Luísa Santos
Luísa Santos
24 Nov, 2018 - 10:36
É por isto que a bateria do seu portátil descarrega tão rápido

É por isto que a bateria do seu portátil descarrega tão rápido

Luísa Santos

É um dos principais motivos pelos quais a bateria do seu portátil descarrega tão rápido e é, na verdade, algo que pode controlar. Saiba tudo.

O artigo continua após o anúncio

É o ecrã que faz com que a bateria do seu portátil descarrega tão rápido. Sim, o componente do seu computador que mais energia consome, independentemente da quantidade de tarefas que possa estar a executar em simultâneo, é o ecrã e vamos agora perceber porquê e como evitar esse gasto.

O ecrã: esta é a causa da bateria do seu portátil descarregar tão rápido

O display do seu computador é o componente que mais energia consome no seu todo. De acordo com um artigo da artigo da CNET, isso acontece devido à luminosidade necessária para iluminar todos os píxeis que compõem o ecrã do seu portátil.

E é por isso que a bateria do seu portátil descarrega tão rápido, porque a luz que utiliza enquanto usa o computador, seja em ambientes mais escuros ou claros, é determinante para que o consumo dispare e, consequentemente, se esgote rapidamente.

Isto acontece independentemente da marca ou modelo do seu computador. Por isso, e para que consiga poupar a bateria do mesmo, deve adotar algumas medidas simples que impedem um gasto tão grande. Pode fazê-lo através de atalhos presentes no teclado, mas aconselhamos a que aceda às definições do sistema para fazer as alterações necessárias.

Em computadores Windows

baterial do portatil windows

Tendo por base a última atualização deste sistema, ou seja, o Windows 10, vamos explicar-lhe como pode ter maior controlo sobre a luminosidade que o display do seu computador usa. Tudo o que precisa é de aceder ao Painel de Controlo, “Hardware e Som” e, seguidamente, a “Opções de energia”.

Encontrará três modos: o High Performance, o Balanced e o Power Saver. A não ser que, definitivamente, precise de toda a luminosidade do seu ecrã (seja para continuar um trabalho importante ou para jogar jogos online, por exemplo), aconselhámo-lo a escolher entre um dos dois últimos modos.

Dessa forma, conseguirá rentabilizar mais a energia do seu computador. Mas há mais dois passos que pode seguir: primeiro, pode aceder às Definições > Sistema > Ecrã. Aí, encontrará uma opção para ajustar, automaticamente, o brilho do display. Isso quer dizer que, se mudar de um ambiente mais escuro para um mais claro, a luz irá ajustar-se automaticamente. Desative essa opção para um maior controlo.

Em segundo lugar, no mesmo menu (Sistema), escolha a opção “Poupança de Bateria”. Para além de poder ter uma noção clara de tudo aquilo que consome a bateria do seu computador, pode ainda ativar o Battery Saver, um modo de poupança de energia que também se revela muito útil.

O artigo continua após o anúncio

Em computadores Apple

macbook

Numa séries de passos muito semelhantes, pode aceder às Preferências do Sistema e, depois, a “Poupança de Energia”. Para além de poder definir o período de tempo a partir do qual o computador e o ecrã entrarão em pausa, terá também algumas opções mais específicas no que concerne à poupança de energia.

Aquilo que, agora, poderá fazer, é obter um maior controlo sobre a bateria e consegue fazê-lo ao selecionar as opções que se encontram imediatamente abaixo. Ao “colocar discos rígidos em pausa sempre que possível” e “escurecer ligeiramente o ecrã ao usar a bateria”, vai perceber que a bateria não se esgota tão rapidamente como até aqui.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp