Publicidade:

Cabo de Gata, a jóia da Andaluzia que tem de conhecer

O Cabo de Gata-Níjar é um paraíso "secreto" da Andaluzia que revela uma série de encantos a quem o visita. Saiba o que ver e fazer neste destino de sonho.

Cabo de Gata, a jóia da Andaluzia que tem de conhecer
Um destino para quem ama Natureza

Talvez nunca tenha ouvido falar de Cabo de Gata-Níjar, mas acredite que vale bem a pena ficar a conhecer este destino, situado em Espanha, na Andaluzia. Os seus atrativos são mais que muitos e, por isso, todos os que o visitam acabam por ficar rendidos a esta região belíssima e indicada para famílias, grupos de amigos e até viagens solitárias que visem a reflexão e a auto-descoberta.

Para o ajudar a usufruir ao máximo desta localidade e de tudo o que ela tem para oferecer, reunimos algumas dicas essenciais e informações preciosas sobre os principais pontos de interesse da região. Praias, vilas e atividades desportivas são, apenas, algumas das atrações imperdíveis. Tome nota das restantes e faça deste o seu próximo destino de férias ou de uma escapadinha de fim-de-semana.

Cabo de Gata-Níjar, a pérola da Andaluzia que tem de conhecer


O Parque Cabo de Gata é um somatório de Natureza preservada, praias secretas e um ambiente único. Esta jóia “escondida” fica na costa mediterrânea, relativamente perto de Almeria. É precisamente a partir desta cidade que pode apanhar o autocarro para o Parque e, assim, ficar a conhecer as imediações ou, então, alugar um carro e explorar o local.

No percurso até ao Parque poderá admirar alguns fortes, ruínas antigas e vilas, que tornam este destino num destino ainda mais rico e completo, onde para além dos encantos naturais, não faltam os atrativos históricos. Além disso, há miradouros, rotas off-road e muitas rochas e montanhas para escalar.

Praias

cabo de gata cala san pedro

Playa de Los Muertos: Depois de estacionar o carro, ainda é preciso caminhar cerca de 30 minutos até chegar ao areal. Esta é uma praia lindíssima e bem preservada, com uma pedra enorme dividida ao meio. A areia é composta por várias pedrinhas coloridas e a água é bem transparente, convidando a banhos e a mergulhos.

Cala San Pedro: Esta praia fica entre montanhas e para ir até lá deve seguir de barco ou trekking. Tudo o que se pode dizer é que o esforço é compensador, já que a vista do topo da montanha é incrível. Além disso, esta é uma praia muito peculiar, pois tem uma comunidade ecológica a viver aí, em bungalows e barracas construídos à beira mar. No verão, é possível acampar no areal e fazer algumas atividades como meditação, yoga ou mergulho.

Playa de Ventanicas-el Cantal: Esta é já uma praia mais urbana e movimentada, com uma vila ao redor, assim como restaurantes, bares e clubes. Há, também, passadiços verdejantes e floridos onde caminhar e correr.

Outros locais a visitar

San Jose: Situada no centro do Parque, esta é uma cidade bem pequena, com uma variada oferta de alojamento como pensões, pequenos hotéis e pousadas de luxo. Além dos pescadores que habitam a vila, há muitos turistas na região. Há restaurantes para todos os gostos e bolsos e muitos caminhos para percorrer e vistas fantásticas para admirar. O seu ar é pitoresco fruto das casas brancas decoradas com flores e buganvílias roxas, cafés e mercado de rua.

Carboneras: Esta é uma das maiores vilas do Parque. Aqui, poderá encontrar muitos restaurantes, hotéis e animação. Aproveite este local para fazer compras, divertir-se e até fazer snorkel. Usufrua de todo o movimento e oferta turística que esta localidade disponibiliza.

cabo de gata

Atividades desportivas

Para além de tudo o que já foi descrito, ainda é possível ocupar o tempo neste Parque com atividades desportivas bem variadas. Aqui, é possível praticar ciclismo, corrida, mergulho e, até, caiaque. Além disso, não faltam percursos para fazer trekking e longas caminhadas.

Alojamento

No Parque, existem resorts, pousadas e apartamentos turísticos.

Para estadias mais longas, de 10 ou mais dias, um apartamento/casa poderá ser mais compensador. Contudo, se a estadia for de apenas alguns dias, então os hotéis e as pousadas poderão ser a melhor opção. Há, ainda, parques de campismo e zonas onde pode parar a autocaravana, caso viaje numa.

Veja também: