Publicidade:

Como criar cabazes de Natal originais (com pouco dinheiro)

Quer oferecer algo diferente, mas não encontra cabazes de Natal originais? Solução fácil: crie os seus! Nós temos algumas ideias para ajudar.  

Como criar cabazes de Natal originais (com pouco dinheiro)
Personalize as ofertas

Com o Natal à porta e a lista de presentes ainda a meio da execução, ficam para o fim aqueles a quem nunca sabemos o que oferecer – pessoas de idade, colegas de trabalho, fornecedores da empresa, sogros… que presente escolher para alguém que não conhecemos bem ao ponto de conseguir agradar com apenas um produto?

A solução passa quase sempre pelo mesmo caminho: os cabazes de Natal. Parecendo que não, oferecer conjuntos de diversos produtos é sempre uma aposta mais segura, já que, no meio de tantas coisas, alguma há de agradar de certeza. No entanto, uma breve procura pela oferta que há no mercado leva a uma conclusão rápida e simples: os cabazes ou são caros ou são mais do mesmo, iguais todos os anos. Onde param os cabazes de Natal originais?

A má notícia é que não param em nenhuma loja. Feitos sobretudo a pensar nas empresas, os cabazes de Natal tendem a ser todos muito semelhantes porque não saem dos produtos habituais: o vinho, o azeite e as compotas.

A boa notícia, por outro lado, é que o facto de oferecer um cabaz não o obriga a comprar um conjunto igual a tantos outros, já que muitos estabelecimentos lhe permitem personalizar o cabaz com o que quiser. Nós ainda vamos mais longe: não tem de comprar os produtos todos na mesma loja. O que o impede de vaguear por vários estabelecimentos, escolher um conjunto de produtos e criar cabazes de Natal originais e personalizados? Nada!

A grande vantagem de criar os seus próprios cabazes de Natal originais é que também pode controlar melhor os custos: compra o que quer, ao preço que lhe interessa, e exclui o que considera irrelevante.

Feitas as apresentações às vantagens de ser irreverente e recusar comprar os conjuntos que as lojas querem vender-lhe, é hora de passar à prática: como criar cabazes de Natal originais gastando, claro, o mínimo possível?

Como criar cabazes de Natal originais?


cabazes de Natal originais

O primeiro passo para ter um cabaz de Natal que mais ninguém tem é prestar atenção a quem o recebe e escolher um tema. Tente perceber que interesses a pessoa tem, quer através de conversas, quer – porque não? – através de observação direta. Tem sempre uma pele impecavelmente maquilhada? Foco nos cosméticos. Usa sempre acessórios e roupas feitas artesanalmente? Foco na costura. Publica fotos do jantar no Instagram todos os dias? Foco na culinária.

O importante é que a pessoa sinta que o cabaz foi feito para ela especificamente, que teve dedicação e amizade, e que não foi apenas uma compra de um qualquer conjunto elaborado por uma loja. Faça por incluir produtos específicos, que dificilmente viriam em cabazes generalistas, e dê a entender que tudo o que ali está foi cuidadosamente escolhido.

… E como manter o preço baixinho?

Claro que criar cabazes de Natal originais é uma tarefa gira, mas há que manter os olhos na fatura, porque é muito fácil fazê-la subir sem se aperceber.

Para manter o preço dos cabazes dentro dos limites mínimos há várias estratégias: pode, por exemplo, apostar em ingredientes mais do que em produtos acabados. Porquê oferecer um bolo-rei se pode oferecer o conjunto de ingredientes necessário para confecioná-lo?

Também pode apostar na quantidade de pequenas doses em vez de comprar produtos de doses normais. Por exemplo, comprar várias mini-garrafas de diferentes vinhos do Porto permite-lhe variar na qualidade em vez de esgotar o orçamento numa só embalagem.

Em todo o caso, o preço dos seus cabazes de Natal originais vai sempre estar dependente do tema que escolhe. Procure, por isso, ser criativo e imagine opções onde a oferta é maior (porque isso reduz o preço de cada elemento do cabaz).

5 ideias de cabazes de Natal originais abaixo dos 20 euros


1. Para os amantes do chocolate

É quase difícil encontrar alguém que não goste de chocolate. Com maior ou menor teor de cacau, com ou sem frutos misturados, as possibilidades são infinitas – e não, não vamos sugerir-lhe que compre uma caixinha de cada tipo, que isso é para orçamentos mais largos.

Se quer ser poupadinho e ao mesmo tempo construir cabazes de Natal originais – mesmo de verdade -, compre os ingredientes para fazer bonbons. Para fazer sorrir outra pessoa, só precisa de:

  • Cacau natural em pó;
  • Manteiga de cacau em pepitas;
  • Amêndoas;
  • Nozes;
  • Forma de bonbons;
  • Livro com receitas de bombons.

2. Para os apaixonados por moda

Não há nada melhor para um amante da moda do que ter uma peça única, que mais ninguém tem. Em pleno inverno, então, tudo fica mais fácil, porque basta um gorro ou um cachecol para transformar um look em algo original. Como abrir a porta deste mundo de possibilidades? Com estas chaves:

  • Livro sobre tricot;
  • Agulhas de tricot;
  • Conjunto de novelos de lã.

3. Para os chefs de serviço

Cabazes de Natal originais quando o tema é cozinha? Fácil. Deixamos apenas a sugestão de uma das opções mais baratas: um cabaz com temperos e ervas aromáticas. Difícil será tirar da cozinha o novo Gordon Ramsay que fizer nascer!

Para um cabaz irresistivelmente aromatizado, escolha:

  • Açafrão;
  • Anis;
  • Cardamomo;
  • Caril;
  • Cravo-da-Índia;
  • Gengibre;
  • Mostarda;
  • Noz-moscada;
  • Malagueta.

4. Para as divas do spa

Os amantes dos produtos de cosmética são fáceis de detetar: cheiram sempre muito bem, têm pele de bebé e não há frieiras que lhes apoquentem as mãos no inverno.

Sabemos que os produtos de cosmética podem ser caros, mas não tem de perder a cabeça para compor cabazes de Natal originais que agradem a quem se mima muito. Siga esta lista de compras:

  • Hidratante de mãos;
  • Hidratante de corpo para viagem;
  • Hidratante de pés;
  • Batom de cieiro.

5. Para as mentes inquietas

Todos temos um amigo que não se contenta com qualquer coisa e gosta de ser desafiado na inteligência. Pois para esse amigo também há como criar cabazes de Natal originais com produtos que vão entretê-los durante umas horas.

Como? Criando um conjunto de desafios e charadas daqueles que puxam mesmo pela cabeça. Para deixar os amigos zonzos, só precisa de:

  • Um cubo de Rubik;
  • Cubo de Rubik terceira ordem;
  • Quebra cabeças de madeira (esferas interligadas);
  • Quebra cabeças de madeira (bola presa na jaula);
  • Quebra cabeças de madeira 3D.

Construir cabazes de Natal originais a baixo custo é uma questão de criatividade. Pense na pessoa que vai receber o presente e no que ela gosta, encontre um tema para explorar e procure elementos baratos que o componham. Sobretudo, não tenha medo de oferecer produtos “faça você mesmo”: o desafio também é parte do presente!

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro e não é responsável pelos produtos apresentados. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se quiser sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].