Publicidade:

8 dicas para acelerar o metabolismo

Acelerar o metabolismo depende do modo como o seu organismo funciona e não apenas do que come. Saiba que hábitos influenciam este processo.

8 dicas para acelerar o metabolismo
Conheça as 8 dicas para acelerar o metabolismo e emagrecer

Temos 8 dicas para conseguir acelerar o metabolismo e emagrecer. Tratam-se de truques relativamente fáceis e saudáveis para adotar no seu dia a dia.

Se quer perder alguns quilos e anda constantemente numa batalha com o seu corpo, não vai querer perder este artigo.

Qual é o papel do metabolismo no organismo?


Como começar a correr: 5 dicas para iniciantes

Para que consiga acelerar o metabolismo, tem de compreender primeiro qual é o papel do metabolismo no nosso organismo.

De uma forma muito simples, o metabolismo é a maneira como o organismo transforma as calorias do seu corpo em energia. Ou seja, o seu papel é fundamental no nosso corpo.

Quando ingerimos qualquer tipo de alimento ou líquido, o nosso corpo funciona como uma máquina, isto é, vai automaticamente digerir os alimentos e absorver os nutrientes, de forma a conseguir transformá-los em energia.

A palavra metabolismo, derivada do grego metabole, significa “mudança” e é utilizada para descrever todos os processos químicos que acontecem constantemente no nosso organismo. Só assim, conseguimos manter-nos vivos.

Portanto, o metabolismo é um processo constante, que começa desde o momento em que nascemos e só termina quando morremos.

Ele permite que as funções imprescindíveis no nosso dia a dia como respirar, andar, a reconstituição das células e todas as outras funções que o nosso corpo precisa para se manter vivo, funcionem.

Enquanto se é jovem, o metabolismo é, na maioria das pessoas, rápido. No entanto, durante a adolescência algumas pessoas já se deparam com a dificuldade em engordar ou emagrecer.

É um facto que, a partir dos 30 anos o nosso metabolismo começa a tornar-se mais lento e podem começar a surgir os primeiros desejos de emagrecer e assim, perder os quilos acumulados.

Na maior parte das pessoas acima dos 30 anos de idade, é nas mulheres que surgem as maiores dificuldades. Em geral, o organismo das mulheres é composto por mais tecido gorduroso do que o dos homens. O que acontece é que as células de gordura vão queimar menos calorias do que as de músculo.

Para que isto não aconteça, fizemos uma listagem com as 8 dicas para acelerar o metabolismo e assim, conseguir perder algum peso. Vamos conhecê-las?

8 dicas para acelerar o metabolismo desde já


Hoje em dia é muito comum ouvirmos falar em acelerar o metabolismo, mas o que quer isto dizer na prática?

Como explicamos anteriormente, o metabolismo é a reação química no nosso organismo que transforma aquilo que comemos em energia. Desta forma, a energia produzida faz com que os nossos músculos, as células e os órgãos funcionem corretamente.

Se o metabolismo for acelerado, o que vai acontecer é uma queima mais fácil das calorias que ingerimos, permitindo assim um gasto dessa energia. Por outro lado, quando o metabolismo se torna lento, o que acontece é a acumulação de gordura (isto é, a energia transforma-se em gordura).

Vamos conhecer as 8 dicas para que consiga acelerar o metabolismo.

1. Alimentação saudável

É essencial que faça uma alimentação saudável diariamente. Esqueça as dietas extremas, porque não é com elas que vai conseguir a aceleração do seu metabolismo. Para que consiga acelerar o metabolismo de forma eficaz, deve aconselhar-se com um nutricionista sobre o melhor tipo de alimentação para si. Alimentos como a pimenta rosa, por exemplo, ajudam neste processo. A ingestão de 3 gramas por dia desta pimenta, pode aumentar o metabolismo em 15%.

Veja 7 dicas para manter uma alimentação saudável e económica >>

2. Ingestão de água

drink water

Deve beber muita água ao longo do dia. A água ajuda a eliminar as toxinas do seu corpo e faz com que os seus intestinos funcionem corretamente. Para além disto, a água transporta vitaminas, minerais e hormonas. Por isso já sabe, o ideal é beber 1,5L de água por dia, de preferência gelada.

Temos 7 dicas para que consiga beber mais água >>

3. Comer de 3 em 3 horas

meal

Comer de 3 em 3 horas ajuda a emagrecer.

4. Prática de exercício físico

Deve combinar uma alimentação saudável com a prática diária de algum tipo de exercício físico. O ideal é mesmo alternar entre exercícios que exercitem a parte cardiovascular e exercícios de musculação. Desta forma o seu corpo irá conseguir utilizar as calorias como fonte de energia antes de começar a queimar a gordura acumulada no corpo.

Veja 5 dicas para quem quer começar a correr >>

5. Toma de chás

Chá de hibisco: conheça os benefícios

A toma de chás para acelerar o metabolismo é uma dica utilizada por várias pessoas. Existem vários chás que ajudam a acelerar o metabolismo como o chá verde, de gengibre, canela, ou até mesmo o chá de hibisco.

6. Toma de suplementos

Em alguns casos a toma de alguns suplementos pode mesmo ajudar a acelerar o metabolismo, no entanto é importante que continue sempre a fazer uma alimentação saudável sem cortar com alguns alimentos. A cafeína por exemplo, é um composto estimulante e por isso mesmo, ajuda a acelerar o metabolismo durante 3 horas após a ingestão.

7. Comidas picantes

spice

É um facto que as comidas picantes ajudam a acelerar o metabolismo, devido a alguns compostos que este tipo de alimentos possui. Por norma, as comidas picantes fazem-nos suar e, por sua vez, ajudam a queimar alguma gordura. Esta é mais uma dica para que consiga acelerar o seu metabolismo de forma natural e bastante simples.

8. Dormir as horas recomendadas

Apesar de quando dormimos pouco o nosso metabolismo se manter mais acelerado, esta é uma prática que não deve ser seguida. É essencial que o seu corpo descanse, bem como a sua mente. “Corpo são, mente sã”, a expressão diz tudo. Pois é, quando o corpo se sente relaxado é mais fácil queimar as gorduras acumuladas mais rápido.

Veja também: 

Catarina Milheiro Catarina Milheiro

Finalista da licenciatura em Gestão de Marketing, entende a partilha de informação através da escrita, como uma forma nobre da comunicação.