Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Graça
Ana Graça
14 Mai, 2018 - 10:04

Não é extrovertido nem introvertido? Talvez seja ambivertido

Ana Graça

Tem dificuldades em definir-se como extrovertido ou introvertido? Então, talvez seja ambivertido. Conheça as principais características de um ambivertido.

Não é extrovertido nem introvertido? Talvez seja ambivertido

Pesquisas recentes têm-se focado naqueles indivíduos que não são fortemente extrovertidos, nem fortemente introvertidos. Este tipo de indivíduo tem sido apelidado de ambivertido.

Os termos extroversão e introversão são muito populares entre todos nós e temos alguma noção do seu significado. Pessoas extrovertidas tendem a ser sociáveis, alegres, otimistas, procuram estimulação e excitação e gostam de andar em grupo.

Por outro lado, pessoas com uma personalidade mais introvertida tendem a ser mais sérias, introspetivas, mais centradas em si mesmas e preferem estar rodeadas de poucas pessoas, contudo, não são necessariamente pessoas tristes, infelizes ou tímidas.

O que acontece é que muitos de nós sentem possuir uma mistura destes dois traços de personalidade, havendo inclusive algumas pesquisas que mostram que dois terços da população é ambivertida.

As investigações têm descrito o indivíduo ambivertido como alguém equilibrado e que facilmente se adapta às circunstâncias, o que traz vantagens a nível pessoal e profissional. É alguém que apresenta traços de personalidade característicos quer da introversão quer da extroversão, sem que nenhum deles seja claramente dominante.

O ambivertido sabe exteriorizar o que sente e envolve-se facilmente num grande grupo de pessoas, mas quando é mais adequado também tem facilidade em procurar o silêncio e a contenção. Consegue relacionar-se com uma grande variedade de pessoas e obter relações pessoais muito satisfatórias.

7 sinais que mostram que pode ser ambivertido

características do ambivertido

Mas como pode saber se é realmente ambivertido? Esteja atento aos seguintes sinais e veja se vão de encontro às suas características de personalidade:

1) Aprecia a companhia dos outros, mas não em demasia: em determinadas ocasiões é bastante comunicativo, mas noutras situações tende a ser menos comunicativo e a apreciar estar sozinho;

2) Contudo, também não aprecia estar demasiado tempo sozinho: precisa que exista um equilíbrio entre conviver socialmente, conhecer novas pessoas e desfrutar de tempo a sós;

3) As pessoas que lhe são próximas têm dificuldades em classificá-lo como introvertido ou extrovertido;

4) Apesar de não se considerar uma pessoa tímida, frequentemente aprecia estar calmamente sozinho e sossegado a observar o que se passa ao seu redor;

5) Não faz questão de ser o centro das atenções, mas gosta de ser elogiado e reconhecido;

6) É um bom ouvinte;

7) É geralmente confiante e assertivo, ao mesmo tempo que é uma pessoa amigável e acessível.

Em conclusão, a mensagem importante a reter é que é muito bom aprendermos mais sobre nós mesmos e conhecermos os nossos traços de personalidade. Contudo, não devemos deixar que os rótulos restrinjam a nossa forma de estar, as nossas ambições e o nosso sucesso.

Veja também: