Publicidade:

Beber água com limão: sim ou não?

Há quem beba água com limão para emagrecer ou apenas porque acredita que faz bem à saúde. Será que beber água com limão tem assim tantos benefícios?

Beber água com limão: sim ou não?
Conheça os benefícios e as contraindicações

Certamente já foi aconselhado a beber água com limão. De facto, nos últimos tempos, beber água com limão em jejum parece ter-se tornado tendência. Mas quais serão os benefícios? Será que este hábito tem contraindicações? Vamos descobrir!

Beber água com limão: sim ou não?


Beber água com limão em jejum está na moda e os benefícios que lhe são apontados são imensos mas, como em quase tudo, é importante não cair em exageros. Beber água aromatizada com umas gotinhas de limão contribui para que o nosso organismo funcione de forma eficiente. Desintoxica, hidrata e permite usufruir de todos os benefícios do limão, afinal de contas, o limão é uma fruta riquíssima em vitaminas e minerais (vitamina C; cálcio; potássio; fósforo; tiamina; magnésio; riboflavina).

A altura ideal para beber um pouco de água com algumas gotas de limão parece realmente ser logo pela manhã, devido à sua função desintoxicante. Naturalmente, o nosso organismo é constituído por órgãos que têm essa mesma função de limpeza, como os rins, o fígado e os intestinos, mas o limão pode ser mais uma ajuda nesse processo.

Benefícios da água com limão

1) Aromatizar a água com algumas gotas de limão torna o seu sabor mais agradável;

2) Ajuda a hidratar o nosso corpo;

3) Quando a água com limão é bebida em jejum, parece ter o potencial de ajudar a eliminar as toxinas acumuladas durante a noite;

4) Por si só, a água com limão não emagrece, mas ao ajudar a desintoxicar o organismo favorece o emagrecimento;

5) Parece também ajudar a equilibrar o pH do organismo (apesar de ser ácido, depois de ingerido, o limão exerce um efeito alcalinizante no sangue);

6) Auxilia o processo de digestão e alivia os sintomas de indigestão;

7) Contribui para o bom funcionamento intestinal;

8) Por ser rico em vitamina C, o consumo de limão pode trazer mais beleza e saúde à pele, retardando o seu envelhecimento. A vitamina C desempenha um papel importante na produção do colagénio, que confere maior elasticidade e firmeza à nossa pele.

Beber água com limão em jejum está na moda

Contraindicações da água com limão

1) Algumas pessoas têm mostrado uma maior sensibilidade ao limão, ou até mesmo alergia. Nestes casos, a toma de água com limão deve ser imediatamente suspensa e o médico deve ser consultado;

2) Há dados que mostram que o consumo de água com limão está contraindicada para pessoas que sofram de refluxo gástrico esofágico, gastrite e hérnia do hiato. Se este for o seu caso, consulte o seu médico e ouça a sua opinião.

O poder do limão


O limão pode ser incluído no seu dia-a-dia para além do copo de água matinal, afinal de contas os benefícios deste fruto são imensos, e muitos deles estão associados a uma substância presente na casca do limão:

a) Facilita a digestão: o sumo do limão ajuda a eliminar as toxinas e demais matérias indesejadas, bem como ajuda a aliviar os sintomas de indigestão como a azia e a flatulência;

b) Pode ser um bom ansiolítico: apesar de não existirem evidências que comprovem de forma robusta esta informação, há pessoas que relatam que o óleo de limão atenua a ansiedade;

c) Ajuda a afastar as gripes e constipações: as propriedades do limão providenciam-lhe um efeito anti-inflamatório e anti-microbiano;

d) Contribui para uma boa circulação, na medida em que ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos;

e) Refresca o hálito!

Em suma


Os benefícios de beber água com limão em jejum parecem ser bem maiores que as contraindicações. Amanhã, após acordar, já pode experimentar beber um copo de água com umas gotas de limão.

Veja também:

Ana Graça Ana Graça

Mestre em Psicologia, pela Universidade do Minho, com a dissertação “A experiência de cuidar, estratégias de coping e autorrelato de saúde”. Especialização (Pós-Graduada) em Neuropsicologia Clínica, Intervenção Neuropsicológica e Neuropsicologia Geriátrica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia. Além da Psicologia. é apaixonada por viagens, leitura, boa música, caminhadas ao ar livre e tudo o que traga mais felicidade!