Publicidade:

6 estratégias para aumentar a duração da bateria do portátil

Antes que chegue a um estado em que a bateria do seu computador já está viciada, siga estas dicas para aumentar a duração da bateria do portátil.

6 estratégias para aumentar a duração da bateria do portátil
Sim, há pequenas coisas que pode fazer

Nem tudo está perdido e ainda há esperança para a autonomia do seu computador. De facto, as baterias são dos componentes que mais rapidamente se deixam comprometer com o uso. Por isso mesmo, e para evitar situações mais graves, siga estas dicas para aumentar a duração da bateria do portátil.

Como aumentar a duração da bateria do portátil


bateria no portatil

Controle as definições de performance de bateria

Para os utilizadores de computadores com Windows 10, esta é a primeira dica a seguir se querem salvaguardar o bom funcionamento da bateria de um portátil. Na sua mais recente versão, o Windows permite que aceda às definições de performance de bateria (Battery Slider).

Nessa barra de estado, verá que pode optar por algo entre o melhor modo de poupança de bateria e a melhor performance que esta pode oferecer. Ao escolher uma opção entre essas, estará, automaticamente, a dizer à bateria do seu computador como se deve comportar.

Quanto mais perto do modo de poupança, melhor será para a autonomia, já que está a pedir que tudo o que faça no computador seja controlado e racionalizado em prol da poupança de energia.

Se, por outro lado, quiser obter a melhor performance possível, deve arrastar o cursor para o lado direito da barra de estado, sendo que, nesse caso, não se importa de comprometer a bateria em prol da utilização que precisa de dar ao computador.

Utilize a poupança de energia

Os utilizadores de computadores Apple, independentemente do modelo em questão, têm à sua disposição um modo de poupança de bateria que deve ser utilizado para aumentar a duração da bateria do portátil. Para aceder a esse modo, clique na lupa que se encontra no canto superior direito do ecrã e abra a Pesquisa Spotlight.

Escreva “Poupança de Energia” (ou “Energy Saver” no caso de ter o computador configurado em Inglês) e aceda ao menu que abrirá de seguida. Agora, só precisa de adaptar todas as funções de acordo com as suas necessidades.

Defina o tempo a partir do qual quer que o computador entre em modo “pausa” e faça o mesmo para o próprio ecrã. Isto vai exigir muito menos energia do computador caso tenha de se ausentar e não o esteja a utilizar. Selecione ainda as opções “Colocar discos rígidos em pausa sempre que possível” e “Escurecer ligeiramente o ecrã ao usar a bateria”. Pequenas ações que vão poupar muita energia.

Racionalize as suas opções

Se há aplicações ou programas que tem abertos, mas que não está usar (nem prevê utilizar tão cedo), feche-os para que não exija da sua bateria aquilo que não precisa que ela lhe devolva. É importante repensar a utilização do seu portátil como um todo, utilizando apenas os programas/aplicações que de facto precisa.

No caso dos computadores Windows, se escrever a expressão “see which apps are affecting your battery life” na barra de pesquisa, terá acesso imediato à percentagem de consumo que cada aplicação está a exigir do seu computador. A partir daí, pode fechar aquelas que não está a utilizar no momento.

Ative o Modo Avião

Sim, pode ativar o Modo Avião e continuar a navegar na Internet. Esta é, talvez, uma das maiores dúvidas que podem surgir quando se ativa esse modo, mas a verdade é que o pode fazer e, logo de seguida, ligar o Wi-Fi – que irá funcionar sem qualquer problema mesmo que tenha o computador em Modo Avião.

Este modo irá potenciar a poupança de energia, já que impede a receção e emissão de ligações que, naquele momento, são desnecessárias e não comprometem a utilização que está a dar ao computador. Esta é, por isso, uma das dicas mais valiosas para aumentar a duração da bateria do portátil.

Aceda às definições de gráficos e de ecrã

O ecrã do seu computador é um dos componente, senão “o” componente, que mais bateria consome. A quantidade de luminosidade que este exige para ser capaz de iluminar todos os pixels é bastante grande, o que, por conseguinte, exige uma capacidade de energia enorme.

Como tal, aconselhamo-lo a aceder às definições do ecrã do seu computador e repensar os níveis de luz que está a utilizar e se, de facto, precisam que estes estejam tão altos como estão. Não precisa de reduzir a luminosidade totalmente, mas se escolher um meio termo, estará a seguir o caminho indicado para aumentar a duração da bateria do portátil.

Tenha uma bateria extra consigo

Porque também existem casos mais extremos, em que as baterias já estão viciadas (ou muito perto) ou já têm bastante uso, o melhor será mesmo ter uma bateria externa que o acompanhe para o caso de precisar de alguma emergência.

Pode estar a completar um trabalho importante ou até mesmo a utilizar o computador para fins pessoais e ficar, repentinamente, sem bateria. Tendo uma externa consigo, conseguirá resolver de imediato o problema, por isso não arrisque e faça-se acompanhar sempre de uma.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.