Márcio Matos
Márcio Matos
27 Jul, 2018 - 02:55
Viajar na Andaluzia: saiba o que visitar no sul de Espanha

Viajar na Andaluzia: saiba o que visitar no sul de Espanha

Márcio Matos

Se não conhece a Andaluzia, descubra connosco o que visitar no sul de Espanha e tenha umas férias cheias de sol, natureza e cultura.

O artigo continua após o anúncio

A Andaluzia tem mais de 87 268 km², ocupando 17% de todo o território espanhol. Se estava a pensar lá ir, mas não sabe bem o que visitar no sul de Espanha, nós deixamos-lhe 8 sugestões de locais de passagem obrigatória, onde vai encontrar um pouco de tudo: natureza, património e um sem número de atrativos. Fique a conhecer o país vizinho de norte a sul, explorando a Andaluzia e identificando o que visitar no sul de Espanha.

O que visitar no sul de Espanha: locais de passagem obrigatória

Vilas de Alpujara

alpurara

Estas vilas muito peculiares, já serviram de cenário a muitas películas como os filmes “Exodus”, de Ridley Scott ou “Indiana Jones e a Grande Cruzada”. A região encontra-se ao lado das montanhas da Serra Nevada, com muito artesanato e comida deliciosa. Este conjunto de vilas está em vias de ser classificado Património Mundial pela UNESCO. Esta era uma das principais regiões de produção de seda, a nível mundial. Esta região é ótima para quem gosta do contacto com a Natureza e de fazer caminhadas. E, para os mais festivos, saiba que há festas locais nas vilas de Alpujarra, durante os meses de verão. A não perder!

Granada

alhambra

Granada é conhecida pela sua cultura e história, que reúne influências das tradições mouras, judaicas, romanas e cristãs. Dos bairros ciganos em Sacramonte aos bairros mouros em Albaicin, as ruas desta cidade são exemplos de interculturalidade. O famoso Palácio de Alhambra e os seus jardins foram declarados Património Mundial da UNESCO e são, seguramente, uma das razões para a região receber milhões de visitantes. Visitar este complexo, permite uma viagem pela história, pela arquitetura e pela riqueza de todo o conjunto. Mas Granada, também é uma cidade de praias. A sua Costa Tropical – linha costeira mediterrânea – estende-se por mais de 19 km. O seu aspeto intocado e rural é fascinante, por isso vá até lá e visite também Almuñecar, de clima subtropical e mar turquesa, acompanhados por um centro animado e com comida bem típica: peixe fresco e fruta tropical.

Córdoba

cordoba

Córdoba é outra das regiões espanholas influenciada pela presença de diversos reinos, ao longo da história. Conhecida pelo seu colorido Festival dos Pátios e pela “guerra das flores” que acontece na primavera, Córdoba tem vários atrativos. A Mesquita de Córdoba é Património Mundial classificado pela UNESCO e trata-se de uma construção impressionante, que começou em 786 e demorou cerca de 200 anos a ficar completa. Percorra a cidade e visite outros de arquitetura simbólica, como a Juderia, ou a antiga ponte romana.

Málaga

malaga

A cidade costeira de Málaga é muito popular durante a época balnear, não só pelas suas praias e vida noturna, como também pelo velho quarteirão. A cidade tem uma fortaleza – Alcazaba – e um anfiteatro romano, ambos dignos de visita. Passeie pelas colinas e deslumbre-se com as magníficas vistas sobre a linha costeira e o porto. No centro, encontrará muitos vendedores de flores, que terão sobretudo jasmin, ou biznagas, como são conhecidas localmente. Vá também até à Calle Larios, a principal rua comercial de Málaga, ou ao bar Pimpi, um ícone da cidade. Na província de Málaga, fica o Caminito del Rey, uma zona de trilhos, onde se caminha a vários metros de altura, percorrendo enormes desfiladeiros, mas de onde se conseguem as melhores vistas.

Ronda

ronda

Ronda fica no interior da província de Málaga e está dividida em duas por um desfiladeiro: de um lado a cidade antiga, do outro a zona nova, mais comercial. A área campestre e as vistas da ponte permitem vistas magníficas. Esta ponte – Puente Nuevo – terá inspirado Ernest Hemingway na sua obra “Por Quem os Sinos Dobram”. A Plaza de Toros de Ronda tem, ainda, um museu sobre as diferentes tradições espanholas.

Sevilha

sevilha

Sevilha é conhecida pelas suas procissões pascais e pela tradicional Feria de Abril. Porém, qualquer altura é boa para visitar esta cidade, cheia de monumentos que valem a pena conhecer como a Catedral de Sevilha com a sua famosa Giralda; Alcázar ou o Arquivo Geral das Índias. Os três edifícios estão classificados pela UNESCO. A Plaza de España, o Parque Maria Luisa e o bairro de Triana são também de grande interesse. Vá ainda a um dos Pueblos Blancos, belíssimas vilas brancas que ficam no topo das colinas da província. Aí, sentirá um verdadeiro ambiente mediterrâneo, enquanto passeia pelas ruas estreitas.

Cádis

cadiz

Esta cidade continua a ser uma das principais áreas portuárias de Espanha e uma das mais antigas, também conhecida como Tacita de Plata. Os seus habitantes são super amistosos e hospitaleiros. Passe pelo Bairro de La Palma para provar algumas tapas, passeie ao longo das muralhas, à beira-mar e veja o castelo de San Esteban. Cádis é também famosa pelas suas praias, como a Costa de la Luz, destino particularmente popular. Aí situa-se  Tarifa, uma cidade balnear localizada no ponto onde o Oceano Atlântico toca o Mar Mediterrâneo. As suas praias são ótimos locais para fazer desporto aquático, como o paddle, surf e kitesurfing.

O artigo continua após o anúncio

Jerez de la Frontera

jerez de la frontera

Quem vai a Jerez, tem de ir a uma das suas várias bodegas, famosas pelas provas de vinho. Faça uma visita a uma dessas caves e fique a saber mais sobre o processo de produção de vinho de qualidade e do xerez. O vinho também está muito presente na culinária local. Os seus pratos de peixe, por exemplo, são marinados em xerez e, por isso, têm um sabor muito próprio. Os salteados de anchovas com camarões, salsa e xerez, são igualmente um prato típico da região.  A preservação das caraterísticas ancestrais do cavalo da Andaluzia é visível nas montadas a cavalo. Na Escola Andaluza Real das Artes Equestres, pode visitar as instalações e assistir a espetáculos como as danças dos cavalos ou o ballet equestre, abrilhantado pelas vestimentas clássicas.

Se achava que já não tinha nada de novo para descobrir nas terras de nuetros hermanos, talvez estas sugestões sobre o que visitar no sul de Espanha tenham mudado a sua perspetiva. A Andaluzia é uma região muito rica em atrações turísticas e, por essa razão, um excelente destino de férias. Não esqueça o que visitar no sul de Espanha e passe a conhecer a Andaluzia como a palma da sua mão.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp