Publicidade:

10 arranjos de flores para dar cor, aroma e beleza a sua casa

Sugerimos-lhe 10 arranjos de flores para deixar a sua casa cheia de graça e beleza. Vai ver como é simples e económico, perfumar a sua casa.

10 arranjos de flores para dar cor, aroma e beleza a sua casa
Reutilize latas e garrafas e use-as como jarras

Sobretudo no tempo quente, apetece trazer um pouco de Natureza para dentro das nossas casas, não acha? Por isso mesmo, nada melhor do que aprender a fazer arranjos de flores, de maneira a encher de cor e aroma o interior dos nossos lares.

Se não sabe como fazer, nem por onde começar, siga as nossas propostas e verá como não é preciso ser florista, para conseguir fazer uns arranjos de flores bem bonitos e a preços acessíveis.

10 arranjos de flores que vai querer ter no seu lar


Copos com flores

Decore a sua mesa de refeições com esta ideia criativa, que não requer nem muito trabalho, nem muito dinheiro. Use copos de diferentes formatos para colocar as suas plantas. Escolha os modelos de copos que preferir e que ficarem melhor com a sua decoração e conseguirá um efeito surpreendente e distinto de um modo muito simples.

 

Mini-arranjos para mesa de apoio

Aquela mesa de centro que tem na sua sala ou, mesmo, a mesinha de cabeceira que tem no seu quarto, merecem um apontamento floral, para lhes dar mais algum destaque ou vida. Porém, se o suporte é pequeno, o arranjo deve ser proporcional. Assim, o que lhe propomos é que use pequenas garrafas ou frascos de perfume e disponha, aí, plantas ou ramos de flor que vão dar um toque de cor e aroma por toda a casa.

 

Arranjos com bases criativas

Por norma, as flores ou plantas são colocadas numa base de água ou terra. Contudo, a nossa sugestão é que seja original e faça arranjos com bases como areia e conchas, por exemplo. Isto dará um toque de sofisticação a sua casa, para além de combinar muito bem com uma decoração mais ligada aos motivos marítimos.

 

Arranjos com material reciclado

Reutilizar materiais permite poupar dinheiro e, também, poupar o ambiente, por isso só traz benefícios. Use latas de conserva, garrafas de azeite ou embalagens de cartão para criar os seus próprios vasos de plantas. Peça ajuda às crianças aí de casa e pinte, recorte e cole, tornando todos esses itens em objetos completamente novos.

 

Arranjos com frutas

Talvez possa surpreênde-lo, mas sabia que as frutas inteiras ou em rodelas auxiliam na fixação das flores dentro do recipiente? Pois é, além disso dão um ar bem exótico e tropical ao seu arranjo, combinando muito bem com o verão e com as refeições feitas no exterior, a aproveitar o sol e o calor.

 

Arranjos com flores submersas

É uma opção elegante, moderna, económica e muito vista em eventos especiais como casamentos, por exemplo. Para garantir que as flores ficam a boiar e na posição certa, o ideal é colocar algumas pedras – coloridas, por exemplo -, no fundo do recipiente. Isso vai contribuir para que elas não se movimentem e, ainda, dará outra graça ao conjunto.

 

Arranjo com velas

Seguindo o mesmo conceito das flores submersas, pode adicionar o pormenor das velas flutuantes. Durante a refeição, pode aproveitar para acender as velas, conseguindo um efeito sensacional, perfeito para acompanhar um jantar romântico a dois…

 

Arranjos em taças de gelados ou cones

Use taças divertidas, como aquelas de servir as sobremesas ou os cones que servem as bolas de gelado, e coloque aí lírios brancos ou flores do campo românticas. O resultado será elegante e muito charmoso para uma decoração original.

 

Arranjo em guarda-chuva

Esta é, talvez, uma das propostas mais originais. Abra o guarda-chuva, pendure-o numa porta ou parede e use-o como base para um arranjo de flores e plantas, que pode deixar cair ligeiramente, como se de uma espécie de chuveiro de flores se tratasse.

 

Arranjo com água colorida

Dê um pouco de cor à agua onde vai colocar as suas plantas. Procure corantes próprios para plantas e consiga um efeito deslumbrante e divertido que funciona muito bem em festas de aniversário da pequenada, por exemplo.

 

Sugestões de flores para os seus arranjos


Flores do campo: Misture vários tipos de flores como margaridas, gerbéras, dálias, entre outras. Esta é uma opção bem económica, já que estas espécies são baratas e fáceis de encontrar em quase todas as épocas do ano. Além disso, combinam bem com vários estilos decorativos. Estas flores ficam muito bem em arranjos mais rústicos, como em objetos reciclados, vasos antigos ou, simplesmente, jarros de vidro.

Rosas: as rosas nunca saem de moda e ficam bem em qualquer espaço ou decoração. Coloque-as num recipiente mais moderno e consiga um efeito super romântico. Dada a sua delicadeza, deve trocá-las com frequência e evitar expô-las em locais muito quentes ou com sol direto.

Vivaz: trata-se de uma espécie muito usada em arranjos de festas, principalmente de casamentos. Misture-o com outras plantas ou com flores do campo e terá um arranjo pleno de graça. Tem ainda um preço bastante atrativo.

Orquídeas: estas flores são belíssimas, porém muito delicadas, pelo que precisam de cuidados constantes e específicos. Elas não podem ficar totalmente expostas ao sol, nem à sombra, sendo o parapeito da janela, um bom local para as colocar. Gostam de temperaturas amenas e deve ter em atenção a questão da rega e da adubação.

Certamente, já ficou cheio de ideias para os arranjos de flores que vai fazer e distribuir por sua casa. Aliás, esta é também uma excelente ideia para oferecer como prenda ou para levar a um jantar de amigos. Se uns levam o vinho e outros a sobremesa, por que não você ficar responsável pelos arranjos de flores e encher a casa de cor e alegria com um dos mais belos exemplares da Natureza: as flores!

Ver também:

Teresa Campos Teresa Campos

Licenciada em História da Arte e Mestre em História da Arte Portuguesa, vê na escrita um meio de fazer uma das coisas que mais gosta: comunicar!

Limpeza e Arrumação