esta proteína. Logo, antes de beber, há que analisar atentamente os rótulos.

Veja também