Publicidade:

Férias divertidas: veja 11 atividades para crianças no Algarve

Se faz férias em família, não se pode esquecer de incluir atividades para a pequenada. Conheça 11 sugestões de atividades para crianças no Algarve.

Férias divertidas: veja 11 atividades para crianças no Algarve
Férias divertidas em família

As crianças não vão de férias apenas à procura de um bom tempo para relaxar à beira-mar. Muito pelo contrário, elas precisam de entretenimento e atividades apelativas. Se pretende tirar férias no sul do país, tenha a certeza que existem atividades a mais para que os mais pequenos nunca fiquem aborrecidos. Conheça 11 sugestões de atividades para crianças no Algarve.

11 atividades para crianças no algarve: momentos inesquecíveis


1. Parques aquáticos

parque aquatico

Os parques aquáticos são uma excelente opção para as crianças, mas também impressionarão qualquer adulto que goste de diversão. No Algarve existem vários parques deste género que garantem um dia muito bem passado, memorável e onde as crianças se vão divertir.

O Aquashow, em Quarteira, tem escorregas, montanhas russas, piscina infantil e de ondas, espetáculos com répteis e aves e ainda o maior FreeFall da Europa, isto é, um escorrega com 32 metros de altura e 129 metros de comprimento. Já o Slide&Splash, um dos primeiros parques do género do Algarve, continua a ser um dos melhores do país e mesmo da Europa. Além dos inúmeros escorregas, tem também uma grande área de relvado para os que preferem ficar ao sol.

2. Quintas com animais

cavalo

Os animais proporcionam sempre atividades do agrado das crianças. Há no Algarve várias quintas que disponibilizam atividades diferentes para os veraneantes que viajam em família.

A Quinta Pedagógica de Portimão é uma quinta rural com um lago, zonas verdes e muitos animais da quinta. Há ainda uma horta e um pomar com os quais as crianças podem aprender e interagir. A Quinta da Saudade, em Albufeira, realiza passeios a cavalo pelas dunas da Praia Grande. Aí as crianças podem admirar inúmeras espécies protegidas nos seus habitats naturais.

3. Atividades com ciência

ciencia

Os vários Centros de Ciência Viva do Algarve proporcionam momentos diferentes para as crianças, onde elas podem aprender muito sobre ciência através de atividades lúdicas e motivadoras.

O Centro de Ciência Viva de Lagos tem vários módulos interativos, abordando temas como os Descobrimentos, a Ciência e a Técnica. Os miúdos são convidados a participar e realizar experiências divertidas e com muita ciência. Além disso, no verão têm oficinas temáticas que pode explorar com os mais pequenos. O Centro de Ciência Viva de Faro tem como tema da exposição principal o Mar, explorando áreas como a das energias renováveis e ainda inclui uma fantástica vista para a Ria Formosa. As oficinas de verão estão a decorrer desde 27 de junho e estendem-se até 8 de setembro.

4. Roteiros

golfinho

No Algarve, existem vários passeios que se concretizam de formas tão originais que agradam não só aos adultos, como também apelam às necessidades lúdicas dos mais novos. Em Albufeira, pode ir numa Aventura à Pirata, um passeio num barco pirata em que apreciar a costa e o mar ganham uma dimensão muito mais divertida.

A SeaBooking disponibiliza vários programas com viagens no mar onde as crianças podem pescar, interagir com golfinhos e ver grutas.

5. Zoo interativo

zoo

Quem não gostava de nadar com golfinhos e receber beijinhos de focas e leões marinhos? Pois bem, até pode dizer que vai ao Zoomarine de Albufeira por ser uma das atividades para crianças no Algarve mais apelativas…mas lá no fundo no fundo também se vai sentir super entusiasmado.

Contactar com araras e papagaios, assistir ao espetáculo de golfinhos, e participar em imensas atividades aquáticas interativas são algumas das atividades que pode desenvolver neste espaço híbrido, meio zoológico meio parque de diversões. Uma coisa está garantida: vai fazer o maior sucesso.

6. Caminhadas em família

caminhadas

E porque não aliar os dias de relaxe e passeio, a uma atividade que vai exercitar corpo e mente? No site Trilhos do Algarve encontra centenas de sugestões de caminhadas em todas as zonas do Algarve, desde as mais fáceis às mais complexas. Consegue ainda encontrar todos os principais conselhos de segurança e de equipamento indispensável para que esta seja umas das atividades para crianças no Algarve mais inesquecíveis.

7. Refeições

refeicao

E porque a hora de comer não podia ficar de fora na lista das 8 atvidades para crianças no Algarve, damos algumas sugestões de restaurantes baby e child friendly, contribuindo para um almoço ou jantar bem tranquilo, tanto para eles como para si.

O Xiken PiriPiri, em Tavira é um espaço pensado para os mais pequenos: além de disponibilizar um menu infantil, tem um espaço especial para eles com jogos para os entreter. Em Sagres encontra o Dunas, inserido num resort (o Martinhal), com um trampolim mesmo junto à esplanada. Se passar pelo Carvoeiro, não deixe de ir à gelataria Gelados e Companhia. Os produtos são artesanais e os seus pequenos vão delirar!

8. Esculturas na praia

esculturas areia

Esta é uma das atividades para crianças no Algarve absolutamente imperdível. A FIESA localiza-se em Pêra e consiste num conjunto de esculturas de areia que o vão deixar a si e aos pequenos de olhos arregalados. São esculturas construídas ao mínimo detalhe, de um realismo impressionante. Na época de verão existem exposições temáticas, muitas vezes dirigidas especificamente à criançada (ex: desenhos animados).

9. Museus e Património

museu

O Algarve é um território bastante fértil em património, principalmente pela forte cultura árabe que aqui descansa depois de centenas de anos. A Torre de Tavira e a sua câmara obscura, por exemplo, oferece uma vista deslumbrante e privilegiada sobre a cidade, com uma vista de 360 sobre tudo em volta. O Museu do Traje é outra das grandes referências da região algarvia. Disponível em São Brás de Alportel, este museu conta com vários espaços e exposições onde o traje é rei mas onde não faltam várias referências à cultura e à história portuguesa através dos séculos.

10. A importância das minas

explorar

Existe uma quinta em Monchique que retrata a vida algarvia durante os últimos séculos. O Parque da Mina detém uma mina de extração de minério que já se encontra desativada mas onde é possível perceber como se desenvolveu a atividade durante muitos séculos. Conta, para além disso, com uma casa de habitação do século XVIII, uma destilaria de medronho, uma carvoaria e ainda com vários animais como aves, póneis ou cabras. O local é ainda indicado para fazer piqueniques.

11. Castelos

silves

O Algarve não é só quilómetros e quilómetros de areia e sol. É uma região com uma enorme história e onde residem vários castelos que foram bastante importantes na defesa da costa e da região. Verdadeiras fortalezas que têm sobrevivido ao passar dos anos e que podem ser visitadas a qualquer altura do ano. Se está à procura de atividades para crianças no Algarve, não deixe de visitar o Castelo de Silves, o Castelo de Loulé, o Castelo de Paderne, o Castelo de Lagos ou o Castelo de Castro Marim – este último conta até com uma feira medieval que merece uma boa visita.

Veja também: