Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Mesquita
Catarina Mesquita
29 Jun, 2018 - 14:43

Ar condicionado no trabalho: sim ou não? Como lidar?

Catarina Mesquita

Problemas com o ar condicionado no trabalho? Uns querem uma temperatura mais fria, outros mais quente e, no meio disto tudo, podem existir conflitos.

Ar condicionado no trabalho: sim ou não? Como lidar?

Estando, nos dias que correm, presente na maioria das empresas e espaços de trabalho, o ar condicionado tem a função de climatizar áreas, seja qual for a área em que a empresa opera. Neste contexto, quando temos várias pessoas confinadas ao mesmo espaço, surgirão, certamente, indivíduos com ideias diferentes em relação ao ar condicionado no trabalho e temperatura para a qual este aparelho deve estar regulado.

Assim, deverão existir regras para a utilização do ar condicionado no trabalho, de modo a que o convívio entre todos os colegas seja saudável e não haja lugar para desentendimentos.

7 dicas para  uso do ar condicionado no trabalho

ar condicionado

1. Questione os seus colegas antes de mudar a temperatura

Se acha que o ambiente estiver muito frio, não mexa no ar condicionado sem antes perguntar aos seus colegas se não se importam que o faça. Também não deve reclamar em voz alta ou mandar indiretas, pois esse tipo de atitude pode levar a uma discussão desnecessária.

2. Mude de lugar, se possível

Se sentir que no seu lugar está a sentir frio ou calor demasiado, pode sempre pedir a um colega se não se importa de trocar de lugar consigo. Uma boa conversa entre colegas pode, de facto, resolver muitas situações!

3. Explique aos seus colegas o que é o Síndrome do Edifício Doente

Quando houver discussões sobre o ar condicionado no trabalho, peça aos colegas que haja calma e explique-lhes o que é o Síndrome do Edifício Doente e como se relaciona com a utilização do ar condicionado, podendo afetar várias pessoas sem que se apercebam. Neste contexto, a limpeza dos filtros e a higienização do aparelho é fundamental.

4. Leve um casaco e mantenha-o no escritório para quando dele necessitar

Sempre que começar a sentir um friozinho devido ao ar condicionado, vista um casaco que pode guardar de forma permanente no escritório, para quando sentir necessidade de tal.

5. Sugira a colocação de um humidificador no escritório

Se tiver problemas de olhos e vias nasais secas devido ao ar condicionado, sugira aos seus colegas a colocação de um humidificador na sala. Este é um aparelho cuja função básica é manter a humidade relativa do ar dentro dos níveis recomendados para os seres humanos. Assim, é recomendável que a humidade seja preservada em 60% para que os ocupadores da sala tenham conforto respiratório e haja uma sensação de bem-estar. Verá que todos lucrarão com esta solução!

6. Tenha em mente que o calor reduz a produtividade

Não se esqueça de que o calor diminui a produtividade da equipa de trabalho, além de também provocar sonolência.

7. Utilize a ventilação média ou mínima do ar condicionado

Se o calor não for demasiado e a temperatura exterior estiver amena, utiliza a ventilação média ou mínima do ar condicionado, o que reduzirá conflitos, gastos e ruídos, proporcionando um ambiente melhor para todos.

Verá que este conjunto de dicas sobre a utilização do ar condicionado no trabalho irá ser positivo para todos e evitará discussões, contribuindo para uma atmosfera muito mais agradável.

Veja também: